Guia de cuidados com a pele mista

390141-3513-48-e1322209065274

Quem – assim como eu –  tem pele mista (oleosidade concentrada na zona T – testa, nariz e queixo – e o restante do rosto normal ou seco) sabe que é extremamente difícil de cuidar. A maioria das pessoas peca ao lidar com a pele mista porque usam produtos para pele oleosa – ou por não saber identificar que seu tipo de pele não é esse (levam em consideração apenas a zona T oleosa); ou por até saber, mas achar que os produtos para pele oleosa são os mais indicados (e quase sempre não são).

Por muito tempo eu sabia que minha pele era mista, mas achava que os produtos para pele oleosa eram os mais indicados para mim. Usava adstringentes porretas, sabonetes fortíssimos, não hidratava por medo, e o resultado disso era uma pele totalmente sensibilizada, ainda mais oleosa na zona T (por conta do efeito rebote) e bochechas em estado crítico de ressecamento (eu tinha até manchas vermelha e ásperas de tanta “secura”).

À medida que fui me informando cada vez mais e conhecendo diversos produtos, aprendi que pele mista não precisa de limpeza profunda diariamente (só às vezes), e sim uma limpeza eficaz. Além disso, também percebi que o segredo para cuidar da pele mista é equilíbrio!

Combine produtos de limpeza e saiba entender o que sua pele “pede”

Para obter esse equilíbrio, passei a “combinar” produtos de limpeza (uma vez que há poucos produtos – naturais/orgânicos, pelo menos – realmente eficazes para peles mistas) . Funciona basicamente assim: se eu uso um sabonete que limpa bem, o adstringente (produto que complementa o sabonete, tira a sujeira que o mesmo não tira) que usarei em seguida não precisa ser forte, geralmente opto por um tônico (que também complementa o sabonete, mas é bem mais suave, não limpa tão profundamente); se uso um sabonete mais suave, em contrapartida uso um adstringente mais forte. Tudo isso sem dispensar o hidratante em hipótese alguma, claro!

Lembrando que a ordem correta é sabonete, tônico ou adstringente e depois hidratante, duas vezes ao dia. Só assim a limpeza diária da pele está completa

  • Links úteis: cuidados com a pele oleosa – limpeza, tonificação e hidratação (não é bem o caso já que estamos falando de peles mistas, mas nesse guia tem uns conceitos interessantes sobre limpeza da pele de um modo geral – o que é efeito rebote, porque não se deve lavar a pele inúmeras vezes ao dia, etc -, pode ser útil)
  • Sugestão de sabonetes líquidos suaves: espuma de limpeza da Cativa Natureza (resenha); Limpeza Facial Floral da Ikove (resenha)
  • Sugestão de tônicos suaves: se você pode gastar, o tônico adstringente da Ikove é interessante (resenha sai essa semana). Caso não possa, o tônico caseiro de chá verde ajuda.

Hidratação

O hidratante também varia um pouco, quando está mais frio, opto por um hidratante um pouco mais consistente, quando está calor prefiro produtos mais leves (o mesmo acontece se eu uso produtos que limpam muito – para compensar, uso algo mais hidratante para a pele não repuxar). Confesso que essa prática eu fazia muito antigamente, hoje em dia nem tanto, tenho usado somente um produto (água biológica da Livealoe), e talvez quando chegar o inverno testarei aloe vera como hidratante (verei ainda, se der certo venho contar!).

Máscaras faciais

Outro ponto importante é usar máscaras faciais 1 vez por semana para dar uma “zerada” no rosto, limpar profundamente. Se sua pele é mista, não tão oleosa, sensível e sem problemas com acne (ou bem pouco), vá de argila branca (usei por muito tempo a em pó da Arte dos Aromas e amo).

Se sua é bastante oleosa na zona T (mesmo hidratando e fazendo tudo direitinho) e com bastante cravinhos e acne, vá de argila verde (tenho usado a em pó da Arte dos Aromas).

Esfoliação

Se você não for usar argila, no lugar da mesma você pode usar um esfoliante facial, 1 vez por semana (nunca os dois na mesma semana, ou argila, ou esfoliante). Caso você tenha pele sensível (fica vermelha e/ou ardendo com facilidade), opte por esfoliante suave, com grânulos pequenos e abundantes, não muito abrasivo. Caso não tenha pele sensível, opte por um esfoliante com grânulos um pouco maiores, pois esfoliam mais, são mais abrasivos.

