Ingredientes que combatem o envelhecimento

Prevenir e atenuar o envelhecimento é essencial, nós sabemos, mas quais ingredientes nos cosméticos têm essa função? O que eles fazem? Ao contrário do que muitas pensam, o combate às linhas finas e rugas não precisa, necessariamente, começar quando elas aparecem, muito pelo contrário.

Abaixo selecionei inúmeros ingredientes que têm o poder de combater e prevenir os danos do tempo. Para ajudar, também selecionei alguns produtos que apresentam esses ingredientes, mas vale lembrar que são apenas exemplos para facilitar a vida, você não é obrigada a usá-los se não forem indicados para o seu tipo de pele (meninas de pele oleosa e mista devem ficar atentas, vários produtos aí são para peles secas!) ou caso você não queira.

Extrato de semente de uva (Grapeseed Extract) e Óleo de semente de uva (Grapeseed oil)

De acordo com um relatório do Centro de Pesquisa de Alimentos em Guelph, no Canadá, as proantocianidina encontradas no extrato de semente de uva contêm 20 vezes o poder antioxidante da vitamina E e 50 vezes o poder antioxidante da vitamina C. O relatório, publicado em 2003 no “Journal of Medicinal Food”, afirma que o extrato de semente de uva pode proteger o corpo dos danos solares.

O óleo de semente de uva é conhecido por ser um óleo leve, de fácil absorção pela pele e baixa comedogenicidade (ou seja, baixas chances de obstruir os poros e causar acne/cravos). Promove hidratação e elasticidade, além de ter ação antioxidante.

  • Opções de óleos de semente de uva: Grapeseed Oil (473 ml) – Now Solutions (vende aqui); Óleo de semente de uva (100 ml) – By Samia (vende aqui)

Sea buckthorn (ou Sanddorn) extract e Sea buckthorn oil

O fruto Sanddorn é rico em provitamina A, vitamina E, ácido graxo insaturado, ômega 7 e o raro ácido palmoleína (fração líquida da gordura de palma). É excelente para combater o ressecamento e os sinais da idade em peles maduras.

  • Opções de produtos contendo Sea Buckthorn: linha Sanddorn da Alva (vende aqui), destinada para peles secas e maduras; linha Sea Buckthorn da Weleda (no Brasil vende aqui e para importar vende aqui); linha Sea Buckthorn & Cucumber with Ester-C da Aubrey Organics (vende aqui)

Romã (Pomegranate)

É rica em antioxidantes, como vitaminas A e C. Hidrata, deixa a pele mais elástica, ajuda no controle de manchas, na diminuição das rugas e atua contra os raios solares.

  • Opções de produtos contendo romã: linha regeneradora facial de romã da Weleda (vende aqui) e linha romã, também da Weleda (vende aqui); óleo facial Balancing Oil Himalayan Geranium & Pomegranate – Pangea Organics (vende aqui); óleo corporal Antioxidant Body Oil Damascus Rose – Badger (vende aqui)

Cupuaçu

Apresenta alta capacidade de absorção de água, superior a da lanolina, podendo ser uma alternativa à mesma. Promove alta hidratação, melhorando a elasticidade da pele. Tem efeito anti-inflamatório e diminui a perda de água pela pele. Pode ser usado no rosto (para quem tem pele normal ou seca) ou no corpo, caso você tenha pele mista a oleosa.

  • Opções de produtos contendo cupuaçu: Creme para os Seios Anti-flacidez – Multivegetal (vende aqui); Creme para as Mãos – Multivegetal (vende aqui); Hidratante Facial Biologicus – Cativa Natureza (vende aqui); Manteiga de Cupuaçu – Sachi (vende aqui)

Buriti

Tem ação antioxidante, é rico em pró-vitamina A, regenera a pele, hidrata, aumenta sua elasticidade e protege dos danos solares. Os índios costumam a usá-lo – junto a outros ativos – durante a exposição ao sol e depois dela, para acalmar a pele. Ideal para peles secas e/ou que se expõem excessivamente ao sol.

  • Opções de produtos contento Buriti: Manteiga Hidratante de Buriti – Arte dos Aromas (vende aqui); Sabonete de Buriti Orgânico – Folhata Cosméticos (vende aqui); Gel Creme Hidratante para o Corpo – Multivegetal (vende aqui)

Açaí (açai berry), Amora (blackberry) e outras frutas de cor arroxeada

São ricas em antioxidantes chamados antocianidinas (que apresentam ação semelhante à vitamina C). Além de prevenirem o envelhecimento, protegem e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno.

