Desmistificando o Bepantol

052

A maioria deve conhecer, mas quem não, vale apresentar: o Bepantol é uma pomada grudenta que mela a pele e não absorve nunca que promete alto poder de hidratação, cicatrizar tatuagens, queimaduras, acalmar a pele, etc. Por ser barato e multiuso, virou queridinho das blogueiras e por consequência de milhares de leitoras.

Mas você já parou para ler o rótulo? Sabe o que querem dizer todos aqueles ingredientes? Senta aí que eu te explico.

019dep

Os derivados de petróleo – presentes na fórmula do Bepantol como os ingredientes paraffinum liquidum, petrolatum e ozokerite  – são amplamente usados pela indústria cosmética e farmacêutica principalmente pelo fato de serem muito mais baratos em relação às matérias primas vegetais. No entanto, eles não oferecem qualquer valor nutritivo para a pele e para os cabelos e podem trazer alguns problemas.

Um dos exemplos é o óleo mineral (paraffinum liquidum), lembram? Ele interfere nos mecanismos de hidratação da pele. Já o petrolato (petrolatum) pode ser contaminado com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (polycyclic aromatic hydrocarbons – PAHs), que são apontados como cancerígenos.

O que dá para concluir disso tudo é que o poder “hidratante” do Bepantol se deve principalmente ao mix de derivados de petróleo e sebo de lã de ovelha (lanolina). Na prática, a pomada não tem nada de milagrosa considerando que ingredientes vegetais e naturais podem oferecer a mesma hidratação e ainda nutrir a pele, sem malefícios para a saúde.

Substitutos para o Bepantol

Óleos e manteigas vegetais conseguem substituir muito bem o Bepantol e a vantagem todo mundo já sabe: são naturais, livre de crueldade, gentis para a pele, para o meio ambiente e para a saúde.

Dependendo do clima elas ficam sólidas e não tão fáceis de usar, mas basta colocar alguns poucos segundos no microondas, deixar em banho maria ou jogar um pouco do vento quentinho do secador em cima que elas amolecem e ficam fáceis de aplicar.

Abaixo, algumas opções:

  • Organic Cocoa Butter (Manteiga de Coco Orgânica) – Aura Cacia: 100% pura e orgânica. Pode ser usada em qualquer lugar do corpo, inclusive ao redor dos olhos e nos lábios. Vende no iherb (veja aqui como comprar no site)
  • Pure Organic Shea Butter (Manteiga de Karitê Orgânica) – 

    Organic Essence: 100% pura e orgânica. Pode ser usada em qualquer lugar do corpo, inclusive ao redor dos olhos e nos lábios. Vende no iherb.

  • Bálsamo Emoliente Karité & Jojoba – Sal da Terra: 100% natural, contém óleos essenciais (Petitgrain e Lavandim). Para usar nas mãos, cotovelos, calcanhares, joelhos. Vende aqui.
  • Bálsamo Emoliente Cupuaçu e Muru muru – Sal da Terra: 100% natural, contém óleos essenciais (Laranja doce, Lima e Palmarosa). Para usar nas mãos, cotovelos, calcanhares, joelhos. Use preferencialmente à noite.
  • Bálsamo Emoliente Contorno dos Olhos (sem aroma) – Sal da Terra: elaborado com Manteiga de Karité, Óleo de Macadâmia, Argan e Rosa Mosqueta e Vitamina E Vegetal. A manteiga de Karité confere alta emoliência, além de possuir efeito antioxidante e de atuar como filtro solar natural. Vende aqui.

Vale lembrar que as manteigas vegetais puras são mais versáteis, uma vez que as que contêm óleos essenciais – apesar de terem benefícios extras – muitas vezes não são indicadas para passar ao redor dos olhos, nos lábios, etc.

