Comparando: arroz branco x arroz integral… Qual é o melhor?

parboiled-rice

Assim como o feijão, o arroz é indispensável no almoço dos brasileiros, todo mundo sabe. Infelizmente, apesar de ter gosto, aparência e textura de grande aceitação na maioria das famílias, o arroz branco é pouco nutritivo se comparado ao integral.

Abaixo fiz uma comparação muito interessante que mostra, em valores numéricos, as diferenças entre os dois (arroz integral e arroz branco tipo 1). Não preciso nem dizer, vocês verão: o arroz integral ganha de lavada!

Os dados abaixo são referentes a uma quantidade de 75 g (2 colheres de sopa) dos dois tipos de arroz:

Calorias

  • Arroz integral: 93 kcal 
  • Arroz branco: 96 kcal 

Proteínas

Responsáveis por manter a integridade da pele, das unhas, dos tecidos, ossos, cabelos. Também assumem função energética (na falta  de carboidratos e lipídios, elas entram em ação como fonte de energia) e hormonal (fonte)

  • Arroz integral: 1.95 g de proteínas
  • Arroz branco: 1.875 g de proteína

Carboidratos

  • Arroz integral: 19.35 g de carboidratos
  • Arroz branco: 21.0 g de carboidratos

Fibras

  • Arroz integral: 2.025 g de fibras 
  • Arroz branco: 1.2 g de fibras 

Cálcio

  • Arroz integral: 3.75 mg de cálcio
  • Arroz branco: 3 mg de cálcio

Magnésio

Veja aqui sua função

  • Arroz integral: 44.25 mg de magnésio
  • Arroz branco: 1.5 mg de magnésio

Fósforo

Veja aqui sua função

  • Arroz integral: 79.5 mg de fósforo
  • Arroz branco: 13.5 mg de fósforo

Ferro

Veja aqui sua função

  • Arroz integral: 0.225 mg de ferro
  • Arroz branco: 0.075 mg de ferro

Potássio

Veja aqui sua função

  • Arroz integral: 56.25 mg de potássio
  • Arroz branco: 11.25 mg de potássio

Zinco

Veja aqui sua função

  • Arroz integral: 0.525 mg de zinco
  • Arroz branco: 0.375 mg de zinco

Como podem ver, o arroz integral é rico em minerais (ao contrário do branco, que é paupérrimo), contém menos calorias e carboidratos, mais proteínas e fibras. Além de nutrir, as fibras e proteínas ajudam a prolongar a saciedade, fazendo com que você coma menos, demore mais para sentir fome. Sem contar que o consumo de fibras ajuda na limpeza do organismo, no bom funcionamento do intestino e na manutenção de bons níveis de colesterol.

Há algum tempo eu só consumo arroz integral e confesso que no começo foi um pouco estranho, mas tudo é questão de costume: hoje, o que me causa estranhamento mesmo é comer arroz branco. Eu gosto de ambos, confesso, mas a sensação de saciedade (fora o fato de ser nutritivo) me faz preferir o integral!

Creio que não há motivos para não consumir o arroz integral, vale bastante a pena fazer um esforço e inclui-lo na sua dieta. Por que não? O seu organismo agradece!

12 comentários sobre “Comparando: arroz branco x arroz integral… Qual é o melhor?

  1. Eu gosto dos dois. Na verdade, só gosto do arroz branco quando tá refogado. Ele só com aquela brancura todo me brocha. asiuhodua
    E também pelas informações sobre potássio e fósforo, vou continuar a dar mais preferência ao integral mesmo.

    :**

  2. Oi Nyle! gostei muito do seu post, só vou acrescentar uma coisa, eu mudei pra arroz integral sem saber de seus benefícios, como sou fresca com gosto de comida e o arroz branco pra mim não tem tanto gosto (a não ser o tempero que a gente coloca) eu prefiro 10x o arroz integral por ter mais sabor que o branco! e ele tem uma textura diferente e é muuuuuuito gostoso! parabéns pelo post!

  3. Eu já havia provado o arroz integral mas nunca havia aderido na minha alimentação. Agora que estou de dieta e tentando me reeducar na alimentação é que comecei a comê-lo e adoro. Não acho ruim como todos dizem.
    Muito bom e esclarecedor seu texto.

  4. O que fazer para tornar o arroz branco mais nutritivo, para quem não tolera o arroz integral, que não é meu caso mas minha filha que terá sua dieta alterada, por se encontrar com a glicose acima dos níveis normais? Realmente sua tabela comparativa ficou muito boa, gostaria de acrescentar que aqui no Nordeste tínhamos o costume de lavar o arroz branco, acredito que ainda se usa, você teria alguma coisa sobre isto o benefício ou mal que provoca esta lavagem? Obrigada

    1. Nadjane, foi por recomendação médica que ela precisa parar de ingerir arroz integral? Então, sobre lavar o arroz eu também lavo, mas realmente não saberia te dizer se perde nutriente, eu acho que não, mas um nutricionista poderia te informar melhor. beijos

  5. OLá! Sempre fico na dúvida em relação a lavar ou não o arroz! E tem uma marca específica que seja melhor ( mais confiável?) Não estou colocando sal: salsinha sim!

    1. Eu lavo, não sei se isso acarreta algum problema, não sei, nunca me informei acerca disso. Eu gosto da Mãe Terra e Jasmine! beijos

  6. Recomendo fortemente que a autora se informe a respeito dos antinutrientes presentes nos grãos. O arroz integral não é tão saudável assim.

Comente!