  • Opções de produtos contendo Açaí: Manteiga Corporal Açaí e Cupuaçu – Arte dos Aromaslinha facial de açaí da Arte dos Aromas (para pele normal a seca) (vende aqui); Serum Facial Anti Aging Açaí – Ikove (para peles secas, desvitalizadas, acima de 30 anos) (vende aqui)
  • Opções de produtos contendo açaí e amora: todos os produtos da marca Acure Organics possuem uma combinação de antioxidantes que eles chamam de “curoxidant blend”. Essa combinação de antioxidantes é composta por açaí, amora, romã, rosehip (fruto de roseira) e rooibos (chá vermelho). A marca Acure Organics pode ser encontrada no iherb.

Vitamina C

Além de ter ação antioxidante, isto é, combater o envelhecimento e os danos que podem ser causados pelo radicais livres, a vitamina C tem a capacidade de clarear, rejuvenescer e dar firmeza à pele graças ao estímulo que ela dá para que a pele produza mais colágeno.

  • Opções de produto contendo vitamina C: esfoliante facial Egyptian Geranium with Adzuki Bean & Cranberry – Pangea Organics (vende aqui)
  • Uma alternativa natural é a máscara facial de mamão que ensinei aqui. Pode ser usada de 1 a 4 vezes por semana.

Chá verde

O chá verde possui propriedades adstringentes, bactericidas, anti-inflamatórias e suas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir os sinais da idade. Estudos vêm mostrando que o chá verde pode ser eficaz para proteger os danos solares e câncer de pele.

  • Opções de produtos contendo chá verde: Creme Nutritivo para Pescoço – Multivegetal (vende aqui); máscara facial Japanese Matcha Tea with Acai & Goji Berry – Pangea Organics (vende aqui); protetor solar facial All Natural Sunscreen SPF 30+ – Eco Logical (falei dele aqui)
  • Uma alternativa 100% natural e barata para quem tem pele normal a oleosa é usar diariamente o tônico de chá verde caseiro que eu ensinei aqui. Outra opção é usá-lo para diluir argila!

Óleo de argan

Tem ação antioxidante (devido à vitamina E em sua constituição), atenua linhas de expressão, ajuda a tratar problemas como eczema, psoríase, acne; regenera, acalma e protege a pele, aumenta sua elasticidade e garante mais vitalidade. É bastante usado em cosméticos por ser leve e de fácil absorção, assim como o óleo de semente de uva.

  • Opções de produto contento óleo de argan: confira esse post!

Rosa Mosqueta (rosehip ou wild rose)

É antioxidante, aumenta a elasticidade da pele, ajuda a atenuar rugas e é bem famosa pelo seu poder de cicatrização: melhora a aparência de estrias, acnes, cicatrizes e similares. O óleo de rosa mosqueta em si deve ser usado somente à noite, pois pode causar fotossensibilidade.

  • Opções de produtos contento óleo de rosa mosqueta: óleo de rosa mosqueta 99% puro (orgânico) – Life Flo Health (vende aqui); Óleo corporal Antioxidant Damascus Rose – Badger (vende aqui); protetor solar facial All Natural Sunscreen SPF 30+ – Eco Logical (falei dele aqui)
  • Opções de produtos contento óleo de rosa mosqueta: linha Redutora de Primeiros Sinais da Weleda (vende aqui – no Brasil – e vende aqui, no iherb)

Ácido Hialurônico

Em cosméticos, promove excelente hidratação e elasticidade à pele, ajudando a amenizar e prevenir o aparecimento de rugas. Indicado para peles maduras e/ou bem secas.

  •  Opções de produtos contendo ácido hialurônico: Hyaluronic Acid Firming Serum – Now Foods (vende aqui)

Fontes: Livestrong; Contigo; Natural Living for Women

 

Anúncios

10 comentários sobre “Ingredientes que combatem o envelhecimento

  1. Menina, que maravilha de post! Tudo o que eu preciso saber! Parece que o produto om vit C não vende pro Brazil. Vc conhece algum outro produto com essa vitamina, ou algum outro que seja um bom clareador de manchas? Inclusive…sua pele é linda, especialmente para quem se queixa de problemas com espinha. As suas te causam mancha? Pq as minhas sim, por isso eu queria uma indicação.
    Bjos

    1. Olha, uma boa clareadora de manchas é a argila branca, eu gosto muito. No post eu também passei a receita caseira de mamão, que também ajuda a clarear. Minha pele anda meio horrorosa, nas fotos quase não dá pra ver porque eu só tiro quando elas estão facilmente “escondíveis” com maquiagem hahahaha e causam mancha sim, mas o problema dessas coisas pra clarear mancha é que leva tempo, o uso tem que ser contínuo!

    1. sim, mas não é qualquer um né, os que são destinados apenas a uso capilar não podem ser passados na pele. por isso é bom comprar puro, porque aí pode usar no cabelo, na pele, onde quiser!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s