Como lidar com intestino preguiçoso

Acho que desde que me entendo por gente tenho problemas para ir ao banheiro, meu intestino nunca foi dos mais regulados. Com o passar do tempo fui aprendendo a lidar com ele, tomo muito cuidado com a minha alimentação e hoje em dia , embora de vez em quando eu tenha algumas “crises”, posso dizer que melhorei muito.

De modo geral, o intestino preso/preguiçoso pode ter inúmeras causas, mas as principais são: sedentarismo, pouca ingestão de água e fibras, má alimentação, falta de tempo (por incrível que pareça, não estabelecer um horário para ir ao banheiro também pode afetar o funcionamento do seu intestino).

Para começo de conversa, como a maioria sabe, as fibras são essenciais para o funcionamento do intestino: as solúveis (presentes principalmente nos cereais, tubérculos, polpa de frutas e legumes) são responsáveis pela formação do bolo fecal; já as fibras insolúveis (presentes nas cascas desses alimentos e nas folhas de hortaliças) são responsáveis pelo aumento da motilidade intestinal. O indicado é de 10 a 30 g diariamente.

Incluir mais fibras na dieta não é um bicho de sete cabeças: opte por alimentos integrais sempre que possível (trocar o pão francês – que prende o intestino – pelo pão integral é uma ótima saída), aposte no consumo de aveia, granola, linhaça, farelo de trigo (no almoço, o farelo pode substituir a farinha de mandioca, inimiga de quem tem intestino preso), quinoa, lentilha.

A maçã e a pêra não são vilãs, desde que você as consuma com casca e, paralelamente, tome todas as atitudes necessárias para o bom funcionamento do intestino (maior ingestão de água e fibras, prática de atividade física, etc). No entanto, é bom ficar atenta: se mesmo assim essas frutas piorarem a prisão de ventre, passe a evitá-las!

Outros alimentos que ajudam a soltar o intestino são a laranja, iogurte desnatado, mamão, ameixa, abacate, feijão, couve, alface, cenoura crua. Suco de laranja com cenoura crua (não coe!) me ajuda muito quando meu intestino anda ruim. Outra coisa muito bacana é pela manhã, em jejum, tomar cerca de 3 copos de água, comer mamão e tomar suco de laranja. Funciona!

Embora muita gente não se atente a isso, praticar exercício físico ajuda a regular o funcionamento do intestino. Isso acontece porque há um aumento do fluxo sanguíneo no abdômen e dos movimentos intestinais. Portanto, se você sofre com intestino preso e é sedentário(a), não hesite em começar a se exercitar!

Acho que eu já perdi a conta de quantas vezes já falei isso aqui, mas nunca é tarde para lembrar que você precisa beber 2 L de água diariamente. Segundo o artigo “Procedimentos para seu intestino funcionar melhor“, a água é nosso emoliente natural, é ela que faz com que as paredes intestinais fiquem suficientemente umedecidas para que o bolo fecal possa transitar pelo intestino até sair em forma de fezes, daí sua importância.

Vale ressaltar também que de nada adianta você aumentar a ingestão de fibras e não ingerir água. Você aumentará o bolo fecal, a motilidade do intestino, mas ficará constipado(a) por falta de umidade adequada para o mesmo. Fique atenta a isso!

Evite alimentos que prendem o intestino, tais como goiaba, banana-maçã, maçã e pêra sem casca, cenoura cozida, cereais refinados (farinha de trigo, arroz branco), maisena, pão branco, açúcar refinado. Evite também frituras, leites/queijos e carnes gordurosas, alimentos embutidos, condimentados

De modo geral, invista em alimentos ricos em fibra, frutas e verduras com casca, coma de 2 em 2 horas (se você não come, não há o que liberar, não é óbvio?), atividade física, ingestão de 2L de água, mastigue bem os alimentos e, não menos importante, estabeleça um horário para ir ao banheiro.

Paralelamente, evite alimentos que prendam o intestino (citados anteriormente), ingerir pouca água, ficar sem comer e não se exercitar. Por último, se você fez tudo e continuou tendo problemas para evacuar (o certo é ir ao banheiro todos os dias ou no máximo dia sim e dia não), não hesite em procurar um médico para saber o que há de errado!

Referências: G1; UOL

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12 comentários sobre “Como lidar com intestino preguiçoso

  1. Olha, eu sempre sofri com isso. Tentei de tudo, principalmente laxante, o que nao é legal. E, nao sendo possivel seguir todo esse protocolo alimentar etc, resolvi meu problema com oleo de linhaca em capsula. 1x/dia. Regularizado uns 90%.

    1. Mirela, são exceções… Existem pessoas que tem facilidade pra evacuar e às vezes até sem tomar muita água elas conseguem ir ao banheiro regularmente sem problema. No entanto, pra quem já tem histórico de intestino preguiçoso, a falta de água só vai agravar o quadro. beijoss

  2. kiwi… ´para mim ainda é o melhor… coisa que muita gente nao sabe!!!! mais tem que ser bem madurinho molinho!!!!

  3. Agora eu não entendo como é que a maçã prende o intestino e ao mesmo tempo é rica em fibras? Como explica-se isso.

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