Argila verde vs. Argila branca (Arte dos Aromas)

green-clay-25

Como prometido, hoje venho comparar a argila verde e branca em pó da Arte dos Aromas (fiz resenha da verde aqui e falei rapidamente da branca aqui). É uma comparação interessante que não se limita apenas às argilas da Arte dos Aromas, mas vale lembrar que não dá para tomar 100% como referência também: o desempenho das argilas pode variar um pouco de marca para marca.

Para começar, ambas têm textura finíssima, sendo a argila branca ainda mais fina – isso implica uma esfoliação bem, bem suave e uma diluição homogênea. Essas características eu creio que sejam mais “exclusivas” da Arte dos Aromas, pois já pude testar outras marcas e notei que as argilas eram mais abrasivas, tinham textura mais “grossa”.

As propriedades antissépticas e adstringentes (ou seja, a capacidade de limpar) se verificam tanto na verde quanto na branca, porém a primeira se destaca mais. A argila verde limpa bastante, profundamente, o que é excelente para quem tem pele oleosa ou mista e acneica.

Para quem tem pele normal ou mista sem tantos problemas com acne, não vejo necessidade de tanta adstringência assim, portanto é mais viável optar pela branca, a limpeza é menor, mas bem eficaz para as necessidades desses dois tipos de pele.

No quesito propriedades anti-inflamatórias, na argila branca eu consigo sentir isso visivelmente, mais que na verde. No caso da primeira, após a aplicação minhas espinhas e meu rosto ficam menos vermelhos, como se a inflamação tivesse sido “acalmada”.

Em relação ao controle de acne e oleosidade, a verde se destaca nesse último aspecto. Notei também que ambas ajudam a secar e controlar a acne (sendo a verde um pouco mais eficaz nesse sentido), mas diferem em como fazem isso… Não sei se é coisa da minha cabeça, porém vejo que a argila branca ajuda a secar a acne por conter a inflamação com maestria, já a verde faz isso por limpar profundamente, ter propriedades bem adstringentes.

De um modo geral, posso resumir o falatório dessa maneira:

  • Você deveria optar pela argila verde se: 

– Tem pele oleosa, acneica ou não

– Tem pele mista e bem acneica

– Está procurando por uma limpeza bem profunda

  • Você deveria optar pela argila branca se:

– Tem pele mista e sem problemas relevantes com acne

– Tem pele normal

– Tem pele mista ou normal e sensível, ou seja, que costuma a ficar vermelha e irritada com facilidade

– Tem pele normal a oleosa e sofre com manchas (a argila branca tem propriedades clareadoras)

– Está procurando por uma limpeza boa e eficaz. Não tão profunda, porém eficaz

——————————–

Se mesmo assim você ainda está na dúvida, acho que não fica pesado comprar ambas, o preço não é salgado. Eu tenho pele mista, sofro demais com os malditos cravos, vez em quando minha pele surta e eu viro um chokito. Gosto de ter ambas, me ajuda bastante: se estou com uns dinossauros no rosto ou com a pele muito oleosa, eu taco argila verde e não quero nem saber. Se está tudo ok, vou de argila branca, me ajuda a manter o rosto homogêneo, prevenir e tratar manchas (tenho várias de espinhas antigas).

Por último, vale lembrar que a preparação da pele antes e depois (bem como a diluição e aplicação da argila durante o processo) conta muito. Aqui ensinei como fazer isso.

17 comentários sobre “Argila verde vs. Argila branca (Arte dos Aromas)

  1. Muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nyle, vc notou alguma ação das argilas na diminuição dos poros dilatados (se é que vc tem!)? Caso não, conhece algum produto que possa me ajudar?

    1. Argila verde ajuda sim, mas não é nada absurdo. Usar água mineral gelada no rosto depois da aplicação ajuda, mas não é um método tão eficaz, depois acaba voltando

  2. Olá,Nyle,os teus posts são muito bons,sempre os leio e estou com uma dúvida sobre a periodicidade que posso usar argila no rosto.Posso usar todos os dias?

  3. Gostaria de saber se saber se a argila ajuda a eliminar gordura corporal localizada por exemplo na barriga

  4. ja comprei a argila i vou começar a usa-la, i estou com medo di naõ ver resultado,pq meu rosto tem manchinhas di espinhas, i quando to perto di menstruar sai muita espinhas, so acho pouco uma vez por semana, naõ pode 3?

  5. Oii, estou amando todos os seus posts =D
    Vc é incrivel!!

    Uma dúvida tanto a branca quanto a verde tb ajudam a rejuvenecer?

    Quanto tempo tem que deixar no rosto?

    Estou entrando nesse universo de “argilas” agora e confesso q estou amando.

    Beijos

    1. Ambas ajudam sim, mas em termos de rejuvenescimento, as argilas amarela e vermelha são boas. Se você quer um meio termo, a rosa é boa, pois mistura vermelha e branca.

    1. Pra marcas eu acho bacana a argila branca. A estria é resultado de uma alteração no tecido, infelizmente as argilas com poder regenerador como a amarela podem até ajudar, mas não tem muito jeito…

  6. Oi!!
    Vcs sabem se a argila verde piora acne antes de melhorar? Comecei a usar e parece que minha pele está aspera e cheia de manchinhas de cravos-espinhas. O problema é que eu passei por uma prova mto impt e agora não sei se isso é stress ou a argila.rs

    1. Olá! Eu não tenho relatos de que ela piora antes de melhorar. rs Mas veja, existe a possibilidade de estar acontecendo isso: se você está aplicando acima do recomendado (ou seja, mais do que 1x por semana), se voce está aplicando e não hidratando a pele depois (isso deixa o rosto mais oleoso, o famoso efeito rebote), se está deixando a máscara tempo demais (não pode passar de 30min). São muitas variáveis aí!

      E sim, o fato de você ter passado por um período de estresse grande influencia. De repente pode não ser a máscara a causadora das espinhas.

      Dá uma esperada pra ter mais evidências! 🙂

      Fico à disposição!!

Comente!

