Shampoo Vegetal Jaborandi & Oliva, Sal da Terra

IMG337
Composição: Óleos saponificados de Palmiste orgânico e kosher, Oliva, Mamona, Óleo de Jaborandi, Extrato Natural de Jaborandi e Óleos Essenciais de Sálvia, Cedro e Alecrim

Como prometido, hoje venho falar sobre o shampoo Jaborandi & Oliva da Sal da Terra. Segundo a marca, o jaborandi é estimulante celular, ativador da produção de secreção, restaurador de tecidos e tônico capilar. Estimula o couro cabeludo, melhora o brilho e trata a queda do cabelo e ajuda no crescimento e nascimento de novos fios. É 100% natural e contém óleos essenciais de Sálvia, Cedro e Alecrim.

Assim que chegou fui direto na tampa (que é daquelas que você pressiona e tem um furinho) sentir a fragrância do produto e de início achei diferente, mas eu gostei. Como já era de se esperar de um produto natural, o cheiro herbáceo (cheiro de mato, para os íntimos) é bem presente. Confesso que achei a fragrância um pouco forte apesar de ter gostado, quem tem nariz sensível pode se incomodar um pouco com a intensidade, mas o lado bom (ao menos para mim) é que quando uso, meus cabelos ficam bem perfumados.

A textura é bem líquida, bem ralinha mesmo e por conta disso o rendimento é baixo, mas essa questão eu já havia conversado com a Aline (dona da Sal da Terra) e ela já está ciente, tentando solucionar o problema. Notei que ele faz uma espuma média, chega a ser notável, mas é pouquinha.

No quesito limpeza, achei que ele limpa meus fios mais que o Lippia Alba da Herbia – tanto que no banho chega a fazer um pouco daquele barulhinho de limpo, sabe como? Mas, claro, por ser um shampoo natural é aquela história: é preciso reaplicar, massagear bem o couro em todos os cantos da cabeça, se não a raiz acaba ficando grudenta (o que eu tenho pavor). Vale mencionar que achei que a limpeza é média, não é fraquíssima, mas também não é profunda (apesar de chegar a fazer barulhinho de limpo).

O que eu mais gostei nesse produto é que ao mesmo tempo que ele tem uma limpeza interessante, noto que ele hidrata, meu cabelo fica bem macio com ele, mais brilhoso (só não pude notar se ele controla a queda de cabelo porque felizmente não sofro disso). Como eu já esperava, ele é gentil com o couro cabeludo, não em deu coceira e nem descamação.

Eu realmente curti o shampoo, só que infelizmente não consigo usá-lo frequentemente. O motivo principal é que se eu faço isso noto que minha raiz “pesa” um pouco por ele ser hidratante e ter uma limpeza não tão profunda. A saída que eu encontrei e estou adorando é alternar: lavo meu cabelo dia sim, dia não e em uma lavagem uso esse shampoo, na próxima uso um sabonete em barra da Sal da Terra mesmo. O método deu certo porque o sabonete limpa bastante, o shampoo hidrata e limpa moderadamente, aí o cabelo não fica nem limpo demais, nem ensebado!

De um modo geral, se você tem cabelo normal, gosta e não se incomoda com cheiros herbáceos/shampoo com pouca espuma, está procurando um shampoo 100% natural com um preço bem amigo, vale a pena tentar esse. Caso você se encaixe nas características anteriores e tenha cabelo misto como o meu, acho que é interessante comprar junto um dos sabonetes em barra da marca para alternar, pois de repente você pode acabar sentindo falta de uma limpeza mais profunda.

O Shampoo Vegetal Jaborandi & Oliva custa R$ 16,00 por 200 ml (achei o preço bem amigo), esse recebi gratuitamente para testar junto com uma compra que fiz.

Por último, se você não leu ou pretende comprar um shampoo 100% natural/orgânico, vale a pena ler esse guia. Nele eu ensino como usar sabonete em barra 100% natural no cabelo e como lidar com shampoos orgânicos/100% naturais!

– O produto em questão foi resenhado com base em minha opinião sincera e despretensiosa. A análise reflete o desempenho do mesmo em minha pele/cabelos, bem como no clima do local onde vivo (Cruzeiro – SP, tropical de altitude), portanto o resultado dele pode não ser o mesmo caso você more em local diferente, tenha outro tipo de pele/cabelo, etc!

