Produtos que me ajudaram a lidar com a acne

skincare

Até 2012 eu nunca havia tido qualquer problema relevante com acne, apenas uma ou outra, esporadicamente. A partir daquele ano meu rosto ficou péssimo, minha testa começou a ter muita acne, meu queixo idem, e cada dia ficava pior. O que me desesperava também é que eu não sabia a causa exatamente, mas eu deduzo que tenha sido 5% por conta de produtos inadequados e 95% por estresse.

Sei que o certo era ter procurado uma dermatologista e eu me arrependo de não ter feito isso, teria me ajudado muito – não que eu fosse usar qualquer produto receitado, mas saber a causa teria me poupado demais, saber a raiz do problema é o primeiro passo para conseguir lidar com ele.

Bom, depois que aprofundei meus conhecimentos sobre ingredientes comedogênicos (que obstruem os poros, causando cravos e acne), parei de usar todo e qualquer produto que os contivesse.  Com isso minha pele só foi melhorando, mas ainda não estava 100%.

O segundo passo e o mais importante foi investir pesado em produtos (orgânicos e naturais, claro) antiacne e policiar mais minha dieta – apesar de ela nunca ter sido problemática, eu raramente como besteira. Abaixo estão os produtos que fizeram parte do ‘processo de cura’ e ainda continuam na minha rotina de cuidados diários com a pele:

Cuidados diários com a pele – DIA

  • Sabonete de argila branca da Cativa Natureza (para peles mistas): também usei o sabonete de argila verde (para peles oleosas) no começo, mas prefiro o primeiro, resseca menos e é mais gentil (apesar de limpar bem). 
  • Tônico Adstringente da Ikove: ele faz dupla com o adstringente da Aubrey (falarei abaixo). É o tônico que eu uso depois da aplicação de argila, pois apesar de ser “adstringente”, ele é muito suave (bacana para pele normal a mista). Eu também uso durante o dia porque o da Aubrey tem ingredientes fotossensíveis. Os ativos antiacne desse tônico da Ikove são bem bons, mas eu não conseguiria usar só ele, eu sentiria falta de um produto com uma limpeza mais profunda (por isso uso em conjunto com o da Aubrey).
  • Protetor Solar All Natural Sunscreen SPF 30 Face da Eco Logical (para peles mistas e oleosas): a textura não é uma maravilha e a espalhabilidade é uó, mas eu amo esse protetor e, apesar de sequinho, ele hidrata minha pele de modo a eu conseguir usá-lo como hidratante durante o dia.

Cuidados diários com a pele – NOITE

UPDATE: esse produto da Aubrey não existe mais, foi descontinuado pela empresa. Atualmente tenho usado o Tônico Facial para Pele Oleosa da marca Cativa, que é excelente para a acne. 

  • Água Biológica da Livealoe (para pele mistas e oleosas): bem levinho e com bons ativos antiacne. Não hidrata muito, mas não deixa a minha pele oleosa. Usava/uso à noite (porque durante o dia hidrato a pele com o protetor solar).

Cuidados extras

  • Argila verde em pó e argila branca em pó da Arte dos Aromas: 1 vez a cada semana eu escolho uma das duas e uso no rosto. A argila verde é excelente para peles acneicas, combate a oleosidade e purifica a pele. A branca também tem efeito adstringente (apesar de limpar menos que a verde) e é bacana para combater manchas, acalmar a pele. 
  • Limpeza Facial Floral da Ikove (para peles normais a mistas): faz dupla com o sabonete da Cativa. Ele é muito suave (por isso não recomendo muito para peles oleosas), eu usava (não uso mais porque acabou, estou de luto) para preparar a pele antes da argila ou quando meu rosto estava sensível e eu queria algo bem gentil.
  • Fluido Antiespinhas Rhassoul: não é bom usar todo dia por conta dos óleos essenciais, mas gostei muito do produto, embora não seja nada milagroso, dá uma baita ajuda para secar a acne. Usava/uso à noite apenas (tem ingredientes fotossensíveis).
  • Sweet Almond oil (óleo de amêndoas doces) – Now Solutions: aqui mostrei como eu retiro a minha maquiagem do rosto usando o óleo de amêndoas.

Acho que nessa seleção dá para ver claramente que eu gosto de ter produtos suaves e produtos ‘limpantes’, justamente para manter o equilíbrio da minha pele (lembram que eu falei disso aqui?). Tenho um adstringente mais forte e um mais fraco, um sabonete mais forte e um mais fraco, mas não por frescura, e sim porque a minha pele é complicada de lidar.

Caso você tenha pele bem oleosa você poderia usar produtos como o sabonete de argila verde da Cativa, o adstringente da Aubrey à noite, o da Ikove durante o dia e hidratante poderia ser a Água Biológica mesmo. E claro que também não é necessário que você tenha exatamente esses produtos, estou exemplificando.

De um modo geral, atualmente minha pele está 90% melhor que antes, mas ainda não está totalmente “lisinha”, sofro um pouco com manchinhas vermelhas que a acne deixou (e os produtos da seleção também ajudam nisso) e algumas acnes restaram.

Sinceramente não sei se os produtos que eu usei resolverão o caso de todo mundo, vocês estão carecas de saber que cada pele é uma pele e de repente o que dá/deu certo para mim pode não dar para você, mas me pediram esse post e achei bacana ajudar de alguma forma!

– Esse post não substitui a orientação de um dermatologista. Procure um profissional para saber a causa do seu problema, é imprescindível

– Os cosméticos citados podem conter ingredientes (óleos essenciais, extratos de plantas) que, embora naturais, não são indicados para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Consulte seu obstetra ou profissionais naturopatas 

6 comentários sobre “Produtos que me ajudaram a lidar com a acne

  1. oi gostei muito do seu blog..sou morena e estou com manchas nas axilas e virilhas. ja iria usar o bepantol quando vi seu blog.entao gostaria que vc me ensinasse uma receita para clarear essas manchas.

  2. hey… você poderia indicar outro adstringente para usar no lugar desse da Aubrey?
    Minha irmã é cheeia de espinhas, já tentamos de tuudo, mas nada resolve.. o maior problema agora são as manchas, esses produtos realmente ajudam a clarear?

  3. Moça, por favor poderia me dizer aonde consigo comprar os produtos da aubrey organics em São Paulo? De preferência em loja fisica!
    Não consegui achar ainda….
    Obrigada!

Comente!

