Cristais de Quartzo, Terra Matter

100_1286

Como falei há alguns dias, junto com a argila rosa, recebi os Cristais de Quartzo (sílica), que prometem refinar e suavizar a pele (do rosto e do corpo) sem agredi-la. São basicamente grãozinhos de sílica puros (semelhante a grãos de açúcar) para você misturar a outra substância e formar um “esfoliante facial caseiro”, por assim dizer.

Você pode misturar a um pouco de mel, pode usar frutas como mamão e pêra ralados (já usei ambos e dá certo também, fica a sugestão para quem é vegan) e fazer uma pastinha, só lembrando que o mamão contém vitamina A (portanto é melhor não se expor ao sol depois de usá-lo na pele) e que essas frutas oxidam rápido (é fazer e usar imediatamente). Outra opção válida é pegar um pouco do seu sabonete líquido facial comum (o equivalente a uma moeda de 25 centavos), acrescentar os cristais e usar (veja esse post e saiba como esfoliar a pele).

Confesso que quando chegou para mim os cristais pensei que eles seriam a mesma coisa que o açúcar comum (a semelhança é grande!), mas não é. O que os difere do açúcar (tanto o cristal quanto o refinado/mascavo) é que eles são menores e mais suaves, agridem menos a pele. Se eu pudesse defini-los, seriam grãos menores que açúcar, mas não tão pequenos quanto os grãos de argila/aveia em pó, por exemplo – na minha opinião eles têm o tamanho ideal.

100_1291

Falando sobre o desempenho dos grãozinhos em si, tanto usando com mel, com frutas, com sabonete, o resultado é o mesmo: pele extremamente macia e com aquele brilho bacana. Achei que a esfoliação dele é na medida, nem muito abrasiva, nem muito suave, remove as células mortas, cravinhos superficiais, dá aquela renovada, tudo isso sem irritá-la (pelo menos não a minha pele – e lembrando que sempre faço movimentos suaves).

No geral, acho uma opção interessante se você gosta de fazer receitas caseiras, quer algo que você possa usar de diversas maneiras. Reiterando que esse produto não é um esfoliante já pronto para uso, e sim grãos que você pode usar para preparar seu próprio esfoliante. Ah, e vale lembrar que se você tem cravos profundos e persistentes e quer uma esfoliação bem punk (que eu acho que mais machuca a pele do que faz bem), talvez ele não seja a melhor opção.

Os Cristais de Quartzo custam R$ 8,40 (por 30 g) e podem ser encontrados lá na Flor de Magnólia.

O produto em questão foi resenhado com base em minha opinião sincera e despretensiosa. A análise foi feita a partir do desempenho do mesmo em minha pele ou cabelos (que são mistos), bem como do clima do local onde vivo (Cruzeiro – SP, tropical de altitude). Lembre-se que o que dá certo para mim pode não dar certo para você e vice-versa!

14 comentários sobre “Cristais de Quartzo, Terra Matter

    1. Ó, pior que eu não sei… Mas assim, cada aplicação (do rosto) que eu faço eu não gasto nem meia colher de sopa do pózinho. A argila mesmo, que eu uso uma colher de sopa mais ou menos (e tem o mesmo conteúdo, 30g), rende umas 6-9 aplicações. então eu deduzo que esse produto deva dar, se tu usar só pro rosto, umas 12-18 aplicações, talvez? por aí, ou mais! beijoss

  1. Então… infelizmente eu sou daquelas adeptas às esfoliações mais punks! haha! Uso açúcar mascavo mesmo mas é bom saber que tem outras opções por aí, pra quando a pele estiver mais sensível.

  2. Nyle,tu colocou no post uma “esfoliação mais punk” que mais iria machucar a pele do que fazer bem…Tu indicaria algum produto ou tratamento que dê certo pra quem tem cravos mais persistentes?

    1. Isabela, eu disse isso porque na maioria das pessoas, a esfoliação muito forte machuca a pele e dá efeito rebote, a pele fica ainda mais oleosa e até áspera. Confesso que esse tipo de coisa é complicada, eu tenho cravos persistentíssimos no nariz e por enquanto ainda não sei como solucioná-los, estou tentando várias coisas, se eu conseguir vou falar no blog! Uma coisa que ajuda muito é argila verde em pó diluída no chá verde (procure as argilas da Cativa Natureza ou Arte dos Aromas), 1x por semana, dá uma tentada! beijoss

      1. Sim, concordo com você,eu também tenho cravos persistentes exatamente no nariz e já fiz esfoliações caseiras/em salão e que não adiantaram NADA. Obrigada pela dica, vou tentar!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s