Prefira temperos caseiros e fuja do glutamato monossódico!

alho1
Foto: Reprodução

Se tem uma coisa que eu amo é comida temperada com cebola, sal e alho, de forma bem caseira mesmo. Aqui na minha casa há muito tempo abandonamos aqueles temperos prontos de potinho e a comida de maneira alguma deixou de ser saborosa. O que temos feito atualmente é mais ou menos assim:

Uma vez por semana minha mãe pega inúmeras cebolas, pica, coloca no processador com um pouco de óleo e sal (para conservar) e armazena na geladeira – o mesmo ela faz com o alho. Eu, particularmente, acho que a comida fica com gosto sensacional, bem “comida de mãe”, e é prático também; só não dura tanto, mas uma casa com mais que 3 pessoas costuma a consumir bastante tempero, então acaba que nem sobra a ponto de estragar.

O motivo pelo qual resolvemos abandonar esses temperos de potinho (e outros temperos industrializados de um modo geral) é que além de terem muito sódio (o que não é nem um pouco interessante para a minha mãe, que é hipertensa), levam vários aditivos nem um pouco saudáveis – um deles é o glutamato monossódico.

O glutamato monossódico tem como função incrementar o gosto do alimento, deixá-lo mais saboroso – o que seria ótimo se ele não estivesse associado a problemas como dificuldades de aprendizado, Alzheimer, Parkinson e câncer. Você encontra o glutamato em alimentos ultraprocessados, no famoso ajinomoto, em temperos industrializados, ketchups, mostardas e até no molho shoyu.

wild plum ketchup
O glutamato monossódico pode ser encontrado em ketchups, mostardas, molhos/temperos/caldos industrializados, sopas instantâneas e até no famoso ajinomoto. Esteja sempre de olho nos rótulos!

Aliás, confesso que tenho evitado esse último apesar de gostar muito. Hoje em dia é extremamente difícil achar molho shoyu sem corante caramelo, glutamato e pencas de açúcar. Segundo o site da Revista Superinteressante, há evidências de que subprodutos (metil imidazol – 4-MI) desse corante sejam cancerígenos. Além de dar as caras no shoyu, ele é usado em bebidas como Guaraná Antartica, Kuat, Sukita e Coca-Cola (e não só nelas, em muitos alimentos também).

Bom, mas nem tudo está perdido: marcas como a Daimaru não usam glutamato ou corante no shoyu. Além disso, evitar temperos/caldos/molhos industrializados (preferir a combinação alho, cebola, sal, cheiro verde e até ervas aromáticas) e ficar sempre atento aos rótulos é uma excelente saída!

Fontes de consulta e referências: Revista Superinteressante [1], [2], [3]

Anúncios

22 comentários sobre “Prefira temperos caseiros e fuja do glutamato monossódico!

  1. Em minha casa a hipertensão é quase unânime, por conta disso, a comida na maioria das vezes é praticamente sem sal, temperamos apenas com o alho mesmo, no começo foi muito, muito difícil acostumar, mas agora, até passo mal quando tem sal demais no que como

  2. Nyle, adoro seus posts sobre alimentação! Dá pra perceber que você realmente se esforça para ter uma pesquisa antes. Recentemente parei de utilizar ketchup nos alimentos também, por saber dessa substância e de tantas outras que são prejudiciais a saúde. Continua com essas postagens, muito interessante… Eu não imaginava isso do Molho Shoyu que eu volto e meia uso pra temperar a proteína de soja, você tem alguma outra dica? Porque proteína de soja é muito difícil de fazer, como sofrendo porque nunca pega o gosto ideal, daí acabo optando por temperos industrializados. Beijos

  3. nunca tive problemas com labirintite, de uma hora para outra comecei a ter, fui num especialista e descobri é ela é causada por glutamato monossódico, isso é veneno, acho que todos tem que saber.

  4. Qual a fonte utilizada para essas informações de que o glutamato está associado a problemas como dificuldades de aprendizado, Alzheimer, Parkinson e câncer???

      1. Parabéns pela iniciativa Nyle, acho sensacional alguém se preocupar com a saúde dos outros e estou nessa tb. Abração p vc!!!

  5. A internet ainda é o único espaço de livre informação. Nos noticiários, revistas e jornais tudo é manipulado de acordo com conveniencias. Gente, doença gera muito lucro, existe uma enorme industria da doença. Ja existem médicos pesquizadores como, Dr. Lair Ribeiro e Dr. Italo Rachid que falam com propriedade desses verdadeiros venenos legalizados que estão nos supermercados. Infelizmente a maioria dos médicos, ja saem da faculdade com uma certa lavagem cerebral e desviados do foco central da medicina, só sabem cortar e receitar remédios.

    1. Isabella, não sei dizer a você, nunca li nada sobre isso :/ mas é importante que as mães evitem glutamato durante a lactação porque pode passar pro leite, “viciando” o paladar da criança desde cedo (ao menos foi o que li esses tempos, não sei se é verídico). beijoss

  6. Oi Nyle! Eu evito ingredientes industrializados também.
    Geralmente uso cebola, alho e cheiro verde. Gosto de curry, mas não vem a lista certinha de ingredientes na embalagem, será que não tem glutamato ou corantes tb?
    Você já experimentou as sopinhas Madá, da marca Mãe Terra? Parecem ser bem naturais, tenho utilizado como tempero tb.

    1. Olha Lu, não sei se tem glutamato. Geralmente quando tem é preciso ser especificado na embalagem, então acho que talvez não deva ter.

      Nunca experimentei essas sopinhas, mas eu imagino que deva ser uma delícia. Amo as coisas da Mãe Terra!

  7. Oi, estou lendo sobre o glutamato, tenho enxaqueca, não atribuo somente ao glutamato, mas acredito que ajude muito a piorar. O corante caramelo possui caseina ou caseinato, original do leite, quem tem uma dieta vegana como eu, precisa estar atenta aos rótulos. No livro da Sonia T. Felipe, Galactolatria – mau deleite, ela publica uma pesquisa de mais de 12 anos sobre os males que o leite causa na saúde e no ambiente. E ela afirma que somente evitando os industrializados é que poderemos ter saúde. Legal sua atitude de usar o bom e velho alho, cebola e salsinhas… O alho e a cebola são protetores do estômago e evitam o câncer. Na época em que tive gastrite (por nervosismo), curei basicamente com suco verde e comendo saladas de cebola crua… (haja bafo kkk), mil bjs

    1. Que legal esse livro, quero ler! E é verdade, esses temperos naturais são excelentes mas haja bafo hahahaah beijos

  8. Nyle eu gostei das suas dicas sobre saúde, e o que devemos saber o que levar pra boca? Sabia que os alimentos transgenicos como milho, soja,maça e outros mais fazem mau a saúde, podendo causar cancer e ma formação dos bebes. Você já pesquisou sobre o veneno doce, que é o ASPARTAME, e sobre a água com floreto.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s