Como ajudar a prevenir a acne e outras dicas

Ontem falei um pouco sobre o que é a acne e como ela se manifesta. Hoje falarei mais detalhadamente sobre outros aspectos importantes, dentre eles: como é possível ajudar a evitá-la, fatores “inesperados” que podem desencadear a doença, etc. Confere:

Alimentação desregrada: uma vilã para a acne?

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Dietas desregradas podem contribuir ativamente para piorar ou desencadear a acne

Embora haja uma polêmica muito grande acerca desse aspecto, muitos defendem que a alimentação pode influenciar positivamente ou negativamente na acne. Alimentos gordurosos (chocolates, frituras, alguns tipos de carne, fast food), por exemplo, podem levar certas pessoas a uma piora na oleosidade da pele (e consequentemente uma piora na acne).

Segundo uma pesquisa publicada na revista Skin Therapy Letter em 2010, o consumo de leite e derivados e alimentos de alto índice glicêmico (ou seja, muito carboidrato, lembrando que ‘açúcar’ também é carboidrato) poderiam levar a uma piora no quadro da acne, por basicamente influir em alterações hormonais e processos inflamatórios. Uma pesquisa na Alemanha também associou o consumo de carne à acne.

Carência de vitaminas e sua relação com a acne

Se você pensa que por não comer carne ou não ingerir nenhum alimento de origem animal os vegetarianos e veganos estão imunes ao problema da acne, está enganado! Quando conduzida de maneira incorreta, a dieta vegana, vegetariana e até a onívora (alimentação que leva alimentos de origem animal, – como carnes, ovos e leite -, e também vegetais) pode sofrer com carência de vitamina A, vitamina C, zinco, manganês, vitaminas do complexo de B e alguns ácidos graxos, como ômega 3, 6 e 9. E o que isso tem a ver com a acne? Tem tudo a ver. Veja só:

Vitamina C

  • Alguns dos benefícios: ajuda na reparação dos tecidos da pele (importantíssimo na cura da acne), fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções (um dos fatores que agrava a acne), além de ter ação anti-inflamatória.
  • Fontes de vitamina C: alimentos como acerola, caju, kiwi, laranja, limão, abacaxi, morango, batata, tomate, por exemplo.
  • Consulte suas necessidades diárias de vitamina C

Vitamina A

  • Alguns dos benefícios: nas dietas veganas e até vegetarianas a vitamina A propriamente dita é escassa (pois suas principais fontes são animais), mas por outro lado o betacaroteno, pigmento presente em muitos vegetais de cor alaranjada/amarelada, pode transformar-se em vitamina A no organismo, suprindo as necessidades. A vitamina A é uma das vitaminas mais importantes no tratamento e prevenção da acne, pois ajuda a regular a produção de sebo, a regenerar os tecidos e fortalece o sistema imunológico, combatendo as bactérias.
  • Fontes de vitamina A e betacaroteno: as principais fontes de betacaroteno são a cenoura, mamão, abóbora, pimentão, manga. A vitamina A está presente em manteiga, gema de ovo, ostras, cavala (peixe).
  • Consulte suas necessidades diárias de vitamina A 

Vitaminas do complexo B

  • Alguns dos benefícios: vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 , B6, B9 e B12) têm funções inúmeras, que vão desde manutenção das células sanguíneas e sistema hormonal até saúde da pele, cabelos e equilíbrio emocional – visto que carência de vitaminas do complexo B pode resultar em depressão, dentre outros distúrbios. Destacadamente, as vitaminas B2 (riboflavina), B3 (niacina) e B5 (ácido pantotênico) atuam de forma indispensável para manter a saúde da pele (embora outras vitaminas do complexo também ajudem). De um modo geral, a carência de vitaminas do complexo B, somado a outros fatores, contribui para o surgimento da acne, já que a integridade da pele fica prejudicada. 

Fontes de vitamina do complexo B

  • vitamina B1: levedo de cerveja, cacau, amendoim, amêndoa, aveia
  • vitamina B2: levedo de cerveja, amêndoas, soja, ovo cozido
  • vitamina B3: amendoim (consuma na forma natural, sem sal, corantes e outros aditivos), arroz integral, carne de aves
  • vitamina B5: a principal fonte é fígado bovino, mas pode ser encontrada em gérmen de trigo, amendoim e farinha de aveia
  • vitamina B6: a principal fonte é fígado bovino, mas pode ser encontrada no gérmen de trigo, banana, abacate, batata cozida, castanha, amêndoas;
  • vitamina B12: as principais fontes são fígado, ostra, marisco, leite e ovo. Dieta veganas exigem, necessariamente, de suplementação de vitamina B12. Consulte um nutricionista.
  • Consulte suas necessidades diárias de vit. B1, vit. B3, vit. B5, vit. B6, vit.B12 

Ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9)

