Compilação de saladas

Para muita gente, salada nem sempre é sinônimo de algo gostoso. No entanto, existem diversas formas de incrementá-las de modo a torná-las mais saborosas: molhos, temperos, formas diferentes de servir. O blog Na Cozinha da Margô fez uma compilação de saladas e resolvi separar algumas para mostrar aqui no blog. Também acrescentei outras que vi no Tudo Gostoso e no CyberCook. Confere:

Alho poró recheado

  • Ingredientes: 4 colheres (sopa) de ricota, 8 azeitonas pretas picadas, 1 pitada de pimenta do reino, 8 talos desfolhados de alho poró, sal a gosto
  • Modo de preparo: lavar os talos desfolhados e enxugar bem.  Misturar bem as azeitonas com a ricota, temperar com sal e pimenta, rechear os talos, cortar rodelinhas e servir frio.
Salada  Waldorf
  • Ingredientes: 3 maçãs médias picadas em cubos (pode ser maçã verde ou vermelha); 2 colheres de sopa de limão (espremer em cima das maçãs para não deixá-las escurecer); aipo picado em cubos; nozes picadas; passas brancas; 1 copo de iogurte natural sem adição de açúcar ou 1 caixa de creme de leite; 1 colher de sopa de maionese (opcional).
  • Modo de preparo: misture tudo, coloque em uma travessa e mantenha na geladeira até a hora de servir.
Salada verde
  • Ingredientes: alface roxa, crespa e americana; palmito picado; agrião; nozes picadas; parmesão em lascas e ½ xícara de croutons temperados; azeite e sal para temperar
  • Como fazer croutonsingredientes – 3 fatias de pão de fôrma branco ou integral em cubos; azeite para regar (o suficiente para umedecer levemente os cubos); 1 colher (chá) de orégano para polvilhar (opcional); 3 dentes de alho.
  • Modo de fazer: nesse vídeo ensina direitinho. No vídeo a pessoa não colocou orégano, mas fica bacana também. Se você quiser colocar uma pitadinha de pimenta no azeite (junto ao alho) também pode. Vale lembrar que é interessante dar uma pré-aquecida no forno (a 150°C) por alguns minutos (cerca de 10 minutos).
Salada  de Folhas com presunto
  • Ingredientes: alface americana e crespa, espinafre, presunto em cubinhos (se você não come presunto, pode ser parmesão em lascas/cubinhos), azeite, vinagre e mostarda.
  • Modo de fazer: higienizar os talos de alface e o espinafre e enxugar bem. Acrescentar o presunto. Regar com azeite, vinagre e mostarda. Servir frio.
Salada Caprese Light
  • Ingredientes: 1 unidade de tomate em rodelas, 1 unidade de palmito em rodelas, 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva, sal a gosto e manjericão para decorar
  • Modo de fazer: em um prato, coloque as rodelas de tomate e tempere-as com sal. Coloque as rodelas de palmito sobre as de tomate. Regue-as com azeite e coloque uma folha de manjericão sobre cada uma.

Salada Crua de Beterraba, Nabo e Cenoura

  • Ingredientes: ½ unidade de beterraba ralada, ½ xícara (chá) de nabo ralado, ½ xícara (chá) de cenoura ralada, quanto baste de sal, quanto baste de limão

Salada Colorida de legumes

  • Ingredientes: 1 unidade de cenoura ralada, 2 unidades de jiló ralados, 1 unidade de cebola ralada, 1 unidade de beterraba ralada, 1 unidade de rabanete ralado, 1 folha de repolho picada, 1 unidade de pepino japonês picado, 3 folhas de alface crespa picadas, 3 folhas de almeirão picadas, 2 folhas de acelga picadas, sal, vinagre branco e pimenta do reino branca a gosto. Rende 8 porções.
Salada de Frango
  • Ingredientes: peito de frango cozido/grelhado cortado em tiras, pimentão vermelho e verde picado, cebola em rodelas, cenoura ralada, ½ xícara de champinhons picados, cebolinhas. Servir com molho rosê.
Salada Francesa
  • Ingredientes: ½ xícara de uvas passas, ½ xícara de nozes raladas, 3 cenouras raladas, 4 rabanetes, 1 pepino, 1 limão, sal.
  • Modo de fazer: temperar a cenoura com sal e limão e reservar. Escorrer a cenoura, juntar as uvas passas. Colocar em uma travessa e decorar ao redor com fatias finas de pepino e rabanete. Colocar as nozes por cima da cenoura. Servir com molho de sua preferência.

