Sattin Matte Foundation cor Neutral 2 (Birch) da Alima Pure (Satin Matte Foundation in Neutral 2)

100_2655

Eu atrasei um pouco para fazer essa resenha porque base é um negócio que é preciso testar bastante antes de dar um parecer, mas cá estou eu. Segundo a descrição da marca Alima Pure, a Satin Matte Foundation é hipoalergênica e você sente como se não houvesse nada no rosto. Uniformiza o tom da pele, reduz aparência de linhas finas e poros.

Bom, devo confessar que eu não botava muita fé em base mineral, achava que seria um troço esquisito, sem cobertura e que pela textura em pó ficaria saindo na minha mão. Felizmente, superei minhas expectativas com essa base e vi que não é bem assim: esse produto tem uma textura ultrafina (sai com facilidade dos buraquinhos), que adere muito bem à pele, não fica transferindo e não deixa aspecto de “enchi minha cara de pó compacto”. O acabamento é um meio termo entre o natural e o mate, não deixa o rosto brilhando, mas também não me deixou com a cara totalmente opaca, parecendo um filtro de barro.

100_2658

100_2666

O que eu achei bacana nessa base é que apesar de ser em pó ela não é completamente seca, mas vale destacar que por conta da textura e acabamento, notei que ele tende a marcar um pouco qualquer casquinha e descamação que tiver no rosto. Ela não fica completamente transparente na pele, olhando de perto consigo notá-la nos cantinhos do nariz, mas de longe parece que não tem nada no rosto, é bem natural (e bem confortável de usar, diga-se).

Usando meu pincel flap top da Everyday Minerals (que tende a aumentar a cobertura das bases por ser bem denso e firme), seco, consigo uma cobertura leve, aplicando uma camada. Isso dá uma leve uniformizada no tom da pele, minimiza sutilmente a vermelhidão de espinhas/do rosto, mas nada relevante. Novamente, com o pincel seco e aplicando outra camada, minimiza um pouco mais pequenas manchinhas, vermelhidões, mas ainda sim a cobertura é leve. Nas olheiras eu aplico com um pincel menor, um do kit para olhos da Eco Tools (o de corte na diagonal), e com duas camadinhas (pincel seco) é possível minimizar os arroxeados/amarronzados, mas nada expressivo, dá para notar as malditas ali ainda.

100_2660

Agora, aplicando uma camada com o pincel seco e outra camada, por cima, com o pincel umedecido, dá para aumentar um pouco a cobertura, que passa de leve para leve a média. Dependendo da manchinha dá para ficar quase imperceptível, a vermelhidão ao redor da boca e o nariz desaparece, mas espinhas e manchas mais relevantes ainda ficam visíveis, embora menos evidentes.

Eu não consegui fazer swatch no meu braço porque a base é em pó e exatamente da minha cor (a máquina não focava de jeito nenhum), mas fiz umas fotos do meu rosto com base e sem base. Minha sobrancelha estava meio uó e meu rosto ainda está com algumas manchinhas e espinhas, mas acho que dá para ver na prática a cobertura da base. Vejam:

alima5
Da esquerda para a direita: primeira foto de cara limpa, segunda foto com uma camada de base com pincel seco e terceira foto com 2 camadas (1 camada de base com pincel seco + 1 camada de base com pincel úmido, aplicando com batidinhas). Clique na imagem para ampliá-la

Quanto à redução de poros e linhas finas, não notei que ela esconde de forma tão expressiva, mas também não evidencia esses dois problemas (não em mim). Ela não promete nada em relação a isso, mas nunca é demais falar: em mim, que tenho pele mista, noto sinais de oleosidade na minha pele cerca de 2 horas depois de aplicá-la (e depois de umas 4 horas já vejo a base acumulando no cantinho do nariz, junto à oleosidade), lembrando que antes eu já deixo ela limpa, tonificada e hidratada para receber a base.

Mesmo assim, ela não acentuou a minha oleosidade, achei que ela deu uma segurada, mas nada milagroso. Quanto à durabilidade, achei que ela não sai fácil e a fixação é boa, umas 5 horas em mim, depois disso vai perdendo cobertura. Ah, e também não notei aparecimento de cravos e espinhas por conta do produto, é uma base bem leve, relativamente fácil de tirar e que deixa o rosto “respirando”.