O mais importante é você saber perceber o que dá certo e o que não dá: a minha pele, por exemplo, não dá certo com esfoliantes fortes. Por ser sensível, se o produto for muito abrasivo, minha pele surta, fica vermelha, ardendo, produz o dobro de oleosidade – e quando uso esfoliantes suaves isso não ocorre. No meu caso, menos é mais!

Vale lembrar que tudo isso foi dito com base na minha experiência (pois tenho pele mista) e no que eu observo na maioria das pessoas que me mandam emails, deixam comentários. Não digo que esses cuidados são irrefutáveis, que vai dar certo para 100% das pessoas, mas tendo em vista tudo que já pude notar e comprovar, é 98% de chance de dar certo. Se você tem pele mista, vale a pena tentar!

 

13 comentários sobre “Guia de cuidados com a pele mista

  1. Guria que blog show! Meu adorei tudo por aqui. Assuntos que realmente fazem parte do nosso dia a dia. Parabéns. Eu sofro muito com a pele mista também, credo odeio, rs! Cheguei no teu blog por causa da “Panetini” que estou viciada e puxei no google e apareceu teu blog, e olha que achado hein 🙂

    1. Aline, que bom que gostou! Volte sempre, o blog é atualizado de segundo a sexta, sempre tem coisa nova, acho que vai gostar! beijoss

  2. OI NYLE, ESSE SEU POST É OTIMO. NOSSAA!!!!, JAH GASTEI TANTO COM PRODUTOS PARA A PELE DO ROSTRO,MAS NÃO ESTOU CONTENTE COM ELA. USEI ASEPXIA, AFFACLAIR, …
    DO CASO DO TONICO OU DO ADSTRINGENTE, DEVE USA-LOS EM TODA A FACE OU SÓ NA ZONA T??
    GRATA
    ; )

  3. já tem guia para pele oleosa e mista, falta pra normal e seca! hehehe tenho a pele normal, por isso nunca cuidei muito e n encontro muitas referências (porque costumam focar nas oleosas e secas mesmo), e estou agora trocando todos os meus produtos por produtos mais naturais e cruelty-free e queria sugestões para o rosto, tudo o que conseguir dar, porque realmente estou super por fora… então se vc souber de produtos de cuidados com o rosto (limpeza, tônico, hodratante, protetor, hidratação profunda, esfoliação) para pele normal ou onde posso encontrar essas informações, seria bem legal (:

  4. Nyle, por muito tempo eu tive certeza de ter pele oleosa, mas eu ando em dúvida, porque minhas bochechas não são oleosas, mas em compensação, a zona T é EXTREMAMENTE oleosa, em especial a testa, fico com aquela aparência gordurosa péssima ):
    Eu uso 0 produtos pra pele e só agora comecei a me preocupar em cuidar diariamente com o básico, já comprei 2 dos produtos que você costuma citar, só to esperando chegar. Nessa situação, ainda é mais adequado eu tratar como pele mista? Porque minhas bochechas não são ressecadas, elas apenas não são oleosas. Obrigada!

    1. Nathália, tudo indica que sua pele seja mista! As minhas bochechas são levemente ressecadas, mas estão mais pra normais, e minha zona T é meio sebosa hahahah. Se você usar produtos pra pele mista acho que dá certo, embora os produtos naturais/orgânicos que são indicados pra pele oleosa costumam a dar certo pra pele mista também. Depois que você começar a cuidar com frequência você vai ver que vai melhorar muito! beijoss

  5. Oiie…eu tenho 15 anos(a época que mais temos espinhas kjfhsdi)…e eu acho que eu tenho a pele um pouco mista(porque é só na testa .-.), mas a minha mãe acabou sem querer comprando um gel facial para pele normal quase seca( mas hidratante e esfoliante é pele mista mesmo)…eu posso ter mais espinhas usando esse gel facial?? Obg *0*

    1. Vitória, eu creio que sim, depende da composição do produto. Acho que você pode usar o produto por umas 2 semanas ou menos e observar se aumenta sua oleosidade, espinhas, cravos, etc. beijo

  6. Eu nao sei se minha pele é Mista ou oleosa, na verdade na testa eu tenho cravos e un pouco de cravos no rosto más não considero oleosa e nem mista pq qd eu limpo a minha pele e passo protetor solar eu sinto ela meio seca mais fica luminosa por isso tenho duvidas do que passar

Comente!

