Chá de mulungú, analgésico e sedativo natural!

mulungu
Árvore de mulungu (Foto: Reprodução)

Já ouviu falar do mulungu? Essa árvore com um nome bem peculiar aparece no Brasil, Bolívia e Peru e aqui ela recebe outros nomes também: amansa-senhor, bico-de-papagaio, canivete, corticeira, etc. Dentre seus benefícios, podemos citar:

  • Atua como analgésica, ou seja, ajuda no combate a dores
  • Diurético
  • Hipotensivo (abaixa a pressão)
  • Antitussígeno (auxilia no combate à tosse)
  • Expectorante (ajuda a eliminar excesso de muco no pulmão)
  • Antiasmático (ajuda no combate à asma)
  • Narcótico (ajuda a adormecer e diminuir a sensibilidade, ou seja, anestesiar)
  • Tranquilizante
  • Sedativo (induz o sono)
  • Anti-inflamatório
  • Bactericida

Por conta dessas propriedades, seus principais usos são:

  • Inquietação
  • Asma
  • Bronquite asmática
  • Neurose
  • Insônia
  • Palpitação
  • Tosse
  • Dor reumática
  • Dores musculares
  • Depressão (em que os sintomas são inquietação, irritabilidade)
  • Excessos e contraindicações: mulheres grávidas ou em período de amamentação não devem tomar esse chá. Pessoas com problema de pressão baixa ou que tomam remédio para pressão devem ter cuidado, é importante consultar um médico antes de tomar. A ingestão diária não deve ultrapassar 3 xícaras de chá. O uso excessivo do mulungu pode causar depressão, paralisia muscular. Quem opera máquinas ou vai dirigir não deve tomar mulungu, pois a sonolência e sedação pode provocar acidentes.

Conheci o mulungú através da minha irmã e quis usá-lo justamente por ter muitas dificuldades para dormir e por ser uma pessoa com a mente extremamente inquieta. No entanto, por eu ter pressão baixa, eu consigo tomar no máximo uma xícara de chá (mais que isso passo mal), e a quantidade usada é pouca, um pequeno punhado (pego com o dedo indicador e polegar). O modo de fazer é muito fácil, como qualquer chá: aqueça a água até quase ferver (quando está “dando de querer” sair bolhas), desligue o fogo, coloque a erva, tampe e deixe lá por 2 – 5 minutos. Coe e beba, sem adoçar.

O efeito do mulungú varia de pessoa para pessoa. Em alguns pode induzir o sono de maneira bastante eficaz, em outros de maneira menos eficaz, mas o mais importante é que ele facilita que peguemos no sono. O gosto não é forte, caso queiram saber, eu acho diferente, mas nada intragável.

Vale lembrar que ele não deve ser tomado por mais que três dias seguidos (eu não sei exatamente o motivo, mas eu li isso em algum lugar), então é bacana você alterná-lo com o chá de camomila. Se você tem dificuldades para dormir, acho que não custa nada tentar!

Referências: Planta Med

 

25 comentários sobre “Chá de mulungú, analgésico e sedativo natural!

  1. Nossa, eu descobri que eu tenho essa árvore em casa e não sabia rsrsrs. Mas ela é nova, está crescendo. Eu faço chá da raiz, de que parte será? vou consultar… pode dar pra cachorro? eu tenho um que precisa muuuito ahahaha

    1. deise, eu tenho quase certeza que não deve ser dado pra cachorro. eu acho que a parte usada é o tronco, mas creio que tenha um processo pra fazer tudo certinho pra evita contaminação, é bom dar uma pesquisada antes

  2. Legal!vou procurar!Td q fala de ajudar a dormir eu quero experimentar!rsrs
    Qual o horário mais indicado pra se tomar?

    1. Rosana, o chá de camomila, se não for muito concentrado, é adequado pra crianças, mas pergunte isso ao seu pediatra. beijos

  3. Nyle querida,
    Há muitos anos fiz um curso de fitoterapia na USP com o Professor Sylvio Panniza.
    Lembro-me que na época ele comentou que o mulungu era muito tóxico, assim como o chá de folha de abacateiro( tóxico para os rins) e o de folhas de maracujá.
    Para tirar dúvidas, tem um laboratório com o nome dele que sempre entro em contato. Eles são gentis e nos informam. Vale conferir.
    abraço, Ana.

      1. Tenho 64 anos e sofro de insônia, somente 10 minutos durmo e já acordo.Tomo remédio para pressão alta, o médico receitou Zadisten, eu durmo, mas tenho medo pois se não tomo não durmo. Sofro de bruxismo, sou nervosa e preocupada, quero saber se uma xícara do chá de mulungu antes de dormir para mim tem alguma contra indicação e qual a quantidade correta para 1 xícara de água.

      2. Eu não saberia te informar a contra indicação, mas eu creio que não tenha, mas mesmo assim é preciso que você converse com seu médico. Então, pra uma xícara de água eu uso um punhado bem pequeno, uma “sujeirinha” só. Pego com a pontinha do dedo indicador e o dedão, só que é só um pouco, bem pouco, se não fica bem forte. beijos

  4. I’d must check with you here. Which isn’t one thing I normally do! I enjoy reading a put up that can make individuals think. Additionally, thanks for permitting me to comment!

  5. Realmente o função do mulungu é eficaz, tanto para sono como para: tosse, fica tranquila, sem ansiedade e entre outros…muito bom!

  6. Gosto de tomar uma cervejinha. Gostaria de saber se tem algum risco eu tomar cerveja e tomar o chá de mulungu?
    Obrigada. Iracema.

    1. Oi, querida. Então, se for no mesmo dia em horários diferentes, não acredito que tenha problema. Mas vale ficar de olho e de repente dar uma perguntada pro seu médico. Bjs!

  7. o chá é muito bom mesmo eu comecei a usar nao dormia a noite hoje dormo bem graças a
    Deus e também melhorei muito com as tosses que tinha agora estou dando para minha sogra espero em Deus que tenha um efeito mais forte porque ela ta me deixando louca

    1. Não conheço nenhuma contra-indicação não, Juanete, mas dá uma perguntada pro médico só pra confirmar 😉

  8. Boa noite, achei o nome deste chá em uma reportagem que fala do uso dele para criança com deficit de atenção. sera que é bom mesmo…..

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s