  • Alguns dos benefícios: a deficiência de ácidos graxos pode agravar o quadro de acne. Essas substâncias são responsáveis pela sua saúde cognitiva, psicológica, hormonal (algo que influi na acne) e também por ter ação anti-inflamatória.
  • Fontes de ácidos graxos: o ômega 3 pode ser obtido através da semente/óleo de linhaça, couve-de-bruxelas, semente de chia, algas marinhas, brócolis, azeite de oliva extra-virgem (sem aquecimento), nozes e também peixes (sardinha, arenque, atum, salmão); o ômega 6 pode ser obtido através das oleaginosas (nozes, amendoim, amêndoa, castanhas), óleo de girassol, canola e milho (de preferência sem aquecimento); o ômega 9 pode ser obtido do abacate, azeite extra-virgem, oleaginosas.
  • A recomendação diária média de ômega-3 é de 1,6 g para homens e 1.1 g para mulheres, de

    ômega-6 é de 17 g para homens e 12 g para mulheres, para pessoas adultas e saudáveis; sobre o ômega 9, ainda não há um consenso entre os especialistas.

Zinco e manganês

Apesar de serem micronutrientes, ou seja, são necessários em poucas quantidades no nosso organismo, esses minerais são imprescindíveis. Eles ajudam no combate à acne porque têm ação cicatrizante e anti-inflamatória.

  • Fontes de zinco e manganês: alimentos como frutos do mar, cereais integrais e nozes
  • Consulte suas necessidades diárias de zinco e manganês

É importante lembrar que se consultar com um nutricionista é imprescindível, pois ele montará um cardápio adequado para você, de acordo com as suas necessidades, seja você onívoro, vegetariano ou vegano.

A acne pode vir de onde você menos espera!

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Sem a limpeza adequada, pinceis de maquiagem podem agravar a acne!

Alguns aspectos são comumente esquecidos quando o assunto é causas para a acne, mas devem ser levados em consideração porque em certos casos contribuir para o surgimento do problema ou agravá-lo. Veja só:

  • Pinceis de maquiagem sem limpeza adequada: pinceis de maquiagem quando estão sujos são um antro de bactérias, e essas bactérias podem contribuir para infeccionar a acne. O ideal é lavar os pinceis a cada 15 dias (ou a cada uso, caso você seja maquiador(a))
  • Roupas de cama (lençois, edredons, fronhas, etc) e toalhas: roupas de cama e toalhas tendem a acumular células mortas (assim como os pinceis de maquiagem) e favorecer a proliferação de bactérias (que podem agravar a acne), por isso é importante trocar roupas de cama uma vez por semana e toalhas até no máximo 2 dias. No caso de quem tem cabelos oleosos, é importante ficar atento em trocar a fronha do travesseiro com certa frequência.
  • Protetor solar: o protetor solar é feito para resistir a água, todo mundo sabe. E exatamente por isso, quando ele não é retirado adequadamente, ele pode acumular na pele e obstruir os poros, causando acne. Aqui falei um pouco sobre isso.
  • Dormir de maquiagem: está aí uma das piores coisas que você pode fazer para a sua pele… Além de poder ocasionar acne, acentua o envelhecimento. Falei disso aqui.
  • Cabelos e mão no rosto: nossas mãos estão frequentemente em contato com muitas bactérias e algumas pessoas têm o hábito de passá-las no rosto a todo momento, o que pode agravar a acne. Quem tem cabelos oleosos, mistos (oleoso na raiz e seco nas pontas) e ou usa franja também pode piorar a situação: tente ao máximo retirar os cabelos do rosto.
  • Água quente: no inverno é comum nós tomarmos banhos escaldantes, mas infelizmente a água quente contribui para aumentar a oleosidade da pele, além de ressecá-la. Quando peles oleosas e mistas sofrem muito ressecamento tendem a ter efeito rebote, que é a produção exagerada de óleo como forma de “defesa” da sua pele.

Embora esse post tenha caráter informativo, se você sofre com acne não hesite em procurar um dermatologista! A limpeza adequada da pele, boa alimentação, equilíbrio emocional e cautela em situações cotidianas que possam agravar a acne é importante e em muitos casos resolve o problema, mas em outros a acne é severa, exigindo um cuidado especial!

Algumas fontes e referências: Vyaestelar; GNT; Lookaholic; G1

 

4 comentários sobre “Como ajudar a prevenir a acne e outras dicas

  1. adorei o post! através dele descobri coisas que jamais imaginaria que causava a acne.
    me ajudou bastante, uma vez que tenho esse probleminha com acne tb.
    minha querida, gostaria muito, se possível, que tirace uma dúvida minha com relação ao condicionador de cabelos. quando hidrato os mesmos após enxagüar é preciso usar o condicionador para selar as cutículas? bjs minha linda! aguardo resposta ok!

    1. maria, eu não uso condicionador depois, acho desnecessário, mas se voce quiser usar e nao pesar seu fio, nao faz mal. beijoss

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