119 comentários sobre “Desmistificando o Bepantol

  1. Nyle, muito obrigada pelas informações. Troquei recentemente de estado, vim para o interiorzão, e não estava encontrando aqui produtos com uma hidratação tão boa como os que eu encontrava facilmente onde morava. Estava até cogitando manipular um hidratante, mas só estava encontrando farmácias que manipulam com lanolina. Com suas dicas, ficará bem mais fácil. Beijos!

  2. Parabéns pela pesquisa do Bepantol, Excelente! Produtos testados em animais é detestável!
    Aproveitando ,gostaria de saber sua opinião sobre o germem de trigo para os cabelos.Aguardando resposta,
    Bjsssss.

    1. Marcia, se for óleo de gérmen de trigo 100% puro (ou com no máximo tocoferol, vitamina E natural), é excelente, tem alto poder de hidratação… É bem bacana usar como pré shampoo, aplique nos cabelos (do meio às pontas), deixe agir de 15 min a 1 hora (dependendo do quão danificado esteja o fio) e depois lave normal, com shampoo e condicionador!

  3. Nyle, surtei com esse post!! Informação preciosa essa aqui, viu!! A minha colaboradora do blog (que fala sobre cosmética natural), ficou de fazer um post sobre Dexpantenol, e eu queria linkar esse teu artigo aqui, posso? E eu nem sabia que a Bayer não é cruelty-free…afff tô fora!! E pensar que já usei tanto Bepantol… sabe, cada vez mais, chego à conclusão que a melhor coisa é ficar só com produtos naturebas mesmo…
    Parabéns pelo post!!
    Bjks
    | http://www.clubedocabeloecia.com.br |

    1. Erika, pode marcar sim! Eu também já usei, mas o importante é mudarmos de posição, né? Sempre bom. beijoss

  4. Muito bom esse post, como todos os outros que vc faz. Nyle, posso te pedir ajuda?
    Vc conhece o Sabonete Líquido de Glicerina Ylang Ylang Terrapeutics GRANADO?
    A descrição diz:
    O sabonete líquido de glicerina tem base 100% vegetal e não possui corantes.
    O Ylang Ylang é considerado um dos perfumes mais exóticos do Oriente. Possui propriedades antioxidantes e tonificante, combatendo os radicais livres.

    Fragrância: Floral Oriental Amadeirado.
    Notas de Topo – Bergamota, Rosa, Flor de Laranjeira
    Notas de Corpo – Jasmim, Muguet, Neroli, Ylang Ylang
    Notas de Fundo – Sândalo, Pêssego, Musk, Incenso

    Composição:
    Glicerina Vegetal: Produto de origem 100% vegetal, derivado do óleo de coco. Emoliente e hidratante natural da pele.
    Derivado do Milho: Tensoativo suave com poderes espumantes, amaciantes e suavizantes. Previne a fórmula de agredir a pele e o cabelo.
    Derivado do Coco: Tensoativo natural que proporciona limpeza e maciez. Minimiza a irritabilidade.
    Extrato de Ylang Ylang: Conhecido como a ?flor das flores? é um dos perfumes orientais mais exóticos do Oriente. Acredita-se no seu grande poder de seducao.
    Resina de Olíbano: Resina aromática muito usada na perfumaria e fabricação de incensos. É obtido de árvores africanas e asiáticas do gênero Boswellia.

    Será q é bom?
    Outra coisinha… não sei se vc já falou em algum posto, mas poderia me dizer qual óleo é melhor para pele acneica: essencial ou vegetal?
    Beijos.

    1. Gabriele, eu confesso que não confio tanto nos produtos da Granado em relação a ingredientes, até a linha Baby deles é meio cabulosa… Não sei te dizer sem olhar a composição completa, pelo jeito essa aí eles colocaram só os “ingredientes principais”.

