Leite vegetal: faça o seu!

leite-de-arroz

Muitos nutricionistas, dentre eles o Dr. George Guimarães e Dr. Lair Ribeiro, defendem uma dieta livre de leite. Ao contrário do que muitos pensam, o leite não é a melhor fonte de cálcio e tampouco é imprescindível para a dieta de seres humanos após o período de lactação. Aqui você pode ver o post completo sobre isso.

No entanto, abolir o leite da dieta não é fácil para a maioria das pessoas (inclusive para mim) – mas reduzir o seu consumo ao máximo é totalmente possível. Nesse sentido, receitinhas caseiras de leites vegetais são bastante úteis, principalmente porque os principais leites de soja comercializados no mercado ou são de marcas que fazem testes em animais (o Ades da Unilever, por exemplo), ou são de grandes empresas de laticínios (Batavo, por exemplo). Ao comprá-los você está favorecendo indiretamente a exploração e a experimentação animal (caso você seja contra isso), o que não é muito bacana.

Por outro lado, mesmo que você não esteja muito interessado na causa animal, os leites vegetais são interessantes para quem tem intolerância a lactose ou almeja uma dieta mais saudável. Claro que ter que fazer o seu próprio leite vegetal é um pouco trabalhoso e não é tão rápido, mas levando em conta o tempo que nós ficamos na frente do computador ou da televisão fazendo absolutamente nada, dizer “não tenho tempo” é o uma das frases mais hipócritas do século XXI!

Receita de leite de aveia

  • Ingredientes: 1 copo de 200 ml cheio de aveia em flocos 100% pura; 600 ml de água filtrada; Stevine a gosto para adoçar (adoçante 100% natural, não faz mal à saúde e não tem calorias).
  • Rendimento: cerca de 700 ml (por aí)
  • Modo de preparo: coloque a aveia em uma peneira e lave com água corrente. Em um recipiente, coloque a aveia e despeje um pouco de água filtrada, até cobri-la. Deixe de molho por cerca de 8 – 12 horas. Coloque essa aveia no liquidificador, acrescente a água e bata bastante, até ficar bem homogêneo. Coe primeiro esse leite em uma peneira não tão fina (para agilizar o processo) para depois coar cerca de 3 vezes em uma peneira fininha, ou um pano de prato limpo e destinado só para isso. Mantenha na geladeira em uma jarra (de vidro, de preferência) tampada, por no máximo 4 dias.
  • Dicas: se você quer um leite mais consistente, use menos água ou não coe com peneiras “ultrafinas”, pois essas deixam o leite com menos resíduos de aveia e mais ralinho. Se você tem dificuldades para ir ao banheiro, coe menos vezes, de modo que fique um pouco de resíduo de aveia nesse leite – isso auxilia quem tem intestino preso. Antes de usar o leite, agite o recipiente.

Receita de leite de amêndoas

  • Ingredientes: 1 1/2 xícara ou 220 gramas de amêndoas cruas (sem sal, não torradas); 4 xícaras ou 940 ml de água filtrada ou mineral sem gás, além de água para deixar  de molho e Stevine a gosto para adoçar
  • Modo de preparo: em um peneira, lave as amêndoas em água corrente. Em seguida, deixe-as imersas em água de 8 a 12 horas. No liquidificador, bata as amêndoas com as 4 xícaras de água (e o extrato de baunilha, se quiser), até ficar bem homogêneo. Coe primeiro esse leite em uma peneira não tão fina (para agilizar o processo) para depois coar cerca de 3 vezes em uma peneira fininha, ou um pano de prato limpo e destinado só para isso. Mantenha na geladeira em uma jarra (de vidro, de preferência) tampada, por no máximo 4 dias.
  • Dicas: se você quer um leite mais consistente, use menos água ou não coe com peneiras “ultrafinas”, pois essas deixam o leite com menos resíduos de aveia e mais ralinho. Se você tem dificuldades para ir ao banheiro, coe menos vezes, de modo que fique um pouco de resíduo de aveia nesse leite – isso auxilia quem tem intestino preso. Antes de usar o leite, agite o recipiente.

Existem inúmeras receitas de leites vegetais, que você pode conferir aqui. Dentre os leites vegetais, os mais nutritivos são o de aveia, linhaça, amêndoas, quinoa e nozes. Os mais saborosos, na minha opinião, são os de amêndoas e nozes. Confesso que o leite de soja caseiro eu já tentei gostar, mas não acho um dos mais nutritivos e o gosto não me apetece – por enquanto fico com os primeiros que citei, os mais nutritivos, principalmente o de amêndoas.

Se você não tem paciência para fazer leite vegetal, mas mesmo assim quer um leite vegano, a Olvebra, a Jasmine, a Native e a Mãe Terra tem bons produtos a te oferecer. Mandei um email a essas marcas e encontre o ponto de venda mais próximo de você!

Obs.: os leites caseiros, apesar de serem bem naturais, não são alimentos de valor calórico reduzido. Devem ser consumidos junto a uma dieta balanceada e a prática de atividade física, pois do contrário podem contribuir para o sobrepeso.

12 comentários sobre “Leite vegetal: faça o seu!

  1. Olhe, eu já fiz vários tipos de leites vegetais, mas o mais incrível é o de avelã! hum… quentinho com cacau é bom, viu?
    Meu marido gosta do leite de amendoim, é muito bom também!

    1. Eu fiz essa semana de avelã com amêndoas e ficou simplesmente maravilhoso! Coloquei um copo das ‘castanhas’ e um copo de água em uma tigela e deixei de molho na geladeira durante a noite. Na manhã seguinte eu lavei bem com água, coloquei no liquidificador as castanhas e acrescentei água, bati, coei, devolvi a polpa ao liquidificador, acrescentei mais água e fui repetindo o processo. Dessa forma rendeu bastante (+ – 1 Litro) e ficou bem cremoso! Até sobrou e eu acabei congelando em uma forma de gelo. O cheiro é muito bom, e o gosto também! Eu fazia de aveia mas prefiro muito esse. O problema é só o preço, né…

      1. ainda congelei a polpa em ‘bolinhas’ pra usar em massas de pães, bolos e biscoitos depois.

  2. Acho que o leite é o mais difícil de se evitar, fico pilhada quando quero comprar alguma coisa e descubro que tem o maldito soro de leite na composição, já encontrei até em doce de banana. Tenho usado leite de côco para receitas, vou experimentar fazer algum desses, deve ser bem mais nutritivo.

  3. Oi Nyle, eu faço de amêndoas nunca usei aveia irei experimentar. Eu não coloco adoçante pois aqui não encontrei este….vou mudando a alimentação aos poucos. (minha mãe e irmã são veganas). Abraços.

  4. Adorei o post. Estou querendo parar d tomar leite pela causa animal.De fato, achei o preparo bem trabalhoso e sou meio preguiçosa, mas irei experimentar.

  5. Não sou vegetariana, mas tenho de admitir que estou achando tudo muito exagerado. Tenho colegas que no café da manhã necessitam de carne (presunto para mim é carne). Qq lugar que vc vá as pessoas te convidam para a festa assim: vai lá que a gente mata um porco ou galinha ou gado! Convite mais sombrio!

Comente!

