Como preparar proteína texturizada de soja?

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Foto: Reprodução

A maioria esmagadora das pessoas acha que carne de soja (também chamada de proteína de soja, proteína texturizada de soja ou ainda PTS) tem gosto ruim – e é compreensível, muitos não sabem prepará-la da maneira certa. Quando feita corretamente, a PTS assume o gosto dos temperos que forem acrescentados a ela, ou seja, fica saborosa, não interfere em nada.

Para quem nunca ouviu falar da carne de soja, vale alguns esclarecimentos. Primeiro, os tipos: existe a proteína de soja miúda, que lembra “carne moída” (e geralmente é mais bem aceita pelos não vegetarianos), e existe a proteína de soja graúda, que lembra pequenas “bolinhas” (geralmente são usadas em estrogonofes). As proteínas de soja também variam na coloração, mas isso é mais uma questão ‘estética’, não vejo tanta diferença de sabor, embora algumas pessoas tenham preferências por achar o gosto de uma melhor que a outra, etc.

Outro ponto inicial para falarmos sobre a proteína de soja é a hidratação. Para que a mesma fique com uma textura própria para o consumo, é preciso deixá-la de molho. Uma das maneiras de fazer isso é a seguinte: coloque a proteína de soja em um recipiente, ferva uma porção de água (o suficiente para cobrir toda a proteína de soja nesse recipiente), coloque na proteína e deixe de molho por 3o minutos (ou o tempo necessário para que a proteína adquira uma consistência de “esponja”, ela precisa estar bem macia).

Depois que a proteína de soja já estiver hidratada, lave-a em água corrente até que a água saia transparente. Essa etapa é extremamente importante para evitar que a proteína fique com gosto forte. Retire o excesso de água da proteína de soja apertando-as com as mãos (ou com um espremedor de batatas) e pronto, a partir daí você já pode começar a temperar!

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Foto original: Flickr

O segredo da proteína de soja, assim como qualquer comida, é o tempero. Abaixo tem um vídeo bem instrutivo de como prepará-la (e isso vale tanto para a proteína graúda quanto a miudinha).

Um adendo que eu faço à receita acima é que caso você vá consumir no dia a dia, é interessante diminuir a quantidade de sal (no vídeo achei que tinha um pouco além da conta) e optar: você você usa sal, ou você usa shoyu. Os dois juntos não é bacana, pois a receita ficará com uma quantidade um pouco grande de sódio, o que não é saudável.

Se você não quiser fazer a proteína de soja assada como no vídeo, você pode fazer refogada mesmo: coloque um pouquinho de azeite extravirgem na panela, acrescente a proteína com os temperos e vá mexendo até que a cebola fique transparente.

Outra receita bem bacana é a de hambúrguer de soja (veja abaixo). É um pouco mais elaborada, mas é uma alternativa mais saudável aos hambúrgueres de soja industrializados, que geralmente têm quantidades altas de sódio. Faça você mesma o seu!

Mais uma vez, caso você queira consumir essa receita com frequência e tenha problemas com retenção de líquidos ou hipertensão, opte por um dos dois: ou shoyu, ou sal, nunca os dois. Se mesmo assim você quiser usar os dois, use o mínimo de sal possível.

Por último, acho que não preciso nem dizer: os temperos você pode variar, usar a criatividade. Se você não gosta de pimenta, use outra coisa no lugar, se não gosta de hortelã, use manjericão ou o que for da sua preferência!

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21 comentários sobre “Como preparar proteína texturizada de soja?

  1. Eu fervo a proteína no microondas por mais ou menos um minuto ja com a água, não deixa gosto forte nenhum não, só não sei se ela perde alguma propriedade por conta disso ;~

  2. achei interessante essas dicas, mas quando comi o que não me agradou foi a textura, o sabor estava bom.
    o certo é que ela fique com a textura de esponja mesmo?
    achei meio estranho na hora de mastigar…
    até mais!

    1. Então, mas essa questão da textura é dela mesmo, ela tem uma texturinha de esponja, mas isso tudo é questão de costume. Das primeiras vezes a pessoa nota e estranha, quando passa a comer constantemente, acostuma, mesmo. beijoss

  3. A PVT quando bem preparada fica uma delícia ♥
    Tenho uma receita de almôndega aqui que é uma das melhores coisas feitas com carne de soja que eu já comi.
    Fora que faz um bem danado pro intestino. Só alegria.

  4. Adorei o post!!! eu comi soja por muito tempo, é uma coisa que se não souber preparar,fica bem sem graça.Acho que parei de comer por preguiça de preparar mesmo,mas eu gostava

    1. Tauany, na maioria dos supermercados vende, dá uma perguntada pra alguma pessoa que trabalha lá! Casas de produtos naturais também comercializam proteína de soja

  5. Estamos consumindo a PST crua, misturada a cereais e iogurte, gostaria de saber se alguem tem alguma informação se essa forma de consumo é correta ou não… A única coisa negativa que notamos foi o gosto amargo…

    1. Jose Carlos, a PTS deve ser hidratada em água fervente (até amolecer totalmente) pra consumo, dessa maneira não é bacana. E acho bacana limitar o uso pra 1x por semana, no máximo…

  6. Gente, alho temperado com sal, depois sal, caldo de legumes e shoyo? Nossa deve ter ficado super salgado! =/ Mas enfim, eu gosto e é uma ótima opção pra sair um pouco da carne vermelha. A lasanha com “carne” de soja fica uma delícia!
    Só tenho uma dúvida que nunca consegui elucidar. Depois de temperada, posso deixar ela na geladeira por quantos dias? Tipo, deixar pré- preparada pra facilitar no dia a dia, como a gente faz com os bifes de carne, sabe? Porque o processo de hidratação é um pouco demorado, e adiantar esse passo seria uma mão na roda, mas não sei se deixá-la na geladeira apodreceria a soja. Será?

    1. Isso tudo de tempero eu também acho demais! Geralmente apelo mais pra ervas mesmo. Acho que a soja pré-preparada deve durar tipo uma semana na geladeira, ou cinco dias. Por aí!

  7. Vou testar os temperos que eu usava pra fazer carne moída. É uma das coisas que sinto mais falta, por incrível q pareça!

  8. Testei os temperos q usava antes e ficou sem gosto! Sem graça total. O que eu faço? Tem algum truque pra segurar melhor o sabor?

  9. Gostaria de saber se posso comer salada de soja 2vezes por semana pois estou fazendo dieta e não gostaria de comer errado obrigada

    1. A soja é um alimento super polêmico, mas se o grão de soja for orgânico e for preparado de uma maneira que se elimine possíveis substâncias são maléficas para o corpo (vc pode fazer isso deixando a soja de molho por várias horas, trocando a cada duas; também é legal cozinhar muito bem), acredito que não vá te fazer tão mal. Só é legal procurar outras fontes!

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