Sabonete de Argila Verde, Cativa Natureza

Recentemente eu recebi inúmeros produtos da Cativa Natureza para testar e um deles foi esse sabonete facial de argila verde. A Cativa, para quem não conhece, é uma empresa brasileira que atua no ramo de cosméticos naturais e orgânicos. Os produtos da marca não contêm corantes e fragrâncias artificiais, parabenos, silicones, derivados de petróleo, lauril sulfato, propileno glicol e transgênicos, além de serem livres de crueldade.

Segundo a marca, o sabonete de argila verde é indicado para peles oleosas, promove a desintoxicação, regula a produção sebácea e tem efeito adstringente. Além disso, promete auxiliar no combate à oleosidade, contém melaleuca, capim-cidreira, neem, óleo de palma, tangerina, hortelã-pimenta e 80% dos ingredientes são orgânicos.

De primeiro momento, assim que abri a caixinha do sabonete senti um cheiro diferente, cítrico, refrescante e um pouco forte, mas confesso que gostei, embora não seja minha fragrância favorita. Outras coisas que me chamaram atenção foram o tamanho do sabonete (que é pequeno, mas vai durar 6 gerações) e a consistência (que é “macia”, apesar de ser em barra).

Falando sobre os efeitos do produto em si, ao usar senti uma sensação refrescante e achei que ele limpou bem a pele. Após secar o rosto notei que estava bem fresco (embora com aquela sensação típica de sabonete em barra), certamente pelos ingredientes da fórmula. Vale mencionar que ele não faz muita espuma (mas isso não interfere em nada, já que não é a espuma que promove a limpeza) e não é bom usá-lo nos olhos (arde se não tomar cuidado).

Como todo mundo sabe, meu rosto não é oleoso e sim misto, o que me fez ficar um pouco insegura. Achei que fosse ressecar a minha pele assim como todos que eu já havia usado antes, mas não ressecou tanto e não chegou a ficar repuxando, mesmo sendo um sabonete em barra e mesmo minha pele sendo mista.

Sabonetes em barra geralmente limpam bem, duram séculos, têm o preço acessível, mas como ponto negativo tendem a ressecar um pouco a pele, embora no caso desse não seja algo relevante. Achei que ele deu de 10 a 0 em um sabonete da Clean & Clear que tive há uns dois anos, é difícil achar sabonete em barra bom, com fórmula natural e preço acessível, mas esse da Cativa me surpreendeu!

Confesso que gostei do resultado, achei que o uso contínuo diminuiu um pouco as minhas espinhas e quando faço uso dele com um bom hidratante, a oleosidade fica menor. No entendo, como não é para o meu tipo de pele, quando uso ele e um adstringente mais forte acabo tendo efeito rebote. Sempre tenho que equilibrar: ou um sabonete que limpe bem ou adstringente forte, os dois juntos não dão certo. Aliás, isso vale para pessoas de pele oleosa também: excesso de limpeza nunca faz bem!

No geral, acho ele uma opção para peles oleosas com ou sem acne. A fórmula é boa e acho sensacional o fato do preço ser acessível, interessante para quem quer produtos realmente naturais e não pode gastar muito. Para quem tem pele mista como a minha talvez ele não seja a melhor opção para usar duas vezes ao dia (somente uma vez ao dia ou dia sim e dia não), é um pouco forte, mas recebi para testar também o sabonete de argila branca, creio que seja mais suave para a pele mista, vou testar e venho contar aqui!

O sabonete de argila verde da Cativa está disponível no site da marca (R$ 10,50 por 60 g) ou nas lojas físicas da mesma (clique aqui para ver as localidades).

8 comentários sobre “Sabonete de Argila Verde, Cativa Natureza

  1. estou usando o sabonete de argila verde faz 4 dias mas minha pele ficou muito irritada e normal??

  2. Comprei esse sabonete e como você disse ele tem uma consistência macia, mas o meu ficou tão mole. O seu ficou assim? Não sei se é pelo clima de Manaus ~calor do cão~ pensei em colocar na geladeira pra conservar pois do jeito que tá não vai durar muito.

    1. Caroline, de fato o calor realmente faz com o que o sabonete fique mais mole, mas você armazena ele onde? Como é um sabonete vegetal, se a saboneteira não tiver sempre drenada, a água que acumula pode derreter o sabonete. Por isso, sempre que possível, escorra a água da saboneteira (ou o lugar onde o sabonete fica). Caso você já faça isso, acho que deixar na geladeira pode ajudar. beijoss

      1. Uso uma saboneteira da clinique que tem uns furinhos justamente pra não acumular água no sabonete. Coloquei na geladeira ficou duro mas grudou nela tirei e voltou a ficar todo mole, vai ser o jeito continuar na geladeira e usar ele grudado na saboneteira mesmo 😦

Comente!

