Limpeza facial: a temperatura da água faz diferença!

washing-faceApesar  de ser um assunto “bobo”, noto que muita gente não sabe que a temperatura da água faz total diferença na limpeza facial diária. A regra é: em hipótese alguma lave o rosto com água quente ou morna quase quente, pois isso pode provocar ressecamento, oleosidade excessiva, dilatamento dos poros, dermatite seborréica, dentre outros problemas.

O ideal é realizar a limpeza facial com água fria (não congelando, claro, apenas fria): além de tirar o aspecto de cansaço do rosto, ajuda a diminuir os poros, deixar a pele mais viçosa e não agravar a oleosidade. Se você não consegue lavar o rosto com água fria, pode ser em temperatura ambiente, não faz mal, ou até “morninha”, desde que esse morno seja mais para normal, temperatura ambiente, do que para quente de fato.

Já que o assunto é limpeza do rosto, nunca é tarde para lembrar alguns conceitos já falados aqui no blog: diferença entre pH fisiológico e pH neutro, cuidados com a pele oleosa, como demaquilar a pele e porque você não deve dormir de maquiagem. Para quem é iniciante e não compreende muito bem de cuidados com a pele, vale explicar: se você usa maquiagem, inicie a limpeza retirando-a com um demaquilante (logo ali atrás coloquei o link de como demaquilar a pele).

Feito isso, umedeça o rosto com água em temperatura ambiente ou “morninha quase normal”, aplique o sabonete adequado para o seu tipo de pele e retire com água fria. Posteriormente, aplique um tônico facial caso sua pele seja normal ou seca, ou um adstringente caso sua pele seja mista ou oleosa (a diferença entre tônico e adstringente é que o primeiro é mais suave que o segundo, sendo, por isso, mais adequado para peles secas/normais). O tônico/adstringente removerá as impurezas que o sabonete não removeu e trará equilíbrio à pele.

Por último, o hidratante, que mesmo quem tem pele oleosa precisa usar, é imprescindível. A hidratação é importante para manter a elasticidade da pele (e, consequentemente, prevenir rugas) e até para controlar a oleosidade, pois quando a pele está ressecada ou excessivamente limpa (a limpeza da pele deve ser feita 2 vezes ao dia somente), passa a produzir ainda mais óleo para “se proteger”: o famoso “efeito rebote”.

Para muita gente estou chovendo no molhado, mas para quem é novo nesse mundo de cuidados com a pele/corpo/etc, são dicas imprescindíveis. Espero que seja útil!

Referências: Terra

Anúncios

16 comentários sobre “Limpeza facial: a temperatura da água faz diferença!

  1. Gostei, meu caso é só um pouquinho mais complicado: lavo 3x ao dia, por que saio muito cedo de casa e volto muito tarde, meu rosto fica muito oleoso, então eu lavo o rosto depois do almoço, para reaplicar o protetor também. Lavo os cabelos todos os dias. Como é que tenho que fazer? no banho, não lavar o rosto? lavar depois do banho? por enquanto minha dermato não deixa eu usar nenhum hidratante…

    1. Então Eyre, eu faço o seguinte: quando vou lavar o cabelo, evito deixar que a água caia no meu rosto, inclinando a cabeça pra trás, aí lavo o rosto normalmente (com água fria) assim que saio do chuveiro. Quando não vou lavar o cabelo, lavo antes de entrar no chuveiro, só que aí não molho o rosto, molho só do pescoço pra baixo! beijoss

  2. Eu quase sempre lavo o rosto no chuveiro,com água quente, pela praticidade (principalmente agora que ta esfriando), mas depois que saio, “jogo” um pouco de água fria, da torneira.Será que adianta, ou ainda assim faz mal?

    1. Então, Larissa, não adianta muito porque a água quente já caiu no rosto :/ de fato lavar o rosto no chuveiro é mais prático, mas a água quente é péssima pra nossa pele, infelizmente. beijoss

  3. Adorei o post, Nyle! Simples e barato. São detalhes que fazem toda diferença. De que adianta usar aquele creme caríssimo e lavar o rosto com água fervendo?
    Abraços

  4. Bem explicativo e completo!Já sabia de muitas das informações contidas aqui, mas sempre tem coisas novas a acrescentar…aproveitando..vc saberia me informar um bom hidratante orgânico ñ tão caro?

    1. Maiara, seria pro rosto? O que eu uso é a água biológica da livealoe, é barato e dura mil anos. O unico ponto é que é uma aguinha só, não hidrata muito… Esse é o mais em conta que conheço (e, ah, vale lembrar que ele não é orgânico)! beijoss

      1. Obrigada pela sugestão!Sim…é pro rosto..Mas eu queria um creme msm, algo assim d deixar sabe…mais consistente…

      2. Hum, sim! Bom, de creme mesmo eu conheço poucos (quer dizer, eu conheço de nome e tal, mas nunca testei), confesso, e os que conheço não saem por menos de R$ 30… :/ dá uma perguntada pra Heglaé do Mocinha Kawaii ou posta lá no grupo que com certeza as meninas podem te dar uma assistência melhor em relação a isso! beijss

  5. Olá, muito bom o post. Já sabia que a água quente faz mal a pele, e gostaria de saber o que você acha sobre o vapor que muitas clínicas utilizam para fazer a limpeza de pele? Não dá na mesma que lavar o rosto com água quente?
    Obrigada

    1. Lidia, nesse caso o vapor é usado pra dilatar os poros e facilitar a remoção de impurezas. Depois eles ainda fazem outros procedimentos na pele e finalizam com produtos específicos. É bem diferente, não é a mesma coisa!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s