      Sobre sua pergunta, óleo vegetal e óleo essencial são duas coisas completamente diferentes. Os óleos vegetais podem ser aplicados diretamente na pele, nos cabelos, em qualquer lugar do corpo, e tem como função principal hidratar, nutrir a pele, os cabelos. Os óleos vegetais variam muito na textura, absorção, propriedades terapêuticas… Alguns podem ser comedogênicos (ou seja, causam acne), outros não… Aqui eu falo sobre isso: https://lookaholic.wordpress.com/2012/11/08/sobre-oleos-vegetais-para-peles-oleosas-e-comedogenicidade-parte-1/

      Já o óleo essencial é uma forma extremamente concentrada de uma planta, flor, etc, guarda toda as propriedades terapêuticas das mesmas, só que de forma muito mais potente. Quase nenhum óleo essencial pode ser usado diretamente na pele ou cabelo pois são muito fortes, podem causar irritação, aí entra o óleo vegetal: eles servem para “carregar” o óleo essencial, diluí-lo. Eu não sou muito conhecedora de aromaterapia, estou aprendendo ainda, então não tenho como te dar muitas dicas, mas caso você compre um óleo essencial (o de tea tree é ótimo pra acne), mande um email pra marca antes de usar, perguntando como você deve usá-lo, diga pra que você quer usar e tal, que você quer combiná-lo com óleo vegetal.

      Beijoss

  5. Nyle, parabéns pelo excelente trabalho que você tem feito por aqui. Sou fã do teu blog. To passada com o que acabei de ler sobre o bepantol. Uso ele nos lábios todas as noites antes de dormir, como a minha boca é muito seca só ele dava jeito. Cheguei a usar um produto da la roche-posay mas não deu muito certo. Bom, agora vou correr atrás das alternativas que você citou no post. Bjs

      1. Nyle, voltei!! Entao, todos os posts que eu clico sou redirecionada pra isso. Será que acontece só cmg? Pretendo fazer umas compras lá e gostaria de te dar a humilde comissão que recebe deles..

  6. Nyle, enviei uma solicitação para participar do seu grupo de discussão (nome: Maleni Sotnas).
    Aguardo sua permissão.
    Bjos

  7. Excelente post, Nyle! Também fazia uso do bepantol, utilizava nas unhas mas agora faço uma misturinha de manteiga, d-pantenol (que compro puro e diluo) e óleos vegetais e essenciais e o resultado é muito melhor! A natureza é tão simples, as empresas que complicam e enchem os produtos de substâncias tóxicas… Bjs

  8. sempre usei bepantol mais no cabelo, pq sempre senti uma diferença absurda, esses q vc vc disse q eram pra qualquer lugar do corpo tentarei no cabelo, aposto q vou adorar!

  9. Oi, eu conheci teu blog faz pouco tempo e queria saber se é possível você dizer qual hidratante facial está usando. Tô mudando aos poucos meus produtos, mas hidratantes é uma questão difícil, quase todos tem algum óleo…

  10. Mais uma sobre o Bepantol: quando eles criaram a linha ‘Derma’, a primeira coisa que eu fiz foi ler o rótulo. As informações são as mesmas da versão ‘Baby’ (com maior quantidade, e mais barata). Na época, eu trabalhava em uma farmácia e queria ter informações corretas para passar aos clientes. Sabe o que a farmacêutica da Bayer me disse? “A fórmula é a mesma, mas para públicos diferentes, um nicho de mercado diferente. Caso a receita peça a Derma, você não pode vender a Baby”. Ou seja: paga-se mais caro pelo rótulo. Absurdos da indústra farmacêutica. Toda atenção é pouca. 😦

  11. Nyle, ate que enfim algo sobre! Eu sempre detestei o endeusamento do bepan das blogueiras. nunca cedi, porque ja sabia que era da bayer. ate entao usava hipoglos (por ja ter antes de adotar essas novas posicoes). porem tive a oportunidade de experimentar o bepan e nao achei nada de mais. ficaria com a hipo, se tivesse que escolher!

