O poder do chá de camomila

cha-de-flores-camomila

Se tem algo que não pode falta aqui em casa é chá de camomila. Tradicionalmente, a maioria conhece suas propriedades calmantes, mas os benefícios não param por aí: a erva se destaca por sua propriedade anti-inflamatória, diurética, digestiva, analgésica, antisséptica, cicatrizante, dentre outras.

Há cerca de um ano ou um pouco mais, quase dois, passei a tomar chá de camomila orgânico diariamente (da marca Mãe Terra) e hoje posso dizer, com convicção, que foi um dos melhores “remédios” que já pude ter acesso. Digo isso porque antes de adquirir esse hábito eu sofria constantemente com cólicas, gengivite, dores das mais variadas (de cabeça, muscular). Atualmente não tenho mais nada, nem cólica.

A explicação: a gengivite nada mais é que uma inflamação na gengiva (em função das bactérias presentes na boca), o nome já diz. Como eu havia dito no começo, a camomila tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e cicatrizantes, ou seja, três propriedades indispensáveis no combate à gengivite. Mas, claro, não dá para não mencionar que a higienização correta dos dentes também teve (e tem) papel fundamental no combate.

Confesso que a diminuição das minhas cólicas por conta da camomila foi o mais surpreendente porque depois eu descobri que há estudos que apontam isso. De acordo com a Revista Época, cientistas do Imperial College, de Londres, defendem que a ingestão de cinco xícaras diárias da bebida eleva os níveis de substâncias redutoras de espasmos musculares (e, por consequência, redutoras das cólicas) e anti-inflamatórias.

Outro fato interessante foi que minhas dores de cabeça, que me assombravam desde a infância, simplesmente pararam. Eu realmente não posso afirmar com certeza que foi por causa da camomila porque paralelamente a ela, ao longo desse ano tenho diminuído substancialmente o consumo de queijo, e esse alimento é tido como um dos que “gatilham” a dor de cabeça (fonte). Apesar disso, estou certa de que as propriedades analgésicas da camomila também contribuíram para diminuir o problema.

Quem acompanha o blog mais “assiduamente” talvez vai se lembrar que há algum tempo eu reclamei de uma dor no ombro que não passava nem se eu cortasse meu braço fora, o bendito latejava dia e noite. Fui ao médico, tirei raio-x, ele me examinou e não havia acontecido nada, mas ele canetou um anti-inflamatório para eu tomar, claro.

Preferi recorrer ao chá (pois também tem propriedades anti-inflamatórias) ao invés do remédio. Dito e feito: tomando 4 xícaras por dia, em 3 eu melhorei. Mais tarde eu viria a descobrir que a camomila me ajudou não só pelas propriedades anti-inflamatórias, mas pelas calmantes também, porque sempre que eu passo por um período grande de estresse (e eu passava naquela época), meu corpo transforma isso em dor física, meu ombro quase cai, meus joelhos ficam doloridos, fico toda estragada… Aí quando o estresse passa, as dores passam (ainda bem).

Como se não bastasse, o chá de camomila ainda me ajuda a combater o inchação (pois é diurético) e até a acne, tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro (uso para diluir a argila e às vezes até como tônico depois dela – passo o chá gelado no rosto para finalizar a pele). Fora que todo mundo conhece aquela boa e velha receita caseira para melhorar o aspecto das olheiras (faça o chá concentrado de camomila, resfrie, molhe chumaços de algodão, retire o excesso e faça compressas nos olhos por pelo menos 15 minutos).

Basicamente, para resumir, o chá de camomila, pelo menos para mim, é um santo remédio. O hábito de tomá-lo diariamente melhorou inúmeros aspectos da minha saúde, e creio que pode melhorar a sua também (mas se você estiver grávida ou amamentando, consulte seu médico!).

Esse post não substitui a orientação de um profissional da saúde e tem caráter exclusivamente informativo. 

