Quando o protetor solar “causa” espinhas…

sunscreen-56160238

Engraçado como algumas mudanças de hábito ocasionam descobertas interessantes. Como comentei aqui, no dia a dia tenho usado pouquíssima maquiagem, no rosto só blush e nos olhos um corretivo + rímel + lápis esfumadinho e só. Fora isso também uso protetor solar, claro.

Quando eu parei de usar base no dia a dia, só usava demaquilante nas áreas que estavam maquiadas – os olhos, no caso – e o resto eu fazia a limpeza convencional, com sabonete + adstringente, etc. Só que com o passar das semanas fazendo isso notei umas espinhas estranhas no meu rosto, que nada tinham a ver com alimentação, estresse ou TPM.

Depois de um tempo me lembrei de alguns detalhes que não haviam passado pela minha cabeça: os protetores solares são, por excelência, lipossolúveis. Isso significa que não se dissolvem completamente em água (ainda bem!) e precisam de “gordura” para serem dissolvidos.

A partir daquele momento comecei a, além de demaquilar os olhos, demaquilar o rosto com o meu bom e velho óleo de amêndoas, mesmo sem ter usado base, só o protetor. Dito e feito: alguns dias depois novas espinhas não surgiram e minha pele foi melhorando sensivelmente. Eu nunca havia presenciado nesse fenômeno porque antes, ao demaquilar o rosto adequadamente, o protetor ia embora junto com a base.

Então, se você usa protetor solar (principalmente filtro físico) e está tendo algumas espinhas intrusas, se atente a esse detalhe, de repente pode ser a não retirada adequada o protetor solar. Claro que isso também depende do protetor, da sua pele, alimentação, são zilhões de fatores relacionados e não dá para acusar só um, mas vale ficar atenta a isso!

8 comentários sobre “Quando o protetor solar “causa” espinhas…

  1. Nyle! Eu também já havia percebido isso. Também uso filtro físico e tenho pele acneica. Geralmente se não uso filtro solar, um agente de limpeza suave limpa minha pele. Mas quando eu uso filtro, tenho que usar um sabonete mais potente (em barra). Tem funcionado!
    Abraços!

    1. Minha pele é um pouco mais chata, pra mim não dá tão certo sabonetes tão potentes, fico toda seca 😦 mas que bom que pra ti dá certo! beijoss

      1. A minha pele é bem seca,por isso sabonete não funciona só piora.Mas pelo uso do protetor solar minha pele fica oleosa(ai aparece espinha) e tenho que lavar o rosto com bastante frequência com sabonete deixando minha pele ressecada.O que eu poderia usar pra substituir o sabonete?

      2. Como a sua pele é seca, você deve usar sabonetes específicos pra pele seca, que sejam indicados pra esse tipo de pele, do contrário irá ressecar mesmo. Tente olhar produtos que sejam indicados a você. O protetor solar é a mesma coisa, procure produtos livre de óleo, indicados pra uso facial (protetor solar corporal tende a ser muito oleoso e não é indicado pra ser usado no rosto) ou que no mínimo não tenham consistência muito oleosa. Nós devemos lavar nosso rosto apenas 2 vezes por dia, apenas. Se lavamos demais nossa pele ou resseca demais ou tende a produzir ainda mais oleosidade. Acho que você deve procurar um dermatologista, ele vai poder analisar seu caso. beijoss

  2. Oi Nyle, tudo bom?
    Não sei se esse é o melhor post para perguntar isso, mas acho que é o mais recente sobre protetor. enfim, eu queria saber que protetor você está usando agora e qual indica no momento. Obrigada!

Comente!