    1. Mas a Hipoglos é da P&G, que também faz testes em animais, fora que em termos de composição e derivados de petróleo na fórmula, é a mesma coisa. Usar Hipoglos no lugar da Bepantol não é vantagem, ao meu ver… A composição é ruim, e a marca faz testes em animais, logo dá na mesma. Manteiga vegetal não tem esse problema!

      1. Sim, foi exatamente isso que eu disse. Eu usava hipo pq ja tinha em casa, desde crianca, minha mae sempre usou nos filhos etc, e eu tb antes de conhecer toda essa realidade etc. Hoje eu nao compraria nenhuma, mas, se fosse o caso, diria que a hipo pelo menos na pele faz mais efeito que a bepan, entendeu?

  12. Esse foi o seu post que mais me deixou chocada!! sério!!
    gostei ainda mais de voce ter indicado produtos naturais e me assustei (positivamente) com os preços do site.Eu com certeza vou pedir,e muito muito obrigada pelo post esclarecedor!
    Seu blog é ótimo Nyle,parabéns!

  13. Nyle, acabei de colocar seu site nos favoritos, muito importante iniciativas como a sua de mostrar os bastidores dos produtos que comumente usamos sem pensar no que há por trás deles e ainda apontar alternativas! Começo a veganizar meus hábitos agora e me surpreendi com tamanha ignorância… quem nunca usou bepantol que atire a primeira pedra. Mas é horrível! Não usarei nunca mais! Obrigada.

  14. Olá! Parabéns pelo trabalho. Gostaria de dizer pra quem mora em Rondônia que tenho óleos, sabonetes e manteigas vegetais, 100% orgânicas. Contato: (69)9213-3940.Um abraço!

  15. oi nyle,gostei muito da sua receita de esfoliação!!!queria saber se você tinha alguma para mancha na pele,pois tenho muita mancha no meu rosto,e até fiz tratamento com ácido mas por minha pele ter muita facilidade de manchar as vezez fico destimulada e paro,sem contar q com ácido o cuidado tem q ser dobrado,pois fica mais fácil pra manchar!e ñ conheci até hoje algo q tive resultado a ñ ser o ácido! beijos!

    1. Solange, argila branca 1x por semana pode ajudar, mas como suas manchas são severas não sei se adiantaria muito. É o único tratamento que eu uso e poderia te recomendar, beijoss

  16. Meu Deus!! Comecei a usar bepantol a pouco tempo, uso nos lábios,porque era muito ressecado e só isso de jeito e nos cabelos que estavam caindo e ressecados também, em uma aplicação meu cabelo parou de cair e ficou hidratado. Estava in love com o bepantol. mas agora descobri isso tudo e nao sei mais o que fazer,não sei que produto usar, não tenho condição de comprar produtos importados ou caros. O que voce me indica?
    Adorei o seu post foi muito esclarecedor e me tirou dessa bem no começo

    1. Mariana, os produtos que são possíveis comprar estão no post. A manteiga da Sabão e Glicerina é menos de 10 reais. beijoss

    2. Se te fez bem pra que trocar? Não entendo tanto ódio a um produto tão conhecido e comprovadamente bom. Nem tudo que é ruim pra um é pro o outro

  17. Olá! Alguém falando a VERDADE, finalmente.

    Bizarro o endeusamento do Bepantol pelas blogueiras, creio que deve ser uma necessidade humana que temos de endeusar algo (um deus, um santo/estátua da igreja católica ou… na falta de Deus, produtos – ainda que produtos ruins como Bepantol).
    Um produto horrível, pura química derivada de petróleo, não amacia cabelo coisa nenhuma, seboso, enfim um nojo.

    1. Srª Lúcia Regina Luz, o que tem a ver o medicamento Bepantol com os santos da Igreja Católica ou com religião. Que imaginação fértil a sua! Deixe cada um endeusar o que quiser, quem pode e vai cobrar é Deus e não os homens.

