Shampoo Orgânico Lippia Alba, Herbia

100_2085

Depois de ter trocado todos os meus produtos de cuidados diários para o rosto convencionais por orgânicos e naturais, agora estou focando em substituir os produtos capilares. Como estou sem cartão de crédito (som de marcha fúnebre),  arrematei um produto brasileiro: o shampoo Lippia Alba da Herbia, muito bem falado lá no Grupo de Discussão sobre Cosméticos Naturais (já está participando? Corre lá!).

O Shampoo Orgânico Lippia Alba contém extrato natural de Castanha do Pará e Açaí, promete promover uma eficiente higienização, fortalecer os cabelos, proteger a cutícula e diminuir a oleosidade do couro cabeludo, mantendo os cabelos macios e perfumados por mais tempo. Indicado para todos os tipos de cabelo.

Sua fórmula é 100% natural, vegan e bem rica em termos de ativos vegetais – vale uma menção honrosa à quantidade de óleos essenciais persentes na composição.  Não há nenhum ingrediente nocivo no produto, mas alguns deles são um pouco polêmicos, como o ácido benzóico (evidências limitadas de toxidade para os órgãos do sentido – fonte) e o álcool benzílico (pode promover danos através dos radicais livres, ressecamento e alergias em pessoas suscetíveis – fonte).

100_2087x

A fragrância do produto é um espetáculo, na minha opinião. É herbácea com um toque cítrico, quem gosta de cheiros frescos certamente vai adorar. Não chega a ser tão forte e não se pronuncia tanto assim nos fios, só um pouco, mas confesso que sentir o cheiro durante o banho é bem agradável!

Algo que eu gostei bastante nele é que ele é gentil com o couro cabeludo, não o agride. Nessa região eu sou extremamente sensível, tudo me dá coceira na cabeça, descamação, feridinhas, e ele não me deu nada disso, o que é excelente.

A textura do produto é densa, um pouco “gelatinosa”, e isso faz com que o rendimento não seja bom – pelo menos no meu caso (tenho cabelo bem grande). Para se ter uma ideia, a cada lavagem completa eu uso uma quantidade equivalente a 5 moedas de 50 centavos, às vezes até mais. Apesar de vir 300 ml (que não é pouco), considero isso um ponto negativo.

Na primeira “ensaboada” ele faz pouquíssima espuma, quase nada. Já na segunda ele já confere uma espuma mais pronunciada, cremosa, mas pouca também. Indo direto ao ponto: ele não ressecou meu cabelo (que é misto), promoveu um brilho bem bonito, maciez, mas infelizmente não funcionou tão bem em mim no quesito limpeza e não diminuiu a oleosidade.

IMG255Foto tirada de celular – relevem a qualidade

Se eu não lavar o cabelo muito bem (ensaboando bem o couro, em todos os cantos da cabeça) e não repetir a aplicação, os fios ficam grudando na raiz, como se não tivessem sido lavados direito. Funcionar ele até funciona, mas é preciso ter muita paciência, usar bastante produto, repetir a aplicação – o que me deixou bastante decepcionada.

Apesar de tudo, é um shampoo interessante caso você goste de cheiros bem frescos, esteja procurando um produto com uma fórmula sem ingredientes nocivos, tenha cabelo seco a normal e no máximo até o comprimento dos ombros. A limpeza dele é suave, a chance de ressecar é pequena, e a questão do baixo rendimento não irá incomodar, pois os fios são bem menores.

Paguei cerca de R$ 30,00 no Shampoo Orgânico Lippia Alba, e comprei com a Flavia da loja Cheiro de Mato, ela é uma querida, muito atenciosa e paciente. Por enquanto a Cheiro de Mato não faz vendas em loja online (fará em breve), mas tem loja física (Galeria Nove de Março, loja 13, Rua Nove de Março, 774 – Centro – Joinville – SC) e caso você queira comprar com ela também, basta entrar em contato por email: cheirodematocosmeticos@oi.com.br .

– O produto em questão foi resenhado com base em minha opinião sincera e despretensiosa. A análise foi feita a partir do desempenho do mesmo em minha pele, bem como do clima do local onde vivo (Cruzeiro – SP, tropical de altitude). Lembre-se que o que dá certo para mim pode não dar certo para você e vice-versa!

– Caso você esteja grávida ou amamentando, procure seu médico antes de usar o(s) produto(s) em questão, pois pode(m) conter ingredientes (óleos essenciais, plantas, etc) não recomendados para você (mesmo sendo naturais). 

10 comentários sobre “Shampoo Orgânico Lippia Alba, Herbia

  1. Yay! Está de volta a Nyle!
    É mesmo difícil achar um shampoo ~bom~ ou o problema tem sido só comigo?
    Estava adorando este até saber que não rola pra cabelo grande ;/

    1. Tá difícil, estou na caça! Então, sei lá, se seu cabelo é misto e comprido (assim como o meu), eu não recomendaria… Ele pode até funcionar, mas tenho minhas dúvidas. Beijoss

  2. Nyle, você não acha que de fato a massagem deve ser o aspecto mais importante na hora de limpar o couro cabeludo? Eu ODEIO shampoo que resseca o cabelo. Tem gente que até curte uma ressecada no cabelo na hora de lavar, mas eu não vejo nenhuma vantagem nisso. Eu acho que os shampoos sem sulfatos devem vir com um comportamento diferente da gente diante do produto. Pra mim, lavar o cabelo é sinônimo de massagem. O que aliás é que as meninas do low/no-poo praticam. Óbvio que tem shampoo que você espalha um pouco no couro e já sente o cabelo limpo, mas acho que isso sempre vem com um custo para os fios. (Nem preciso dizer que essa é apenas a minha opinião, né? 🙂

    1. Como eu disse no post, quando uso ele, faço bastante massagem e lavo todos os cantos do couro 🙂 o problema é que pra isso, eu gasto quilos de shampoo. E, né, o produto custa 30 reais… Eu também odeio shampoo que resseca, mas pra mim, infelizmente, nesse sentido eu prefiro um produto que resseque um pouco do que um que não limpe tão bem. beijoss

  3. É, estou tendo problemas em achar um shampoo natural que funcione comigo, por isso estou testando usar sabonetes em barra (duram bem mais e se não der certo eu uso na pele mesmo). A minha sorte (ou azar, né) é que eu tenho pouquíssimo cabelo e ele não é muito comprido, aí fica mais fácil de lavá-lo.

    1. Ainda bem, né? Eu tenho um puta cabelão, aí complica. Também to nessa de querer experimentar sabonetes em barra pra lavar o cabelo, mas to procurando um pra poder fazer isso. Você indicaria algum? Beijoss

      1. Tô em fase de teste ainda, Nyle. Estou usando o sabão de coco e alecrim que eu comprei da Sal da Terra. Depois vou testar o de argila verde deles. Me disseram muito bem dos sabonetes da Sachi, talvez vale a pena testar, se não der certo no cabelo você acaba aproveitando pra outras coisas.

      2. A Sachi é boa mesmo, depois vou perguntar pra Michelle do Tantas Plantas se ela conhece algum sabonete bom pra eu usar no cabelo! Quando testar o da Sal conta lá no grupo 😀 beijoss

Comente!

