Incansavelmente eu falo aqui no blog sobre se alimentar corretamente, consumir verduras, legumes, grãos, etc. No entanto, um documentário que vi outro dia me fez refletir sobre o outro lado da moeda: os agrotóxicos que ingerimos ao optarmos por esses alimentos.
De acordo com o Idec, nosso país tem levado o vergonhoso título de campeão mundial no uso de agrotóxicos nos últimos anos. Os brasileiros consomem, em média, 5.2 litros de agrotóxicos anualmente, segundo o documentário “O Veneno Está na Mesa” (colocarei o vídeo no final do post),
Dentre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana, verifica-se, além de efeitos imediatos (como a intoxicação), doenças crônicas como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos e neurológicos a longo prazo. O pior de tudo é que mesmo os bebês, sem ingerirem verduras e legumes contaminados, podem ser expostos aos agrotóxicos através do leite materno (fonte: Revista Claudia).

Segundo a Anvisa, no ano de 2009, das 3.130 amostras de alimentos coletados em 26 estados, 29% apresentaram resultados insatisfatórios, pois apontavam quantidades de agrotóxicos bem acima do permitido: o campeão foi o pimentão, com 80% de agrotóxico acima do permitido. Além dele, foram citados: morango (57%), uva (56%), pepino (55%), couve (44%), abacaxi (44%), mamão (39%), alface (38%), tomate (33%) e beterraba (32%).
Em 2010, o pimentão, o morango e o pepino lideraram o ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas, segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para). Outros alimentos como a cenoura também entraram como campeões de agrotóxicos (fonte: Exame).

Segundo o documentário “O Veneno Está na Mesa”, alimentos como o pimentão podem ser contaminados por defensivos tóxicos como o endosulfan, que estaria vinculado a diferentes doenças, como o autismo, malformação fetal, danos no aparelho reprodutor masculino (fonte).
A cenoura, por exemplo, pode conter metamidofós, que afeta os sistemas nervoso, imunológico, reprodutor e endócrino, além de prejudicar o desenvolvimento de embriões e fetos, segundo O Globo.
Para piorar, de acordo com um dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em 2011, a soja foi o cultivo que mais demandou agrotóxico – 40% do volume total de herbicidas, inseticidas, fungicidas e acaricidas (fonte). Outro produto que ganha destaque pelo uso de agrotóxicos é o milho.

Mas aí você me pergunta: como evitar que esses venenos cheguem à minha mesa? Bom, como você deve imaginar, uma boa saída é comprar alimentos orgânicos. Se você não puder comprar tudo orgânico, compre pelo menos os alimentos que foram citados ao longo do post, principalmente pimentão, pepino, morango e cenoura. Sei que o preço não anima, mas a médio e longo prazo você previne gastos com saúde, por exemplo. Fora que você estará cuidando de si, não é um dinheiro jogado fora.
Outra saída não tão eficaz porém válida é sempre higienizar muito bem os alimentos, principalmente a casca, que recebe mais agrotóxicos. Lave-os com água corrente, com uma escovinha de preferencia. Deixá-los de molho por algumas horas também ajuda.
Além disso, confira a procedência dos alimentos que você está comprando, se eles são certificados. Como já foi dito, várias frutas e verduras podem conter agrotóxicos proibidos, altamente tóxicos, fora outros problemas como uso excessivo dos mesmos.
Para dar uma aprofundada no assunto, eu indico que você assista a essa documentário. É extremamente instrutivo e esclarecedor.
Até quando vamos engolir esses venenos?
Outras referências: G1
Que bom seria que aqueles que sabem que é ofensivo ao homem se conscientizassem e abolissem esses agrotoxicos dos alimentos,nós como população; o maximo que podemos fazer é compartilhar um tipo de informação dessa usando as ferramentas que temos (facebook e outros)para esclarecimento, e a partir daí fazermos nossa propria escolha.
verdade! também podemos optar por produtos sem agrotóxicos pra incentivar as empresas 😀 beijoss
Estou quase em pleno estado de depressão, crycrycry, tudo bem que eu sabia que meus maravilhosos morangos tinham agrotóxicos, mas tanto assim? Poxa vida ;/
Sim, eu também gosto de morango mas não esses chernobyl né hahah beijos
Nossa que bom que você postou esse vídeo aqui. Vi esse vídeo faz tempo na faculdade e até compartilhei no facebook, mas as pessoas têm preguiça de assistir ou PIOR:acham que não dá pra fazer nada, se todo mundo souber disso e começar a boicotar e não comprar mais, eles serão obrigados a modificar essas políticas. E as pessoas também não entendem que é por esse motivo que os alimentos orgânicos são mais caros, porque eles não recebem NENHUM incentivo do governo, enquanto essa indústria matadora recebe e lucra cada vez mais.TRISTE, me revolta muito.
Enfim, parabéns pela iniciativa!
verdade, realmente!
beijos isabela
Nyle, minha mae sempre orientou a procurar legumes, vegetais, por exemplo, cenoura, dos medios para menores. Nunca escolher aqueles enooormes (e bonitos), pq tem coisa ali pra ficar assim. Realmente, quando a gente faz hortinha em casa, nunca nossos alimentos ficam gigantes, pelo contrario, ate bem pequenos! Boas festasssssssssssssssssss
Sim, verdade, eu também já havia lido isso. Quando vejo aqueles morangos enormes fico até com medo hahahah beijos
Nyle! Há um bom tempo leio o seu blog e te sigo no fb ❤ Parabéns por toda dedicação. Sou aderente da causa "cruelty free" e também não uso produtos que contenham químicas prejudiciais à saúde e que contenham metais pesados. O lookaholic me ajudou bastante, me deu muuuuita informação nova e tirou muitas dúvidas. É -sem dúvida- o meu blog favorito sobre o assunto ❤ (Só queria dizer isso mesmo, pq há tempos que venho aqui e nunca me pronunciei)
Muito obrigada, fico muito feliz em ter te ajudado, mesmo ❤
Poxa, é triste saber disso, mas será que não há nada que possa amenizar isso?
Por exemplo, vi recentemente um Video de um Dr. Chamado Lair Ribeiro e ele diz q o iodo é capaz de remover grande parte do agrotóxico, eu utilizo esses negócios tipo clorin e tal q contém cloro, mas sem saber se ajuda ou não em algo, é beeeem complicado comer atualmente : /
Lavar muito bem os alimentos com uma escovinha pode ajudar, mas não resolve 😦
o povo come com o olho querem verduras grandes e bonita e ai se ferram quanto mais bonita as verduras mais veneno contem poriço vamos nas horganicas
dr lair ribeiro recomenda a utilização de iodo a 2% (cuidado não utilizar outro tipo de iodo pois existe os quimicos) este iodo e facil de encontrar na internet e não é caro coloca-se 5 ml para cada litro de agua e coloca-se os vegetais por uma hora com utensilio escuro e cobrir tambem a tampa para que fique escuro tambem (de preferencia a utensilios de vidro )
após uma hora jogar todo liquido fora e colocar agua e deixar por meia hora ou senão lavar bastante os vegetais antes de consumir o vegetal ficara praticamente organico pois o iodo retira todo agrotoxico esta tecnica do iodo ja esta sendo levado em congressos para fora do pais (outro cuidado ao lavar os vegetais tomar cuidado para não usar agua de torneira com cloro procure saber como utilizar filtros de carvão ativado)
Eu não conhecia isso do iodo, vou procurar saber mais!
“Deixá-los de MOLHO por algumas horas também ajuda.”, deixá-los de molho no quê? só na água msm?
Sim