O estresse e a acne

different-acne-types1-610x250

É incrível como o emocional pode afetar nossa pele. Mesmo com alimentação saudável, cosméticos adequados e prática de exercício físico, de tempos em tempos minha pele fica bastante problemática, tendo surtos de acne e isso já dura uns dois anos.

Considero essa situação um tapa na cara imenso porque prova que beleza exterior é um conjunto de fatores. Não adianta ser uma pessoa que investe em cosméticos de alta qualidade e alimentação impecável se o emocional é um caos… A pele vai refletir isso.

O estresse, sem sombra de dúvidas, é o maior inimigo da pele: quando estamos sob uma irritação/frustração muito grande por um tempo considerável, nossa glândula suprarrenal passa a produzir cortisol além dos níveis normais. E o cortisol, por sua vez, estimula as glândulas produtoras de oleosidade, as glândulas sebáceas. Ou seja, com o aumento de oleosidade, os poros tendem a obstruir, por isso o estresse é considerado um gatilho para a acne.

Portanto, a lição vale para mim e para você: ser uma pessoa mais calma e tentar se estressar/frustrar menos com as coisas é uma questão de saúde e também de estética, a beleza vem de dentro para fora. Claro que se fosse tão fácil assim ser uma pessoa zen eu com certeza passaria a fórmula para conseguir a proeza, mas eu continuo na luta.

Já fui pior, hoje em dia progredi bastante, embora ainda precise melhorar. Para tanto busquei ajuda profissional recorrendo a uma psicóloga, tenho feito alongamento diariamente para dar uma relaxada, tomo chá de camomila (que é calmante e anti-inflamatório) e mulungu (em breve falarei da minha experiência), tento aplicar a filosofia milenar do “foda-se dane-se” para determinados problemas… Enfim, é uma busca que vale a pena!

E se você tiver alguma dica para dar a respeito disso, compartilhe conosco!

Fontes e referências: Espelho Meu

8 comentários sobre “O estresse e a acne

  1. O stress reflete mesmo na pele!! É incrível né!? Quando eu fico muito nervosa, é normal aparecer aquelas bolinhas na minha testa (que não viram espinha de uma vez, nem vão embora logo). Eu comecei praticar tai- chi há um ano, e ajudou bastaaante a me manter calma!!

  2. É…o emocional é decisivo pra tudo!Afinal tudo está interligado. Mas eu realmente acho que este ponto é o “tratamento de beleza” mais difícil não é?Usar cremes, mudar a alimentação é bem mais fácile prático.Mas a vida é uma luta diária, e é rpeciso buscar formas e mecanismos de superar as adversidades.

Comente!

