Afinal, devo consumir açaí ou não?

Fuja do senso comum: o açaí, se consumido in natura ou em forma de polpa sem adição de açúcar e/ou guaraná, não é hipercalórico!

Açaí é bem calórico, certo? Nem tanto. Ao contrário do que o senso comum diz, a fruta em si (sem os zilhões de ingredientes que acrescentam nela) não é uma das mais calóricas. 100 g do açaí (puro) tem cerca de 70 calorias (semelhante à banana), contra cerca de 170 do abacate (100 g) ou 230 calorias do tamarindo (100 g), por exemplo.

A grande questão que, na maioria das vezes, torna o açaí calórico é a adição de açúcar (e/ou guaraná) na polpa. Como se não bastasse, o famoso “açaí na tigela” leva – além da polpa com adição de açúcar e/ou guaraná – banana, leite em pó, leite condensado, mel e mais uma penca de ingredientes. Resultado: 200 g dessa “brincadeira” pode render, no palpite mais otimista, cerca de 500 calorias.

Toda essa situação fez  com que muitas mulheres passassem a ver o açaí como “gorduroso”, “hipercalórico” quando, na verdade, ele faz um bem danado à saúde. A fruta é rica em proteínas, gordura vegetal, fibras, vitaminas B1, C, E e minerais como fósforo, cálcio e potássio. Suas gorduras – poliinsaturadas e monoinsaturadasalém de ajudarem a baixar o colesterol ruim, também fazem bem para o sistema cardiovascular tanto quanto o azeite de oliva.

Açaí na tigela comercializado em lanchonetes é uma delícia, mas o excesso de açúcar torna a opção nada saudável

O açaí oferece ainda potentes antioxidantes como as antocianidinas – provenientes dos alimentos de cor roxa. As antocianidinas possuem a capacidade de captar radicais livres, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares, circulatórias e envelhecimento. Além disso, as antocianidinas garantem melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura.

Se você é atleta, gosta e precisa de muitas calorias, o açaí na tigela não é uma má opção. Ingredientes como banana, granola e mel tornam a refeição extremamente nutritiva (e calórica, eu sei), mas o mais importante é que você não use açúcar (nem leite em pó, leite condensado, etc). Não é porque você precisa de muitas calorias (ou está precisando engordar) que você pode abusar de coisas doces. O açúcar refinado não é benéfico nem nesses casos!

Faça uma versão mais saudável do açaí na sua casa usando polpa sem açúcar e/ou guarana! Se você gostar, adicione ingredientes como banana, granola, linhaça, aveia ou morango. Dê preferência para frutas e cereais, esqueça o açúcar refinado, leite condensado, leite em pó e cia!

Vale a pena ressaltar que é preferível que você compre (em supermercados mesmo) a polpa sem adição de açúcar e/ou guaraná a consumir em lanchonetes e quiosques. Nada contra esses estabelecimentos, a questão é que a polpa usada (quase sempre) contém bastante açúcar, aí a opção acaba não sendo nada saudável.

Diante de todos esses benefícios, talvez seja a hora de rever seus conceitos sobre o “injustiçado” açaí!

Referências: Mundo Estranho; Ig Educa

8 comentários sobre “Afinal, devo consumir açaí ou não?

  1. as pessoas difamaram demais que o açaí é calórico, até deixam de consumi-lo para consumir o leite condensado e leite em pó juntos. hehehe
    ótima alerta nyle!
    e a proposito nyle, voce que tem pesquisas fantasticas poderia fazer aqui em post sobre tipos/ preferencias/ localidades e dicas sobre perfumes. que tal?
    beijos!!

    1. Verdade, coitado do açaí. E como assim, Maria, não entendi! Sobre qual assunto você gostaria que eu falasse?

  2. Açaí é tãaaao bom =( Mas pelo menos não tomo muito açaí na tigela, por ser muito calórico e pela sensação de ‘peso’ que dá depois, mas pelo menos vou me sentir menos culpada se tomar só o açaí kkkkkkk Começar a academia é um perigo, vc vai achando que só porque está fazendo exercício pode se dar ao luxo de comer qualquer coisa!

    1. Eu gosto, mas TETESTO coisa muito doce, então prefiro evitar a fadiga hahaha só se for feito por mim. Compra a poupa sem açúcar e faz em casa, Taty! BEijoss

  3. ficou mesmo dificil de entender meu “pedido” haha
    então, eu quis sugerir um post sobre perfumes sabe? quais melhores para calor ou frio, sobre fixação e tal

    1. Hum, eu posso tentar, mas atualmente eu tenho preferido perfumes não convencionais. Gosto de coisa natureba como você já deve saber, e em relação a perfume não é diferente. O que eu uso atualmente é o Parvati eu gosto muito, mas ele tem um cheiro bem forte e exótico. Eu não sei como eu vou fazer pra fazer esse post, porque eu entendo mais o básico sobre perfumes, vou dar uma pesquisada e assim que eu achar que já tenho informações o suficiente eu já faço um post, ok? Beijoss, obrigada pela sugestão

Comente!