Salada de couve-flor

  •  Ingredientes: 1 couve-flor pequena, 2 colheres(sopa) de vinagre de vinho branco, 4 colheres(sopa) de azeite de oliva, 2 colheres(sopa) de alecrim, 4 dentes de alho cortado em lâminas, sal e pimenta-do-reino branca.
  • Modo de fazer: lavar a couve-flor, separar as flores e os talos mais macios e colocar numa panela. Juntar 1 litro de água, o sal e levar ao fogo até a couve-flor ficar al dente (nem muito mole, nem muito dura). Retirar do fogo, escorrer a água e dispor a couve-flor em uma travessa. Colocar em uma panela o azeite de oliva, o alho, o vinagre, o alecrim, o sal e a pimenta-do-reino. Misturar bem e levar ao fogo, sem parar de mexer, até o alho fritar. Retirar do fogo, regar a couve-flor e levar à geladeira por 2 horas (ou até gelar).

Salada portuguesa

  • Ingredientes: 5 batatas cozidas em cubos, 600 g  de bacalhau cozido e desfiado, 1 xícara de cebola picada, 1 xícara de salsa picada, 1 xícara de azeitonas, 1 xícara de azeite, ½ xícara de vinagre, ½ quilo de grão-de-bico, 2 dentes de alho picados, sal e pimenta.
  • Modo de fazer: misturar todos os ingredientes, temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta. Deixar algumas horas para pegar gosto e servir fria.

 Salada de verão

  • Ingredientes: 1 molho de aipo cortado, 2 maçãs cortadas em cubinhos, ½ xícara de chá de passas, 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de suco de limão, ½ lata de creme de leite light (pode ser iogurte desnatado sem açúcar), ½ xícara de salsa picada, sal a gosto.
  • Servir frio.

Salada de berinjela

  • Ingredientes: 3 berinjelas, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 1 cebola grande, ½ xícara de chá de azeite, 1/4 xícara de chá de vinagre, 3 colheres de sopa de azeitona preta picadas, 2 dentes (grandes) de alho picadinho, 1 folha de louro, 2 colheres de sopa de orégano, 2 colheres de sopa de salsa picadinha, sal a gosto.
  • Modo de fazer: retire um pouco da casca da berinjela, corte em fatias finas no sentido do comprimento e depois corte em tirinhas. Coloque as berinjelas cortadas de molho em água com sal durante meia hora depois passe na água para retirar o sal e dê uma espremida. Corte a cebola e pimentão em tirinhas, coloque em uma assadeira junte a berinjela, o alho, o louro, a salsa, orégano, azeitona e o sal. Regue com metade do vinagre e leve ao forno médio pré-aquecido por 45 minutos. Retire do forno e regue com o azeite e o restante do vinagre. Deixe esfriar e sirva

Salada de repolho e abacaxi

  • Ingredientes: 500 g de repolho (cortado bem fininho). 200 g de abacaxi maduro, cortado em pedaços pequenos. 50 g de maionese light. 70 g de creme de leite (ou iogurte desnatado sem açúcar). 1/2 colher de sopa de vinagre. ½ colher de sopa de mostarda. 1 ½ colher de sopa de açúcar. 1 pitada de sal.
  • Modo de fazer: lave o repolho, deixe-o escorrer bem e depois misture-o com abacaxi. Separadamente, misture a maionese, o creme de leite (ou iogurte desnatado), o vinagre, a mostarda, o açúcar e o sal. Acrescente essa mistura ao repolho e abacaxi. Sirva frio.

Vale lembrar que algumas saladas são mais para comermos eventualmente, pois não são das mais “saudáveis” (por conter queijos ou molhos um pouco mais calóricos). Outro ponto importante é que no dia a dia, é bom evitar leite e derivados (portanto algumas saladas dessa seleção) nas refeições que contenham fontes de ferro (feijão, couve, carne), pois a combinação é desfavorável ao organismo, lembram?

Nada te impede também de alterar a receita, adaptá-la ao seu gosto e necessidade. Eu sou vegetariana e ao invés de presunto posso acrescentar outros ingredientes, sem nenhum problema. Para quem está de dieta também, o mesmo raciocínio.

Caso tenham alguma salada gostosa para recomendar, nos conte!

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