O que comer antes e durante o ENEM (e outras provas)

Falta pouco tempo para o ENEM e, tão importante quanto estar calma(o) e preparada(o), é se alimentar corretamente antes e durante a prova.  De modo geral, o aluno deve ficar atento a alguns pontos importantes: não comer além do que está acostumado, em hipótese alguma ir fazer prova em jejum, não abusar de alimentos gordurosos (antes e durante a prova) e evitar “aventuras culinárias” (ou seja: não coma coisas diferentes, pois você pode passar mal).

A maioria sabe que o ENEM é uma prova extremamente cansativa, então o almoço será a refeição crucial para que você fique preparada(o) para aguentar todo esse desgaste (físico e mental). É extremamente importante que você coma com calma e se organize: a prova será às 13 h (horário de Brasília), portanto é interessante que você reserve pelo menos 15 minutos para se alimentar. Mastigar bem faz com que o estômago demande menos esforço para digerir os alimentos e isso garante economia de energia (algo importantíssimo para quem vai ficar tantas horas pensando) e menor sensação de “lerdeza” após o almoço.

Os nutricionistas são taxativos: o aluno deve evitar excesso de massas ou alimentos gordurosos, pois são aqueles que mais sobrecarregam o organismo, dão sonolência e tiram a concentração (ou seja, não invente de comer, sei lá, feijoada ou ir a um rodízio antes da prova). Ao invés disso, invista em alimentos ricos em fibras (prolongam a saciedade e ajudam a acalmar), proteínas e carboidratos que saciem por mais tempo (chamados “carboidratos complexos”). Os carboidratos complexos são facilmente encontrados em alimentos integrais, por exemplo.

O ideal seria um almoço contendo arroz integral, feijão, carne magra (peito de frango ou qualquer bife não muito gorduroso) e salada. Caso você não seja chegada(o) em arroz integral, vá no arroz comum mesmo. Quem é vegetariana(o) como eu já sabe que a proteína texturizada de soja entra como uma alternativa à carne animal nesse caso.

Já em relação ao que comer durante a prova, isso vai muito de cada um: enquanto uns se sentem bem comendo barrinha de cereal, outros preferem coisas salgadas, mas o importante é comer algo e não esquecer, em hipótese alguma, de beber água: a desidratação causa mal estar e dor de cabeça (tudo que você não precisa na hora da prova). Àquelas que adoram chocolate, fica o alerta: evite exageros. Principalmente se for ao leite e recheado, o excesso de gorduras e açúcares pode ser prejudicial na hora do exame, provocar desconcentração, sonolência. Prefira os chocolates em barra (de preferência amargo ou meio amargo) e, claro, não coma a barra inteira, de preferências uns 3 ou 4 quadradinhos (para evitar que você fique com fome, leve outro alimento e deixe o chocolate como “sobremesa”).

Por último, vale a dica: simule com antecedência o que você comerá no dia da prova, veja como seu organismo se comporta. Como foi dito no começo, é importante evitar “aventuras culinárias”: se você nunca comeu arroz integral na vida, por exemplo, não invente de experimentar só no dia do exame. Teste alguns dias antes! Na dúvida, coma o que você está acostumada(o), mastigue devagar e não exceda seus limites. Boa sorte!

Referências: G1; Universia

9 comentários sobre “O que comer antes e durante o ENEM (e outras provas)

  1. Muito bacana o post!
    Adorei as dicas que vc deu de lojas de produtos orgânicos, até já comprei uns produtinhos pra mim!Espero q eu goste.
    Beijos

  2. Muito bom! amei seu blog e as informações foram importantes pois tinha duvidas em relação a alimentação. agora bem mais informada vou cuidar de colocar as dicas em prática.

  3. Nyle, vc que já fez a prova, dá pra entrar com comida dentro da sala? O candidato come dentro da sala? E se alguém levar por exemplo salgadinho e tiver feito cola na embalagem? Água tem que ter o rótulo ou eles tiram?

    1. Gi, desculpe o atraso, só agora li seu comentário. Pode comer dentro da sala sim. Pode acontecer do candidato por cola no salgadinho, mas se for pego ele é eliminador né, é um risco. A água tem que tirar o rótulo! beijos

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s