Experiência: o bom e velho óleo de amêndoas como demaquilante

3 (2)

Quem diria… Nossas mães e avós sempre estiveram certas sobre o óleo de amêndoas como demaquilante: funciona. Há algum tempo comprei esse da Now Solutions (resenha aqui) e venho usado desde então para demaquilar o rosto. O processo é o seguinte: pego uma quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos de óleo, espalho na ponta dos dedos e vou aplicando no rosto em movimentos circulares, firmes (para dissolver a maquiagem). Se precisar de mais, pego mais óleo e aplico onde for necessário.

Faço essa massagem na pele por uns 3 – 5 minutos, pego uma toalhinha macia e não muito abrasiva e, suavemente, retiro  esse excesso de óleo e maquiagem (o rosto vira uma lama, já vou avisando) – não tiro tudo, nem fico lá esfolando a pele com a toalha, só removo o excesso!

Feito isso, parto para minha rotina de cuidados diários: sabonete (potente, de preferência), adstringente (indispensável), hidratante – vale destacar que não dá para usar óleo de amêndoas como demaquilante e não limpar o rosto muito bem depois. Na área dos olhos eu até uso o óleo de amêndoas para dissolver rímel e tudo mais, mas confesso que para essa região prefiro  um demaquilante propriamente dito.

Sei que vão perguntar, então já respondendo: esse ritual não agravou minhas espinhas, nem meus cravos e, sim, noto que quando uso o óleo para demaquilar (à noite, geralmente, quando chego em casa), minha pele acorda mais oleosa que o normal. Mas, como eu disse, o método não obstruiu meus poros (o óleo de amêndoas não é comedogênico). Estou gostando demais!

De um modo geral, claro que o óleo de amêndoas não tira 100% da maquiagem, principalmente se for à prova d’água, o que ele faz é “dissolver” os produtos que estiverem no rosto para que você possa retirá-los da pele com facilidade por meio da toalhinha, da limpeza com sabonete e por fim com o adstringente. Esse método só funciona legal se você cumprir todas essas etapas (caso tenha a pele seca, use um tônico no lugar do adstringente).

Ah, vale lembrar que o óleo que eu uso é 100% puro. Os que são vendidos em farmácias e perfumarias tem inúmeros derivados de petróleo e outras substâncias polêmicas que, além de não serem adequadas para aplicar no rosto, com certeza darão espinhas. Portanto, certifique-se que o óleo de amêndoas seja 100% puro ou tenha no máximo vitamina E natural (tocoferol) ou algum óleo essencial para conservar, como lavanda ou melaleuca (tea tree).

23 comentários sobre “Experiência: o bom e velho óleo de amêndoas como demaquilante

  1. Nyle, oleo de coco tambem retira a maquilagem, e muito bem! nao deixa oleosa a pele, e ela fica muito muito saudavel. experimenta quando puder o oleo de coco orgânico, aquele mesmo que a gente usa na comida, o prensado a frio e de boa marca. uso ha anos e adoro! beijos

    1. Silvia, o óleo de coco é altamente comedogênico, não funciona para peles acneicas como a minha. Para peles normais, secas e até mista pra seca pode dar certo, mas pra peles mistas pra oleosa e oleosa, com tendência à acne, não funciona, infelizmente, :/ beijoss

      1. Minha pele é mista. Você saberia me dizer se o óleo de semente de uva é comedogênico? Funcionaria pra o meu tipo de pele? Sabe me dizer se aqueles da marca Farmax presta? É puro?

  2. Nyle,

    Comprei um óleo de amêndoas numa farmácia de manipulação e eles me garantiram que é 100% puro, mas achei o cheiro meio “fedorento”.
    O seu também é assim, com um cheiro não muito agradável?

    Eu misturei o óleo de amêndoas com a água de rosas para fazer um demaquilante bifásico.

    1. O cheiro do óleo puro é uó mesmo, é bem forte. Na fórmula do óleo está escrito o que? Pra ser puro, na composição tem que estar apenas: Prunus amygdalus oil ou Prunus amygdalus dulcis oil. Se tiver isso e mais coisa, aí ele não é puro! beijoss

      1. Poi é, no frasco só tem escrito “óleo de amêndoas”, mais nada.
        Fui na Fármacia (onde encomendei) e eles falaram que não tem dizendo o nome do ingrediente, porque só tem o óleo de amêndoas puro, não misturam outra substância.
        Bom, na próxima vez, acho vou tentar outra farmácia, que coloque o nome do ingrediente no rótulo. Assim fica mais garantido, né?

        Obrigada pela informação!

