Faça você mesmo: esfoliação purificante

clay colors 2

Outro dia minha pele estava bem uó e necessitando de uma boa esfoliação. Eu sempre prefiro argila para limpar a pele profundamente, mas a desvantagem é que quando o assunto é remover células mortas e refinar a pele, um esfoliante propriamente dito se sai melhor (por conta de seu poder mais abrasivo).

Como eu tinha argila aqui em casa e os Cristais de Quartzo da Terra Matter, achei bacana usar os dois, por que não? O esfoliante caseiro foi basicamente assim:

Esfoliação purificante para fazer em casa

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) rasa de argila (a mais adequada para o seu tipo de pele – no meu caso eu usei a branca)
  • 1 colher (sopa) rasa de chá de camomila (ou chá verde, se sua pele for oleosa) bem concentrado. Se a argila não estiver bem diluída, acrescente mais chá até formar uma pastinha cremosa (porém fluida, não tão dura), mas vá bem aos poucos para não errar na mão e ficar muito “aguado”.
  • 1 colher (chá) de Cristais de Quartzo da Terra Matter (se você não tiver cristais de quartzo, use açúcar cristal orgânico – não é a mesma coisa, mas chega perto!)

Como preparar

  • Em um recipiente limpo e seco, acrescente a argila em pó e posteriormente o chá (para diluí-la). Como eu havia dito antes, faça a diluição bem aos poucos para evitar que a mistura fique muito rala, ela precisa ser firme, uma pastinha. 
  • Acrescente os cristais (ou o açúcar) na argila e misture bem.

Aplicação

  • Umedeça o rosto (não é necessário lavá-lo com o sabonete antes) com água morna (para abrir os poros), vá pegando um pouco do esfoliante com a ponta dos dedos e fazendo movimentos circulares e leves por todo rosto (exceto boca e olhos, claro) 
  • Quando o rosto já estiver completamente esfoliado (e, consequentemente, “sujo” de argila), deixe agir por uns 3 – 5 minutos (não mais que isso)
  • Retire com água fria (para diminuir os poros e revitalizar a pele)
  • Aplique um tônico suave (para equilibrar o rosto e ajudar na diminuição dos poros) e em seguida seu hidratante (isso imprescindível para que a pele não tenha efeito rebote)

Por que usar essa receita?

  • Ao mesmo tempo que atua refinando e renovando a pele (por conta dos Cristais de Quartzo/do açúcar) superficialmente  ela ajudará a acalmá-la (se você usar o chá de camomila) ou desintoxicá-la (se você usar chá verde). A argila também contribui com sua ação purificante e suas propriedades terapêuticas.
  • Vale lembrar que nessa receita a argila não precisa agir como de costume (20 minutos), 5 minutos é o suficiente, mais que isso a pele ficará excessivamente limpa – e isso não é bom, pois aí ficará desequilibrada e vulnerável, podendo ter efeito rebote. 

Frequência de uso

  • Uma vez por semana apenas, a cada 15 dias ou esporadicamente, quando você achar que sua pele está precisando

Dicas

  • Você pode turbinar a receita com óleos essenciais (acrescente 2 gotinhas): caso você tenha pele normal a seca, vale usar OE de gerânio (anti-idade) ou lavanda (equilibrante, revitalizante, regenerador). Caso tenha pele mista a oleosa, OE de melaleuca/tea tree (adstringente, secativo, bactericida), lavanda ou alecrim é uma boa. Adicione as gotas de OE por último, depois que a receita estiver pronta e misture bem. 

Receita para cada tipo de pele

  • Argila branca + cristais de quartzo (ou açúcar) + chá de camomila + OE de lavanda (opcional): para peles normais, mistas e sem problemas relevantes com acne
  • Argila branca + cristais de quartzo (ou açúcar) + chá de camomila + OE de tea tree (opcional): para peles mistas e acneicas
  • Argila verde + cristais de quartzo (ou açúcar) + chá verde + OE de tea tree (opcional): para peles oleosas (acneicas ou não)
  • Argila amarela + cristais de quartzo (ou açúcar) + chá de camomila + OE de gerânio: para peles secas e/ou maduras

Confesso que tenho gostado muito da receita, mas só de vez em quando (normalmente uso apenas argila em pó – branca ou verde – diluída em chá de camomila, 1 vez por semana). Espero que gostem também!

11 comentários sobre “Faça você mesmo: esfoliação purificante

  1. Olá Nyle amei essa esfoliação. Vou testar sábado agora, minha pele está terrível e cheia de cravos e espinhas (digo que a minha pele está testando a minha paciência. Como não tenhos os cristais de quartzo vou adaptar com a sua sugestão. Depois volto aqui para contar o resultado.
    Bjs

  2. Dica muito boa para esfoliante. Sempre q procuro na internet aparecem as receitas de sempre: aveia, mel, etc..Sendo q na vdd a aveia ñ é nada indicada pra isso, uma vez que seus grãos são mto grossos. Talvez pra algumas parets do corpo seja ate´adequada, mas jamais para o rosto.

    1. Mas a aveia existe tanto em flocos grossos quanto finos, ou ainda na forma de farinha, geralmente é essa que se usa!

  3. Olá Nyle, voltei para contar o resultado da esfoliação. Fiz com o açúcar e minha pele ficou ótima, mais fina e macia. Agora todo final de semana irei esfoliar, minha pele é muito oleosa, no nariz dá para fritar um ovo (sei que exagero, mas é a sensação que tenho kkkkk). Amei a dica. Muito obrigada.
    Bjs

    1. Oba, que bacana! Se você notar a pele uma pouco sensível, dê um tempinho porque é uma esfoliação mais power. Mas se sua pele reagir bem, vai na fé! beijoss

  4. olá nyle, minha pele é mista com um pouco de acne e quando não hidrato fica seca parece que vai rachar.
    já usei várias marcas de hidratantes para o rosto e não consigo achar uma que eu realmente goste. poderia me ajudar ?

    1. Maria, hidratante é uma coisa complicada, é muito pessoal, varia tanto de pele pra pele… O que eu uso é a água biológica da livealoe, mas ela talvez não hidrate tanto quanto você gostaria :/

  5. valeu a dica da água biológica nyle vou fazer o teste!! nyle, vc sugere acrescentar óleos essências na esfoliação, mas onde encontro? bjs!!

    1. Onde você encontra óleos essenciais? Tem na loja Cativa Natureza, na Vitapura, na Delicatta. Só tome cuidado, certo? Se você nunca usou óleo essencial tem que ficar atenta, pois eles são muito concentrados, devem sempre ser diluído e aplicados em quantidade certa! beijoss

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s