Afinal, o que é a acne e quais são as principais causas?

acn

A acne é uma doença de pele que se manifesta por meio de cistos (“caroços”) ou pústulas e que afeta muitas pessoas em algum estágio da vida. Na maioria das vezes, a adolescência é a idade mais comum para o seu surgimento, por conta das alterações hormonais, mas não é raro quando a acne persiste na vida adulta.

Só quem tem ou já teve acne sabe que é um enorme transtorno, tanto para a autoestima quanto para o bolso: embora valha a pena, o tratamento nem sempre sai barato. Consultar um dermatologista é imprescindível (não o Dr. Google!), mas paralelo a isso é importante se informar para entender os mecanismos da doença e saber os cuidados necessários para evitá-la.

Simplificadamente, como se forma a acne?

infografia_acne

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, ela se dá por meio do aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas (cuja função é lubrificar e proteger a superfície da pele), que em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstrui os poros da pele.

Quando essa secreção oleosa não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumula, ocorre a formação de comedões abertos (cravos pretos) que oxidam e escurecem em contato com o ar, ou comedões fechados (cravos brancos). O acúmulo, por sua vez, favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.

Quais são as causas mais comuns?

É sabido que o aumento na produção de óleo pelas glândulas ou o excesso de óleo na superfície da pele pode ocasionar a acne, porém não há um consenso sobre a causa disso, principalmente porque depende de cada caso. No entanto, é possível apontar alguns fatores mais comuns:

  • Alternações hormonais: na adolescência, alterações no hormônio testosterona (presente em homens e mulheres, mas de forma relevante nos primeiros) pode ser responsável pelo surgimento da acne. Isso porque, em doses anormais, ele pode levar à produção excessiva de óleo pela pele, desencadeando o problema. Durante a TPM, a progesterona pode atuar de forma a aumentar a oleosidade da pele. E outro hormônio que em doses anormais tem a mesma consequências é o cortisol  – produzido de forma anormal em situações de grande estresse.
  • Cosméticos: alguns cosméticos podem conter substâncias que são comedogênicas, isto é, obstruem os poros e podem ocasionar a acne. Ao contrário do que muitos pensam, não é só o óleo nos cosméticos que pode obstruir os poros, existem outros ingredientes que também podem fazer isso (veja aqui). Ficar muitas horas do dia com camadas e camadas de produtos na pele (filtro solar + primer + base + pó) também pode obstruir os poros!
  • Limpeza inadequada: duas vezes por dia você precisa limpar, tonificar e hidratar a pele, sem exceção, para evitar acúmulo de óleo e sujeira nos poros (e com isso gerar acne). Um vez por semana é importante o uso de esfoliantes ou argilas, para remover células mortas e limpar profundamente os poros. Aqui tem um guia ensinando tudo detalhadamente, interessante para quem é iniciante nessa coisa de cuidar da pele.
  • Poluição: a exposição à poluição ou a outras substâncias químicas no local de trabalho pode ser um fator que desencadeia a obstrução dos poros. Pessoas que trabalham com transporte, por exemplo, estão em contato com a fuligem que pode sair de alguns automóveis, bem como outras substâncias prejudiciais. Caso não haja uma limpeza adequada da pele, isso pode resultar em acne.
  • Medicamentos e similares: anabolizantes, cortisona, anti-convulsionantes (remédios para epilepsia, por exemplo) – dentre muitos outros -, podem causar acne. Consulte seu dermatologista e leia a bula.
  • Alimentação: ainda não há um consenso sobre um impacto da alimentação na doença, mas muitos defendem que a carência de vitaminas, excesso de carboidratos, laticínios, carnes e ovos pode contribuir para o problema.

Para fechar, amanhã falarei detalhadamente sobre como é possível evitar a acne (ou no mínimo ajudar em seu tratamento), bem como algumas informações interessantes sobre o assunto.

Essa postagem não substitui, em hipótese alguma, a orientação de um dermatologista. 

4 comentários sobre “Afinal, o que é a acne e quais são as principais causas?

  1. Nyle, segui seu ritual de limpeza e cuidados com a pele e melhorou muito. Não vivo mais sem minha argila branca e minha água biológica!

  2. Oi Nyle. Muito bom.
    Tive um problema grave com acne ha alguns anos. Fiquei uns 2 anos tratando com vários produtos e nada deu resultado. Mas a minha acne foi tensa, daquelas enormes doloridas e profundas, uma coisa horrível. Até que um médico me diagnosticou com “Sindrome da acne da mulher adulta”, até pq nunca tive acne nem mesmo na adolescencia. O problema era que meus hormonios eram normais porém minha pele facial ( o restante do corpo a pele era seca) carregava mais hormonios que o normal. Qual foi a solução? Pílula anticoncepcional. Apesar de odiar pílula e de não tomar mais de 10 anos, tive que me render. Assim que comecei o tratamento em 20 dias eu não tinha mais nenhuma para contar história.
    Hoje eu apenas controlo com cosméticos. Nesse momento acredito que pela idade, minha pele esta mudando e tornando-se seca, estou mudando todos os produtos que usava. Uma confusão né rsrs
    Mas esse dermatologista me disse que essa sindrome é muito comum e não sabe explicar muito quais são as causas. No meu caso, achei que pode ter sido desencadeada pelo estresse.
    Bjos
    Aline

    1. Que interessante, Aline, em alguns casos a causa é interna e não tem muito o que fazer, por isso e´sempre bom procurar um profissional. Fico feliz que tenha se livrado disso! Agora é tentar manter a calma e usar esses cosméticos bacanas que usamos. beijoss

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s