Alimentos e bebidas que você não deve combinar

Leite e seus derivados são uma delícia (além, claro, de serem ricos em cálcio), mas devem ser evitados nas refeições em que mais consumimos ferro!

Lembram que eu havia feito um post sobre como devemos combinar vitaminas e nutrientes? Pois bem, é importante saber que assim como existem combinações preciosas para o nosso organismo, também existem combinações que podem prejudicá-lo.

Uma das “descombinações” mais conhecidas é o cálcio + ferro, não dava para começar por outra. Esses dois nutrientes disputam a absorção no organismo e, nesse caso, a competição é mais favorável ao cálcio, portando ficamos carentes de ferro. É sempre recomendável evitar fontes de cálcio (leite e derivados) nas refeições principais como almoço ou jantar, onde consumimos mais alimentos com ferro.

Como diria o velho ditado, tudo que é demais faz mal: excesso de zinco (fontes: ostras, nozes, castanhas, pão integral, leite integral) prejudica a absorção do cobre (fontes: ostras, farinha de soja, fígado, chocolate amargo): segundo a nutricionista Natalia Lauterbach no artigo “Consuma mais zinco e deixe sua saúde protegida“, quando os níveis de zinco estão muito altos em nossa corrente sanguínea, a quantidade de cobre diminui, deixando a pessoa com deficiência desse outro mineral. Outro excesso que prejudica o organismos é o de ácido fólico (presente no fígado, abacate, brócolis), pois prejudica a absorção do zinco.

O zinco é importante para o nosso sistema imunológico e também protege o organismo com sua ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo. Os radicais livres afetam negativamente as funções das células, aumentando as chances de inúmeras doenças, dentre elas o câncer. Já o cobre participa da formação do hormônio adrenalina (e vários outros hormônios da tireóide) e da síntese de elastina e colágeno (essenciais para manter a pele jovem), além de ter ação antioxidante.

Outra combinação que não dá nada certo é oxalato (substância presente na beterraba, no espinafre e na batata-doce) e ferro não-heme (presente em alguns vegetais): a competição sai mais favorável ao oxalato, o que prejudicaria a absorção do ferro não-heme.

Já os taninos (encontrados no chá mate, preto, verde e, em menor quantidade, no café) prejudicam a absorção do ferro heme (presente em alguns alimentos de origem animal). Ou seja, nada de beber chá ou café nas principais refeições (ou aquelas que contenham mais alimentos ricos em ferro).

Como a maioria sabe, o ferro é o principal componente dos glóbulos vermelhos (essenciais para o transporte de oxigênio no organismo) e participa da produção de aminoácidos, neurotransmissores, hormônios e colágeno. A sua deficiência pode acarretar efeitos graves como palpitação (aceleração dos batimentos cardíacos) devido à escassez de oxigênio no organismo, cansaço, desânimo, palidez, falta de ar, baixa imunidade, queda de cabelos, dentre outros.

Note que nem sempre comer bastante significa comer bem, tampouco que comer vários tipos de alimentos juntos é benéfico para o organismo. É importante selecionar muito bem o que você vai ingerir e não abusar de nenhuma vitamina, mineral: pode ser um tiro no pé. Comer com qualidade é a chave!

Referências: Florbela Mendes; Revista Saúde

Anúncios

3 comentários sobre “Alimentos e bebidas que você não deve combinar

  1. Nossa,eu não sabia de absolutamente nada que voce colocou no post!!achei super legal.
    não sei se eu já disse,mas seu blog é ótimo!! adoro suas resenhas e voce fala de cosméticos de um jeito normal e não compulsivo.haha também gosto do fato de voce só ter parceria com empresas “naturebas” (:

    1. pois é, eu tenho um jeito mais pé no chão, nem todo mundo gosta, acho meio ‘seco’, mas sei lá, sou normal? hahaha só não surto 😦 ora. obrigada pelo carinho ❤

  2. Esse final de semana minha mãe fez uma misturava-se inhame com suco de laranja e quase morremos as duas tiveram que chamar a ambulância pois não parávamos de vomitar e com diarreia. Claro o inhame está cru. Muito obrigado pelas informações no seu blog . Silvia New Jersey-USA

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s