Lidando com pelos encravados

depi

Pelos encravados sempre foram um problema para mim e a maioria dos artigos não me ajudavam muito: os dermatologistas indicam tratamentos com ácidos ou depilação a laser. O primeiro eu não faria porque não concordo com o uso de ácidos por conta dos efeitos colaterais que podem causar (câncer de pele, formação de tumores – no caso do retinoico, por exemplo) e o segundo é algo bem distante da minha realidade financeira, não estou comprando nem briga.

O que eu fiz foi realmente aproveitar o conselho viável que a maioria dos profissionais dão: esfoliar e hidratar a pele, sempre. A esfoliação ajuda a refinar a derme de modo que fique mais fina para o pelo ultrapassar. Para isso uso bucha vegetal (movimentos circulares, bem de leve), é econômico e eficaz – desde que seja macia, claro, se for muito dura ela mais machucará e prejudicará a pele do que outra coisa.

Atualmente tenho usado uma bucha vegetal de uma marca meia boca aí que comprei na Sumirê, mas eu não recomendo, é bem dura e machuca a pele. Há algum tempo conheci a Manô, dona da marca Brio, que produz buchas vegetais “premium”, ouvi falar muito bem e quero experimentar (a LuffaTRIO parece bacana para o meu tipo de pele).

Hidratar a pele também é essencial, pois faz com que a mesma fique mais maleável, fácil de ser “rompida” pelo pelo sem obstruções. Nesse sentido tenho usado o óleo pós depilação da Sal da Terra (resenha aqui), que além de hidratar, tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que ajudam a tratar e prevenir pelos encravados.

Além desses cuidados especiais, evitar o uso de calças ou lingeries muito apertadas também ajuda (elas fazem uma obstrução “mecânica” no pelo, digamos) – ao menos no verão, prefira vestidos, shorts. Em casa também, deixe a pele respirar, não use nada muito apertado!

Óbvio que esses cuidados ajudam, mas podem não resolver 100% dependendo do seu caso. Por isso, se seu problemas com pelos encravados forem muito severos, não hesite em procurar um dermatologista!

11 comentários sobre “Lidando com pelos encravados

  1. Eu tbm sofro com eles!!
    Uso depilador nas pernas e isso faz com que encravem muito.

    Na virilha tenho tirado com a pinça (dá um trabalhoo….), mas diminuiu bem a quantidade de pelos encravados, mas em compensação qdo um encrava, enche de pus, que parece aquelas espinhas internas gigantescas….afff…

    Vou testar sua dica da bucha vegetal, tomara que melhore!!

    Bjinho.

  2. Fiz depilac a laser com luz pulsada (meia perna) na dermato para tentar reduzir pelos encravados e nao melhorou nada! Sou muitissimo branca (o que seria favoravel) e pelo nao-loiro, nao chega a ser preto, mas so o fato de ser acinzentado (desfavoravel), nao pegou (acho que o profissional deveria prever isso), nao havia pigmentacao escura suficiente (embora na hora eu tivesse sentido “pegar”), ja que o ideal eh o contraste pele claro/pelo escuro. Enfim, dinheiro em vao.

  3. Olá Nyle, obrigada pelas dicas 🙂 Pelos encravados são um pesadelo!
    Comecei a fazer sessões de laser, graças ao Grupon! Realmente agora com essas promoções a coisa ficou beeeem acessível: paguei R$250 por 8 sessões, o que acho um preço bem bacana. Ainda não cheguei nem na metade, por isso não posso comentar muito o resultado, mas acho que sim os pelos já estão mais ralinhos, demoram mais a crescer… Vamos ver, estou cheia de esperanças!
    Tomo a liberdade de fazer aqui uma pequena retificação: o nome da marca das buchas na verdade é Brio; Luffa é o nome das buchas 🙂 Uso direto e ADORO! São verdadeiramente fantásticas: super duradouras, design prático e interessante e um preço muito legal! Combinadas com os sabonetes da Sal da Terra então, aí que não quero mais desligar o chuveiro!

  4. Eu li uma vez que alternar entre os métodos de depilação também ajuda a combater os pelos encravados, você já experimentou? Eu quando tentei não vi mt diferença, meus pelos são fraquinhos e continuam a encravar.

  5. Adorei as dicas, principalmente a que do óleo pós depilação, e em questão a bucha uma boa dica (que acabei aprendendo na “marra”), é que é uma boa ferver para ficar mais macia para que não machuque a pele!

Comente!

