Feijão Carioca vs. Feijão Preto: comparando valores nutricionais!

feijaorajado

Outro dia durante o almoço aqui em casa começamos a debater qual feijão era “melhor”, o preto ou carioca. Na verdade, claro que não existe essa história de “melhor”, mas é possível fazer uma comparação entre os valores nutricionais de cada um.

Ao comparar, percebi que pouca coisa muda entre os dois: logo, na prática, se você consome um ou outro não está tendo “prejuízo” nutricional, ambos são bons. O mais importante é comer feijão, isso não pode faltar! Vale lembrar que os valores nutricionais abaixo são relativos a 100 g de alimento cozido (cerca de 1 concha média).

Calorias

  • Feijão carioca: 76 cal
  • Feijão preto: 77 cal

Proteína

  • Feijão carioca: 4.8 g 
  • Feijão preto: 4.5 g

Fibras

  • Feijão carioca: 8.5 g 
  • Feijão preto: 8.4 g

Cálcio

  • Feijão carioca: 27 mg
  • Feijão preto: 29 mg

Ferro

  • Feijão carioca: 1.3 mg
  • Feijão preto: 1.5 mg

Potássio

  • Feijão carioca: 255 g
  • Feijão preto: 256 g

Magnésio

  • Feijão carioca: 42 mg
  • Feijão preto: 40 mg

Fósforo

  • Feijão carioca: 87 mg
  • Feijão preto: 88 mg

Como podem ver, o feijão carioca contém mais proteína, fibra e magnésio. O feijão preto, no entanto, leva mais ferro, fósforo, potássio e cálcio. Confesso que eu prefiro o feijão preto, mas como eu disse, optar por um ou outro não trará prejuízos de modo algum: principalmente em dietas veganas/vegetarianas, feijões são importantes fontes de proteína, ferro e cálcio!

Por último, vale lembrar que é bacana deixar o feijão de molho por pelo menos 8 horas para diminuir o teor de fitatos. Como eu já falei aqui, os fitatos diminuem a absorção de alguns nutrientes (ferro, cálcio, etc) e seu teor em alimentos como o feijão é diminuído quando esses são deixados de molho ou são cozidos.

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9 comentários sobre “Feijão Carioca vs. Feijão Preto: comparando valores nutricionais!

  1. O feijão azuki é, este sim, o the best dos feijões. Só que é um feijão do Japão, então ele sempre é muito caro nas prateleiras, pois o que eu compro é japonês, importado, não dá de ser todo dia. Ele não fermenta como os outros feijões além de de ter poder nutricional bem melhor.

    “O feijão azuki, originário do Japão, é uma leguminosa selvagem, pequena e vermelha. A sua introdução na Europa deu-se após o século XX, depois de ter sido levado pelos emigrantes japoneses para o Brasil. É um alimento de grande riqueza nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
    Para além de propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes. Os japoneses utilizam-no na preparação de doces com sabor suave. Na alimentação vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas ou chili, por ser leve e saudável. Também é usado na preparação de sopas e saladas. O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação nutricional completa.”

    Valor Calórico: 350 kcal
    Hidratos de carbono: 66 g
    Proteínas: 20 g
    Lípidos: 0 g
    Fibras: 8 g
    Cálcio: 252 mg
    Ferro: 8 mg
    Potássio: 1254 mg
    Sódio: 5 mg

      1. Nem tão caro, eu compro facil nos mercados aqui em Campinas, inclusive no mercado central vendem bem. É algo mais caro que o comum sim, mas adoro o pequenino de cor roxa

  2. Nyle, tem uma diferença sim que todo médico pode te confirmar: o feijão preto fermenta mais dentro do estômago da gente e ele é o principal causador dos gases – principalmente para os fãs dele. Pode perguntar, nestes termos o carioca seria mais saudável pro nosso corpo. Fica a dica 😀

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