    2. Pois eh querida, vacalhou mesmo colocando a Igreja Católica neste comentário maldoso.. Pennnse antes de postar ok, Q Deus te abençoe!!!!!!!

  18. Nyle, ouvi dizer que o bepantol serve muito bem pra estrias (aquele processo muito do alucicrazy que depois do banho você passa o pente fino por 5 min de cima pra baixo e depois aplica o produto), disseram ser MILAGROSO e estava mesmo disposta a comprar, mas broxei muito depois dessas informações. Gostaria de saber: você conhece alguma alternativa pra essa situação?

    1. Amanda, as estrias podem ser combatidas com o bom e velho óleo de amêndoas. A combinação óleo de amêndoas + óleo essencial de lavanda e palmarosa é muito bacana pra regenerar a pele. beijoss

  19. Interessante o cyber mundo! Ontem uma amiga minha, minha fisioterapeuta, estava me dizendo das maravilhas do bepantol. Eu disse que não conhecia pois sempre usei pasta dágua no bumbum dos meus filhotes. Ela me disse que viu na net que era um super, mega produto, servindo praticamente pra tudo (queda de cabelo, clareamento, hidratação, enfim). Eu virei pra ela e falei: é a base do que? porque ‘bepantol’ não me diz nada, é só um nome fantasia.
    Aí, o google me trouxe AQUI quando digitei bepantol + origem. Conheci vc e de quebra, anotei um telefone de alguém que diz que vende manteigas 100% vegetais em Rondônia!!! Ê coisa boa essa net!!!
    Parabéns pelo blog… adorei…
    Vc conhece a Carol Daemon,? Ela é ótima em fazer, experimentar produtos cosméticos naturais!!!

  20. Nyle… usava bepantol para clarear a virilha.
    O que voce me indica para acabar com essas manchas horriveis?
    Agradeco desde ja!

    1. Lilian, o Bepantol “clareia” manchas por hidratar a área… Se você usar qualquer manteiga vegetal da lista, terá o mesmo resultado. beijos

  21. Nossa, muito interessante, eu tambem usei o bepantol creme, já acabou e não compro mais, vou buscar outra alternativa, a pouco tempo descobri sobre esse produtos quimicos e estou começando a mudar meus produtos, adorei seu blog, descobri ontem fazendo pesquisa sobre o nude balm mineral que usei uma vez e adorei, estava querendo comprar novamente, mais me decepcionei quando vi que tinha alguns componente na formula que não eram bons, vc sabe se eles já mudaram a formula, quando souber me avise, pois gostaria de voltar a usá-lo. Parabens pelo seu blog, pois os assuntos que voce trata nele são muito de meu interesse.
    bjs

    1. Elaine, a dona da Elemento me disse que eles iriam reformular, mas não soube de nada ainda… Se eu souber, aviso! beijoss

  22. Olá…achei super interessante a matéria…A Natura também tem alguns produtos com castanha de caju, cupuaçu…será que são como os produtos que você citou? obrigada

  23. Ainda bem que não comprei, por acaso fui pesquisar sobre o Bepantol , pois vi uma dica hoje e me deparei com sei site.
    Vou hidratar meu cabelo com óleo natural mesmo.

  24. Deve ser incomum haver uma mensagem aqui masculina mas nós homens também estamos nos tratando e aderindo aos cosméticos, hidratantes, perfumes, digo homens contemporâneos que gostam muito de mulher e que gostam de ficar bonitos e cheirosos para elas, e como fiquei sabendo recentemente a respeito do Bepantol pesquisei a respeito, e realmente ele é muito comemorado pelas mulheres como um hidratante que cumpre o que promete, mas como eu sempre opto pelo natural, adorei conhecer o teu blog. Nyle qual a tua formação? Você é quimica, esteticista, curiosa? Eu digo isso pois você tem opiniões fechadas de uma pessoa entendida na arte e isso me despertou a curiosidade. Parabéns pela blog te achei linda pela foto. Gostei!

