Máscara facial caseira de mamão e mel!

Para me reparar do trauma do final de semana (ENEM, para os íntimos), essa semana decidi tirar uma “mini-férias” para descansar. Por conta de todo o estresse, aproveitei também para cuidar melhor da minha pele e do meu cabelo, e nada melhor do que essas receitas caseiras que nos deixam medonhas, mas funcionam.

Você sabia que o mamão é riquíssimo em vitamina C assim como a laranja e, dependendo do quão maduro estiver, pode ter até mais que a mesma? Pois é. Quando falamos sobre a fruta, costumamos a citar seu poder laxativo, mas o que nem todo mundo sabe é que ele pode funcionar como uma excelente máscara facial.

A vitamina C presente no mamão atua como antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, intimamente ligados ao envelhecimento. Além disso, a vitamina C, quando aplicada topicamente, tem a capacidade de clarear, rejuvenescer e dar firmeza à pele graças ao estímulo que ela dá para que a mesma produza mais colágeno. Já a vitamina A, também presente no mamão em concentrações satisfatórias, ajuda a manter e reparar o tecido epitelial.

Para incrementar a máscara, que por si só já tem propriedades hidratantes, podemos acrescentar o mel. Além de deixar a pele mais macia, ele tem propriedades anti-inflamatórias e bactericidas, ideal para quem sofre com acne.

O melhor de tudo isso é que a máscara é barata e fácil de fazer!

  • Ingredientes: meia polpa de mamão (papaia ou formosa e sem sementes, claro) e duas colheres de sopa de mel puro.
  • Modo de fazer: como o mamão já tem uma consistência macia e homogênea, não é preciso bater no liquidificador e nem nada, só mexer com uma colher para misturar os ingredientes!
  • Aplicação: após lavar o rosto (utilize água em temperatura ambiente ou ligeiramente morna, nunca quente) com o sabonete indicado para o seu tipo de pele, aplique a máscara (exceto nos olhos), deixe agir por 15 ou 20 minutos e retire com água mineral fria. Não é necessário hidratar a pele posteriormente  – já que a máscara é hidratante-, a menos que você sinta necessidade. Também não é preciso aplicar tônico ou adstringente.
  • Indicação: para todos os tipos de pele, principalmente quem sofre com manchas e/ou acne.
  • Frequência de uso: pode ser usada semanalmente, de 1 a 4 vezes por semana, vai da preferência de cada um e como a pele reage. Como hidrata e não tem nenhum ingrediente abrasivo, a máscara pode ser usada após o uso do esfoliante facial (lembrando que este só pode ser usado uma vez por semana, assim como a argila).
  • Considerações: por conta do caráter ácido da vitamina C e da presença da vitamina A, é preferível que você não se exponha ao sol após o uso. Aplique, preferencialmente, à noite; a vitamina C se degrada facilmente na presença de luz, calor, ar, portanto você deve fazer a máscara e aplicá-la imediatamente para que não perca suas propriedades.

Fontes: Livestong; Beleza Terra

Anúncios

3 comentários sobre “Máscara facial caseira de mamão e mel!

  1. Uma dica pras meninas que forem comprar mel: ele não deve cristalizar! Se isso acontecer, significa que vocês compraram mel adulterado.
    Gostei muito do post, vou experimentar a máscara (:

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s