      2. Sim… Mas olha, vale lembrar que tem muitos estabelecimentos sacanas que misturam óleo mineral ou óleo de soja no produto pra “render” mais e lucrar às custas dos outros, e isso não vem no rótulo. Eu acho bacana você investir, se puder, claro, em marcas como a Now Solutions, By Samia, Harmonie, Bioessência, Terra Flor, Ikove, pois essas tem bons óleos e a qualidade é garantida. Eu não saberia afirmar com absoluta certeza se todos são 100% puros, eu acho que talvez possam ter algum conservante (tipo vitamina E), então vale a pena consultar o SAC. Mas no geral, ouço falar bem dessas marcas. beijoss

      3. Oi, Nyle!

        Como eu não senti confiança na farmácia de manipulação onde comprei o óleo de amendoas, resolvi consultar os SACs das marcas que você sugeriu e decidi comprar o óleo de amêndoas da Ikove, já até recebi pelo correio. Estou gostando.
        A Ikove possui óleo vegetal 100% puro, prensado a frio, adicionam apenas vitamina E.
        A Terra Flor foi outra marca que gostei muito (site organizado e bem explicativo e a resposta do SAC foi rápida), só que não tem óleo de amêndoas, mas acho que depois vou experimentar o óleo de semente de uva (segundo o SAC da marca: óleo vegetal 100% puro, prensado a frio, adicionam apenas vitamina E).

        A Arte dos Aromas, vc não citou, mas pesquisei tb e eles responderam que o óleo vegetal é 100% puro, prensado a frio, não adicionam vitaminas. Deve ser bom….vou testar depois.

        Obrigada, mais uma vez, pelas suas dicas. São preciosas!!!
        Beijos!

  3. Nyle,

    O óleo de girassol (100% puro) também serve como demaquilante?
    Já que ele tem 0 (zero) de comedogenicidade, pois minha pele é oleosa e acnéica.

    1. Se não for o pra uso culinário e sim pra uso cosmético,sim, serve. Só que a questão é que de repente ele pode não ter uma consistência tão “viscosinha” pra você conseguir massageá-lo na pele sem que ele absorva, sabe como? Pode ser que ele já comece a absorver e isso atrapalhe o processo. Minha pele é mista e acneica e o óleo de amêndoas 100% puro resolve pra mim! Mas acho que você pode dar uma chance pro óleo de girassol sim, creio que possa dar certo se não ocorrer nada daquilo que te expliquei, compensa fazer o teste! 😀

  4. Oi, Nyle. Conheci seu blog há pouco tempo e já li tanta coisa interessante! Obrigada por compartilhar. Vi a comedogenicidade dos óleos que você linkou e queria saber se poderia usar o de semente de uva para retirar a maquiagem, já que ele seria menos comedogênico que o de amêndoas. Ou o de amêndoas têm propriedades mais específicas para retirar a maquiagem? Vc conhece alguma mistura que possamos fazer com óleos vegetais ou essenciais, se for o caso, para amenizar olheiras? Um abraço!

    1. Então, uma leitora até me perguntou isso uma vez, e a questão é que o óleo de amêndoas tem uma textura menos leve que o óleo de semente de uva, e assim ele não absorve com facilidade, permitindo que você massageie a pele sem ter perigo do óleo absorver ou não deslizar tão bem no rosto. O de semente de uva é mais leve e de repente pode não dar o mesmo efeito. Mas, caso você use ele e ache que tá legal, não tem problema nenhum!

      Eu vi uma vez uma receita nesse sentido pra olheiras, só que eu perdi, não consegui achar de novo. Mas um produto natural que muitas meninas tem elogiado pra mim é o bálsamo para olhos da Sal da Terra. Ele é tipo uma manteiguinha pra usar na área e hidratá-la. Creio eu que não seja o tipo de produto que você usa antes de se maquiar porque ele pode ser um pouco oleoso (ainda não usei, mas talvez possa ser assim), mas antes de dormir é perfeito. beijos

  5. Olá!! Estou adorando seu blog!
    Depois que descobri sobre o perigo da maioria dos cosméticos devido as substancias pouco seguras e estudadas estou assustada com as intenções macabras por detrás das industrias cosmética e farmacêutica.
    Há dois meses passei a usar azeite de oliva extra virgem como demaquilante! É ótimo tira inclusive rímel a prova d’água. Passo uma quantidade razoável do azeite no rosto,pescoço e colo esfrego e retiro o excesso com papel higienico. Só isso já tira praticamente toda a maquiagem do rosto,pois quando repito o processo o papel sai limpo. Limpo o excesso com a toalhinha e no banho lavo o rosto com um sabonete facial.
    Antes eu estava usando o óleo de amendoas, de farmácia que não deve ser puro e achei horrível pois ele é muito grosso e viscoso, já o azeite de oliva é leve e fácil de limpar. Minha pele é oleosa e com tendencia a espinhas e cravos e o azeite não fez minha pele produzir sebo. Uso também na depilação com lamina nas pernas antes de passar o sabão. Para umectar os cabelos antes da lavagem não achei bom, pesou meu cabelo.
    Abraço.

  6. Olá, gostaria de saber se os óleos manipulados, têm os mesmos benefícios que os prontos 100% vegetais, aguardo resposta, obrigada.

    1. Depende muito da marca, da farmácia de manipulação. Eu acho mais seguro comprar de marcas confiáveis mesmo (Terra Flor, By Samia, Laszlo, etc), 100% puros ou então com no máximo vitamina E ou algum conservante não muito nocivo, como ácido cítrico. ;beijos

  7. Olá Nyle, gostaria de tirar uma dúvida.
    Para um mix de óleos para o rosto num total de 30 ml. Quantas gotas de cada óleo essencial é utilizada e quanto base óleo vegetal?
    Obrigada
    Ana lucia

Comente!