    1. Ubiratan, eu sou apenas curiosa, mas pesquiso muito antes de dizer qualquer coisa aqui. Como minhas fontes de pesquisa são sempre sites de pesquisas ou coisas mais “sólidas”, acabo sendo uma pouco mais fechadas, mas sempre estou aberta a críticas. beijos

  25. Eu sou química e me deparei com essa matéria. Vc não cita o elemento essencial do Bepantol? A vitamina B??? Por que?

    1. Da mesma forma que eu não citei o óleo de amêndoas. A intenção do post era falar sobre as substâncias polêmicas. beijos

  26. Olá, Nyle! Excelente o seu blog. Quase comprei o Bepantol, mas uma mão do destino me fez cair aqui, e não compro mais. Ainda mais porque os produtos que usei a base de lanolina e petrolatum, ao invés de hidratarem meu couro seco, o pioraram mais. Interessante foi que a pele começou a ficar cheia de farpas, como madeira bruta. Gozado era na hora de esfregar as mãos: farpa para todos os lados. Uma comédia. Parecia uma múmia descascando. Imagine o sofrimento dos pobres bichos tendo que usar todo esse veneno. Se não é bom para nós, muito menos o é para eles. Vou pesquisar os sítios que você mencionou acima, para encontrar algo de bom para os meus pés, que estão iguais a pés de pedreiro. Tadinhos.
    Beijos e muito sucesso para você.

    1. Olá! Fico feliz que tenha essa consciência, mesmo! As manteigas vegetais citadas também podem ser usadas nos pés, assim como o Bepantol! beijoss

  27. Amei o seu blog, cheguei a usar o bepantol, mas resolvi me informar mais sobre tal produto e achei essas coisas horriveis. Concerteza não comprarei novamente. Com suas dicas usarei produtos mais naturais. Beijos

  28. Nyle,

    Queria um orientação sobre como usar as manteigas vegetais ( a manteiga de Karité da Sabão Glicerina que indicaste) na região dos olhos. Precisa de algum preparo ou é só dar uma amolecida e aplicar?
    Desde já agradeço.
    Bjs,

    1. Só dar uma amolecida (de preferência com o calor das mãos, pra que a manteiga nao fique quente na hora de aplicar nos olhos) e aplicar mesmo! beijos

      1. Valeu, Nyle. Estou louca para experimentar!
        Teu blog tem me ajudado muito. Estou, desde que comecei minha transição para o veganismo, sempre à procura de produtos cruelty-free e que tb não contenham ingredientes nocivos à saúde.
        Beijos,

  29. Estava lendo sobre as ” maravilhas ” do bepantol no facebook.
    Até me interessei, mas quando lí aqui que levam derivados do petróleo, me desinteressei.
    Ótima dica a sua sobre manteigas vegetais!

  30. Olá Nyle, No seu texto você comenta que manteigas vegetais são puras mas que não é aconselhável usar ao redor dos olhos e lábios, tenho um sério problema com olheiras gostaria que me indicasse oque poderia usar.

    Bjo!

    1. Não, na verdade eu digo que as manteigas vegetais que contém óleos essenciais que não é aconselhável usar ao redor dos olhos. Você pode aplicar óleo de argan puro!

    1. Elisa, na medida em que elas hidratam, se essas manchas forem decorrente do ressecamento, sim, ajudam a tirar. Esquente na palma das mãos até que fique maleável e aplique no lugar desejado. beijos

  31. Não poderia deixar passar desapercebido o fato de você responder a todos os comentários e duvidas de suas seguidoras,é a 1º vez que vejo tanta dedicação.
    Edith

  32. Olà! Gostei do seu post. Nao conhecia o seu blog. Entretanto, como geralmente eu faço, eu “pego” as informaçoes com muito criterio. Eu nao encontrei, na bula do medicamento os componentes Bepantol. Pode ser que dexpanthenol queira dizer todos os derivados do petroleo que vc cita no seu post, mas tb nao achei esta informaçao. Gostaria de verificar porque a foto que vc colocou poderia ser de qualquer outro medicamento, jà que eu nao vejo o nome desta pomada. Poderias me ajudar? Obrigada! E parabèns pelo blog!