Voltando a falar da cor, a que eu escolhi, a Neutral 2, ficou perfeita em mim. Para quem quiser ter uma referência, abaixo estão as cores de outras bases que eu já usei:

  • Cor NC 15 da MAC (base Studio Fix Fluid) – fica ligeiramente mais escura que meu tom e bem mais amarelada que o meu subtom.
  • Cor Buff da base ColorStay Oily/Combination da Revlon (exatamente do meu tom e subtom de pele),
  • Cor Bege Nude da Base Líquida Alta Definição Make B. do O Boticário (fica 1 tom mais escura que minha pele e bem mais rosada que o meu subtom)
  • Cor Porcelain Ivory da base Dream Mousse da Maybelline (exatamente do meu tom, puxando sutilmente para o rosado, mas nada relevante)
  • Cor Porcelain Ivory da base Dream Liquid Mousse da Maybelline (meio tom mais escura que minha pele e um pouco mais rosada que meu subtom)
  • Cor 10 da base Extra Leve FPS 8 Natura Aquarela (exatamente do meu tom e subtom)

Obs.: tom de pele é se sua pele é clara, bem clara, morena, negra, etc. Subtom é se a pele tende para o amarelo, para o rosado, ou se é neutra, ou seja, não tende para nenhum dos dois (ou se tende, é quase imperceptível).

A única coisa que me incomodou foi a embalagem, que ao contrário do blush da mesma marca, não vem com nenhum compartimento de proteção. Por conta disso, se você ficar virando muito o produto, ao abrir a tampa pode fazer muita bagunça (caso tenha vazado pó para a tampa, pelo buraquinho). A cobertura baixa não me incomodou, sinceramente, eu nem estava esperando nada diferente disso… Queria algo leve para usar no dia a dia mesmo.

De um modo geral, se você tem pele normal a oleosa, quer uma base com ingredientes puros, para o dia a dia, que não obstrua os poros, que deixe a pele respirar, que não dê alergias e ao mesmo tempo também não faz questão de muita cobertura, acho que pode ser uma boa opção. Se você tem pele seca, acho melhor optar por uma base líquida, e nesse sentido a base da Alva (vende na Flor de Magnólia e na loja online da Alva) ou a base Soft Focus Foundation da Vapour Organic Beauty (que vende na Iam Natural Store) são opções mais bacanas, são bem naturais, com acabamento natural e hidratantes (pelo que eu já ouvi falar de quem usou).

Você pode encontrar a base Satin Matte Foundation na Iam Natural Store, onde comprei a minha.

6 comentários sobre “Sattin Matte Foundation cor Neutral 2 (Birch) da Alima Pure (Satin Matte Foundation in Neutral 2)

  1. Nyle, uma vez lembro de ter lido q vc nao gostava de sair sem maquiagem, sentia-se insegura. Fico feliz de ver que vc postou, numa boa, uma foto sem maquiagem! (: parabéns! Por um mundo onde maquiagem seja opção e nao escravidão…! Beijos! (ah, e gostei da resenha tbm ok? Sao meus posts favoritos aqui!)

    1. eu continuo não gostando muito, confesso, mas postar foto de base sem tirar foto do carão fica difícil né? já evolui muito, hoje em dia consigo sair só com uma coisinha pra tampar a olheira e só!

    1. Sim, ele é bem levinho, dá pra ocnseguir um pouco mais de cobertura com o pincel úmido mas mesmo assim pra algumas pessoas não é o suficiente :/ beijos

  2. Parabéns pelo seu blog Nyle! Conheci-o há pouco e me identifiquei muito! Passei a receber seus posts por e-mail e estes têm me ajudado e mudado (pra melhor!). Você é muito sensata, respeitosa e inteligente.
    Quanto à base do post, me interessei bastante. Reparei que ela possui Óxido de Zinco e Dióxido de Titânio, então provavelmente ela deve funcionar como um protetor solar físico… Consta algo a respeito na embalagem? Se sim, especifica o fator de proteção?
    Desde já agradeço e desejo que seu blog prospere cada vez mais!
    Abraços, Graciele.

    1. Grá, não consta, mas eu sempre fiquei me perguntando isso. Acho que pode funcionar sim! Não fala nada na embalagem, mas acho que vale a pena perguntar no SAC pra confirmar. beijoss

Comente!

