A balança estacionou: e agora?

O que seria do Lookaholic sem vocês? Nada! Recebo cada email interessante que sempre me rende assunto para fazer as postagens e o mais importante de tudo é poder ajudar e esclarecer dúvidas. Uma querida leitora me disse há poucos dias que simplesmente não consegue perder nem mais uma grama. A balança parou de vez!

Algumas de vocês devem saber, mas isso é o chamado efeito platô: chega um estágio da dieta que você não consegue mais perder peso de jeito nenhum. A primeira coisa que perguntei à leitora quando recebi o email foi: você está comendo a cada duas horas? está ingerindo carboidratos?

O motivo pelo qual fiz todas essas perguntas é que na maioria das vezes, o efeito platô pode ser causado pela restrição calórica excessiva. De primeiro momento você até emagrece, mas depois seu organismo pode se acostumar com aquela quantidade pequena de calorias que estão sendo ingeridas e você para de eliminar peso. É fácil de entender: a perda de peso acontece quando ingerimos menos do que necessitamos; se o que nós passamos a necessitar se torna bem pouco, fica cada vez mais difícil ingerir “menos ainda” para emagrecer.

Isso de forma alguma quer dizer que você tem que parar de comer, ou passar a comer pouquíssimo, mas sim que muitas vezes é preciso lançar mão de alguns artifícios para mudar essa situação em que o corpo se encontra. Segundo o site da Boa Forma, um desses artifícios pode ser investir mais em exercícios aeróbios (correr, caminhar rápido, fazer bicicleta, etc).

Outra situação que pode estacionar o ponteiro da balança é a queda na velocidade do seu metabolismo. Essa queda pode ocorrer devido à falta de carboidratos, restrição calórica excessiva, permanecer muito tempo sem comer. Seu organismo fica muito lento e com isso a perda de peso cada vez mais difícil. A saída é comer a cada duas horas (nem que for uma fruta, uma barrinha, mas coma!), não deixar de ingerir carboidratos (consuma alimentos integrais) e não restrinja excessivamente sua alimentação.

Basicamente, se você se alimentar com qualidade, seguir as dicas que falei no parágrafo acima e pegar firme nos exercícios aeróbios (40 minutos no mínimo), certamente a dieta vai embalar de novo. Se mesmo assim seu peso continuar estacionado, é essencial que você procure um profissional para que ele analise com cautela e veja qual é a melhor saída. Cada caso é um caso!

Referência: Boa Forma

Anúncios

4 comentários sobre “A balança estacionou: e agora?

  1. ♥ Obrigado por me ajudar mais uma vez, todo dia venho aqui no seu blog e me sinto tão feliz por ter uma garota tão legal escrevendo de forma tão clara e interessante. Parabéns mais um milhão de vezes!!!!!!!

  2. Olá, como vai? Já que está essa euforia para o Lollapalooza 2013, bem que podia ter algum post sobre isso. Por exemplo, com que roupas ir, sapatos, maquiagem… Esses tipos de coisas.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s