    1. Carollina, a imagem que coloquei é da caixinha que veio junto com o bepantol derma, quando comprei. Se você for até a uma farmácia ou mesmo comprar vai ver exatamente esses componentes (a não ser que, da data do post até agora, eles tenham reformulado). beijos

  33. Ola Nyle… aonde eu compro a A manteiga da Sabão e Glicerina..tem algum site ou vende em supermercados, perfumarias? posso usar ao redor dos olhos? sou alérgica a muitos produtos cosméticos inclusive maquiagem, essa manteiga causa alergia? você fala sobre alguns produtos hipoalérgicos no seu site? pq pesquisei e não encontrei… obrigada beijos

    1. Kamila, o link da loja está no post. Se a manteiga for 100% pura você pode usar nos olhos, todas essas informações estão no post. Manteigas vegetais 100% puras raramente causam alergias em alguém, mas é preciso testar pra ver se vocÊ não é sensível. Eu ainda não falei sobre produtos hipoalergênicos, mas vou falar em breve!! beijoss

  34. Bem, meu comentário esta atrasado mas quando encontrei esse POST entre minhas pesquisas ,meus dedos coçaram para comentar e partilhar minha experiência.
    Antes de começar,parabéns para a pessoa que tão prontamente escreveu esse texto .

    Então,com ia dizendo …não é questão de “endeusamento” mas nos blog’s da vida descobri bepantol como o MILAGREIRO, curiosa e vaidosa como sou me rendi aos seus encantos..E COM ISSO, UMA DESPESA ENORME COM TRATAMENTO NO DERMATOLOGISTA E TRATAMENTO PARA A ALERGIA , NA MINHA PELE AO REDOR DOS OLHOS.

    Não estou 100% curada, a alergia vira e mexe resolve aparecer e através de puxar na mente , lembrei que usava bepantol derma, e consequentemente a alergia surgiu…Acredito que o problema seja nos componentes mencionados no texto acima…Fico me perguntando se isso se deve ao pantenol..Óleo mineral .. ou outros..Com isso , suspendi o uso do dos meus shampoos da pantene, meu gel de limpeza da loreal hidra confort amos com pantenol e outros com oleo mineral.

    Eu usava, bepantol ao redor dos olhos , e como consequência acarretou esses edemas .
    por tanto, quero frisar **minha opinião,minha experiência** não é por que aconteceu comigo, que vai acontecer com vc….MAS RESSALTO QUE EU NÃO CAIO MAIS NO CONTO DO VIGÁRIO, E OUTRA, BEPANTOL SOLUÇÃO NÃO AUMENTOU BRILHO ALGUM NO MEU CABELO, ASSIM COMO NÃO NOTEI HIDRATAÇÃO ALGUMA NOS LÁBIOS RESSECADOS .
    Gostaria de entender , por que esse produto caiu na graça do povão..Sorte,né?Cada um tem uma.

  35. Nyle, sei que o post é bem antigo mas tenho uma dúvida, bepantol é o mais recomendado para se utilizar depois que se faz uma tatuagem, queria saber se esses produtos que você sugeriu poderiam também substituir o bepantol para passar na tatuagem.

    1. Jéssica, manteigas vegetais são boas pra hidratar a região da tatuagem, prevenir o ressecamento. Eu nunca tentei, mas creio que devem ajudar bastante. beijos

  36. Republicou isso em Beauty by Melissae comentado:
    Ai, gente! Doeu ler essas “verdades” sobre meu sempre tão recomendado Bepantol… Preciso buscar alternativas urgentemente!!! Uso Bepantol nas cutículas, lábios, olhos… E nunca usei nada que se compare! Vou procurar alternativas já!!! Vale muito a pena ler esse post, viu?!

