Chá verde e seus usos… na pele!

Não é novidade para muita gente, mas o chá verde não serve só para beber. Além de um bom emagrecedor, ele pode assumir outras duas utilidades: tônico facial e “diluidor” de argila em pó. Seu uso tópico ficou famoso graças às suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e adstringentes: ideais para pele mista a oleosa.

Além disso, o chá verde possui efeito antioxidante (combate os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento) e deixa a pele bem iluminada. Dizem que ele contribui para reduzir os poros, mas esse foi um dos únicos efeitos que não consegui notar muito

O seu uso como tônico não tem mistério: faça uma xícara de chá de chá verde (com uma colher de sopa da erva pura mesmo), coloque em uma garrafinha e deixe na geladeira (não deixe fora, use gelado). A maioria recomenda 100 g de erva para 500 ml de água, mas acho muita coisa. Eu prefiro fazer uma xícara e trocar a cada 3 ou 4 dias porque, na minha opinião, ele vai perdendo a “potência” ao longo do tempo (fora que não há conservantes para manter sua integridade por longos períodos de armazenamento).

A aplicação também varia: muitas gostam de substituir o adstringente pelo chá verde, já eu prefiro de aplicar adstringente primeiro e posteriormente o chá verde. O procedimento é basicamente assim: lavar a pele, aplicar o adstringente, posteriormente o chá verde (com um algodão, evitando a área dos olhos), deixar secar e então hidratar.

Minha oleosidade deu uma sensível diminuída e não tive efeito rebote, ressecamento, mas isso vai de cada pele, faça o que for melhor e dê mais certo para a sua. Vale lembrar que hidratar é imprescindível para evitar a oleosidade em excesso.

Outro uso bacana para o chá verde é como diluidor: ao invés de usar água para diluir e aplicar argila em pó, use chá verde! O chá verde tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e intensificarão o poder de limpeza (o que é interessante para pele mista a oleosa). O chá de camomila também pode ser útil como diluidor de argila em pó (pois também possui propriedades anti-inflamatórias, além de acalmar a pele), mas ele é mais “brando”, portanto serve para todos os tipos de pele.

Se você quiser, coloque 1 gotinha de óleo essencial de tea tree (melaleuca) no seu tônico de chá verde. Isso potencializará o efeito anti-inflamatório e bactericida!

Do it yourself baratinho, eficaz e 100% natural!

6 comentários sobre “Chá verde e seus usos… na pele!

  1. Adorei essa dica. Tomo chá verde a bastante tempo, mas não sabia que dava para ser usado como tônico facial.

    1. Eu também usava o chá de camomila, gosto muito. Chá verde ajuda a dar aquela limpada hardcore, a camomila é mais suave.

  2. No preparo do chá…. é necessário que se retire a erva toda de dentro do sachê pra depois coar? ou o preparo do chá normalmente como se fosse pra beber tá ok também?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s