– O(s) cosmético(s) citado(s) pode(m) conter ingredientes (óleos essenciais, extratos de plantas) que, embora naturais, não são indicados para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Consulte seu obstetra ou profissionais naturopatas caso queira usá-lo(s).

14 comentários sobre “Shampoo Vegetal Jaborandi & Oliva, Sal da Terra

  1. Esse shampoo é o que eu comprei. Já notei que ela mudou a embalagem, o que é muito bom, o meu é de rosquear e cai muito produto se você não tomar cuidado. Eu gosto muito do cheiro, cheiro de coisa natural mesmo, uma delícia! hehe. Uma das coisas que mais gostei foi que ele hidrata o cabelo.

    1. Sim, ela mudou justamente pra evitar desperdício de produto! Também adorei o fato dele hidratar, achei um diferencial bem bacana! beijoss

  2. Oi, Nyle! Eu acompanho o teu blog faz um tempo (desde o começo, eu acho haha), e não vi nenhum post sobre olheiras. Eu sofro muito com isso porque uso óculos (meu professor de anatomia explicou que as lentes acumulam mais a luz do sol, e como a pele é fina, fica muito escura, além daqueles fatores que já ão conhecidos, falta de sono, etc…). Então eu gostaria de saber algumas coisas a respeito de como tratar isso, porque me incomoda muito. E também gostaria de um post sobre remoção de manchas da pele, como as provocadas por espinhas. Se você pudesse falar sobre isso, eu adoraria, pois confio muito no teu blog. E se já falou, me desculpe! ❤

    1. Nathália, primeiramente, obrigada pelo carinho. Devo dizer que, assim como você, as olheiras me perseguem e é um assunto complicado porque a maioria das medidas só ajudam um pouco, não resolvem, sabe? Compressa fria de camomila nos olhos ajuda bastante e, o mais importante: hidratar, hidratar bastante! https://lookaholic.wordpress.com/2012/07/26/hidratando-a-area-dos-olhos/ aqui eu já falei sobre isso.

      Sobre manchas de espinhas, os métodos que eu é a esfoliação purificante https://lookaholic.wordpress.com/2013/02/14/faca-voce-mesmo-esfoliacao-purificante/ ensinei aqui. Se o seu intuito é ajudar a minimizar manchas, use argila branca. Vale lembrar que é uma medida paliativa e também depende da gravidade das suas manchas… Se elas forem suaves e não muito severas esse método pode resolver uns 80% do seu problema. Caso forem mais graves, o método vai ajudar, mas não tanto como talvez você gostaria. beijoss

      1. Muito obrigada, sua linda! Vou ler os posts e seguir as tuas dicas, haha! As minhas manchas são leves, acho que vai resolver, sim. Desculpa ter te enchido sobre coisa que você já tinha falado à respeito.

        E parabéns pelo teu blog, eu já indiquei pra umas 3 ou 4 amigas que também viraram leitoras fiéis. beijo

  3. Oi Nyle, achei seu site esses dias, pois eu estava querendo mudar meus shampoos e quando me deparei com as substâncias nocivas no seu blog, e vi que meu shampoo tem a maioria! Aproveitei e comprei o shampoo de Neem da Sal da Terra, pois meus cabelos são mistos, além de ter queda; e queria algo mais natural pra não agredir tanto os cabelos, mas notei que meus cabelos começaram a cair bem mais com ele durante a lavagem, será que os óleos essenciais são muito fortes? Vc notou maior queda quando usou esse shampoo de Jaborandi?

    1. Priscila, não notei nenhuma queda! Se ele está dando essa reaçao em voce é melhor descontinuar o uso. A queda de cabelo pode estar relacionada a muita coisa. Hormônios, carências nutricionais, emocional, má higiene do couro cabeludo (ficar muitos dias sem lavar o cabelo pode ajudar na queda). É importante investigar todas essas causas além dos produtos que voce usa. beijos

  4. Eu comprei esse e o de Andiroba, mais um condicionador, não consegui usar NENHUM deles, meu cabelo é fino e oleoso e não se adaptou a nenhum dos produtos, como vc disse enquanto estou lavando parece até q vai ficar esturricado de seco, a raiz chega até dar gastura a aspereza, mas qdo seca fica com cara de ensebado, como se eu não lavasse a uns 4 dias, decepção, gastei maior grana a toa, nem na metade deles consegui chegar e olha q tentei d N maneiras 😦

Comente!