  37. Gente. Muito interessante e informativa esta postagem.
    Sou alérgica a Bepantol e descobri quando passei na tattoo, tive que tomar banho para tirar todo o produto. Achei que a pele estava sensível demais e não aceitou bem o produto. Resolvi passar nos lábios um tempo depois parar hidratar e tive a certeza de que era alérgica. Fique com os lábios iguais ao da Angelina Jolie.
    Sempre que me recomendam digo: sou alérgica. Nóóóssa, mas é de passar no bumbum de bebês.
    Está ai a constatação, com tantos derivados de petróleo, só podia dar alguma coisa mesmo.
    Parabéns pelo post.

    1. eu vim procurar pelo mesmo motivo, alergia ao bepantol, e o que mais me chamou atenção é ser alergica especialmente a ela, e nao a outras pomadas semelhantes. Deve ser algum desses componentes pesados mesmo.

  38. Oi Nyle!
    Descobri seu blog hj e estava lendo tdo isso,fikei indignada,pq usei mto bepantol…recentemente estou usando para estrias e até msm no rosto uma mistura de manteiga de karité com óleo de oliva,…o q vc acha?

  39. Muito tarde pra comentar?
    Eu sou bem pão dura e adepta de Noo Poo, meu óleo favorito é o de coco, não custa menos de R$30,00, e um dia encontrei uma receita de como fazer seu próprio óleo, ora, eu não ia me meter a fazer mais quis assistir o vídeo mesmo assim!
    Acabei fazendo porque é tão fácil! Com três cocos você faz 300ml de óleo, custo: R$6,00
    A receita:
    Após abrir o coco, descasque a parte marrom, já fiz vim e sem ela e o resultado é quase o mesmo, se quiser um óleo clarinho tira a parte marrom senão deixa, coe com peneira o mais fininho que conseguir, pegue uma garrafa pet e faz um furo pequeno na parte de baixo, vede esta parte com fita adesiva, pode ser até fita isolante porque a cola é forte.
    Coloque o coco batido na garrafa, tampe e guarde em local escuro com a garrafa deitada e o furinho pra cima.
    No dia seguinte quando for retirar vai perceber que se separou, embaixo está uma manteiga e encima água. Tire a fita do buraquinhoe despeje a água, se vc tem planta ela adoram esse soro.
    A manteiga que fica pode ser guardada na geladeira, ou vc pode colocar em uma panela para fritar, fica ótimo!
    Na dúvida procura no YouTube que tem vídeos!
    Eu uso no cabelo, na pele, é ótimo, natural caseiro, e nem da trabalho…

  40. Essa composição é também a do Bepantol solução??? Achei que o solução não tinha óleo mineral, por ser usada para no/low poo.

    1. Não, Natália, o Bepantol solução já é outra! Mas também deve conter alguns ingredientes polêmicos…

  41. Olá, Nyle! Muito bom, o seu blog! Parabéns pela clareza e por dividir suas informações, de maneira generosa e objetiva. Gostaria muito de saber sobre o BEPANTOL líquido..Vc sabe se ele tb é tão ruim quanto o outro?

    1. Luana, eu não conheço a fórmula mas é bem provável que tenha derivados de petróleo ou silicones, o que é bem ruim :/

  42. Olá Nyle gostaria que vc me ajudasse a encontrar um hidratante corporal e um facial que não contenham lanolina e nem glicerina. Descobri que sou alérgica a estes produtos.Obrigada.

    1. Oi, Fabienne, tudo bem? Procure pelos produtos de marcas como Cativa, Ikove e Alva, os sites oferecem as composições e certamente você achará algo bacana pra você!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s