31 comentários sobre “O poder do chá de camomila

  1. Que bacana este post! Eu amo chás de frutas, mas vou passar a tomar o chá desta erva também. Agora, nunca vi esta marca que você citou aqui em Belo Horizonte… Sei que os de sachês não são a melhor opção, mas alguma marca é boa? Os de fruta para mim só prestam da dr. oetker…

    1. Eyre, em BH tem Mãe Terra sim, dê uma perguntada no site da marca que eles lhe informarão os pontos de venda! O único chá de saquinho que eu aprovo de verdade é o da marca Tribal Brasil! É caro, mas é EXCELENTE! beijos

  2. Tenho tomado chá de camomila e erva cidreira todos os dias, é incrível como já sinto os efeitos! Minhas dores de cabeça melhoraram, e parece que até minha pele está ficando mais calma (:

  3. Lembro de quando comentou sobre estar tomando o chá, e eu que sempre sofri com dores de cabeça e enjoo, passei a tomar, não com tanta assiduidade, mas sempre que começava a sentir o enjoo ou as dores de cabeça, notei que passavam, pelo menos na hora, agora acho que vou começar a tomar sempre pra que elas não voltem. Valeu a dica!

  4. Ei, Nyle, essa marca é fácil de encontrar em supermercados? Chá de camomila lembra minha infância. Minha avó sempre fazia e eu adorava. 🙂
    Quanto as cólicas, eu não tenho mais desde que passei a usar coletor menstrual, em vez de absorvente comum. Já a dor de cabeça, em períodos de tpm, continua. Vou ver se a camomila resolve. 😀

    :**

    1. Melissa, então, em supermercados de médio e grande porte você acha! Pelo menos aqui no fim do mundo eu consigo achar, mas não é em todos os supermercados 😦 dê uma perguntada no SAC da Mãe Terra que eles te informarão os pontos de venda!

  5. Oi Nyle! Gostei da dica e vou por em prática. Recentemente coloquei DIU e a gineco receitou um diurético comprado na farmácia para eu tomar constantemente para prevenir acne, mas não estava a fim de ficar tomando remédio e meu rosto está cheio de espinhas. Vou ver se o chá me ajuda. Beijocas

    1. O chá é bem diurético sim, você vai ver! Toma bastante água e umas 4 xícaras de chá por dia que você vai ver a diferença! beijos

  6. Se eu tivesse lido isso ontem!! hahaah tava com um dor de cabeça que não era forte,mas durou o dia todo,daí começa a irritar sabe… acho que tenho chá de camomila aqui em casa, vou começar a tomar

  7. Nyle, sugerindo um post sobre benefícios oleo de linhaca. Tomo ha anos em capsula e minha tpm reduziu uns 95%, bem como colica. Tinha colica terrivel, de cair no chao.

  8. Eu adoro chá de camomila,sinto uma sensação de ”limpeza” no meu organismo,faço compressas no rosto sempre que lembro,já virou quase um vicio bebe-lo.

  9. Essa é a gota d’água, você acabou de me convencer.Vou largar o único remédio que ainda tomo(ácido mefenâmico),e vou me entupir de chá.Sei que aroeira também é bom, vou procurar vários e começar a usar.

    1. Daniele, embora dê vontade, o bacana é consumir no máximo 4 xícaras de chá por dia, tudo bem? É o suficiente! beijoss

  10. Post muuuito bom!Eu amo chá de camomila, mas nunca tomei assim com frequência…talvez por isso eu ñ sinta mtos benefícios!
    bjus

  11. Nyle, fui passar chá de camomila no rosto e começou a pinicar e ficar vermelho, acredita? Mais um pra minha lista. Ser alérgica a camomila, só eu mesmo… Compartilhei aqui pq fiquei tão abismada que queria saber se mais alguém no mundo poderia ter alergia a camomila rsrs bjsss

    1. ahahahah nossa, Bruna! Mas será que você não fez muito forte? às vezes pode ser isso. mas de qualquer forma é bom tomar cuidado agora 😦

  12. Agora eu entendo porque sempre que tomo chá de camomila começo a fazer xixis eternos! rsrsrs! Eu só conhecia a propriedade calmante e clareadora, mas não sabia da diurética.

  13. Vou fazer uma experiencia tomando o cha de camomila qor estou na menopausa estou sentindo muito calor vou tomar o cha para ve se me acalmo, porque quando dar o calor fico bastante agitada. Bjos Erivalda 16/02/15.

  14. obrigado que Deus abençoe vcs pela dica.sofria com fortes dores de cabeça.tomo cha de camomila todos os dias estou me sentido muito bem .bjs

Comente!

