Combatendo a oleosidade da pele de dentro para fora!

Para combater a oleosidade da pele de dentro para fora, a vitamina A é uma das melhores opções. Dentre suas principais fontes podemos citar a cenoura, mamão, pimentão, manga!

Há um tempo fiz uma enquete aqui no blog para conhecer mais sobre as leitoras e, embora eu já desconfiasse, fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que possuem pele mista a oleosa. Ou seja, lidar com oleosidade é um problema comum por aqui. Estou certa?

Inúmeros fatores influem na oleosidade do nosso rosto, inúmeros, mas um muito simples que muita gente se esquece é a alimentação. Alimentos gordurosos (leite integral e derivados, chocolates ao leite, frituras, doces e sorvetes, manteigas, carnes gordurosas), bem como excesso de sal e açúcar tendem a aumentar consideravelmente a oleosidade da nossa pele e favorecer o aparecimento de espinhas. Em contrapartida, ingerir 2 L de água todos os dias e apostar em uma alimentação saudável ajuda a não agravar o problema.

Acima fiz um quadrinho sobre alimentos bacanas para quem sofre com oleosidade e acne. A vitamina A (fontes:  cenoura, manga, mamão, pimentão) ajuda a reparar a pele e balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, portanto ajuda a combater a oleosidade em excesso. As fibras (fontes: alimentos integrais, aveia, granola, farelo de trigo, lentilha) são essenciais para desintoxicar os organismo!

A vitamina C (fontes: laranja, abacaxi, limão, acerola, tomate, pimentão) tem ação antioxidante (ou seja, combate o envelhecimento – assim como a vitamina E (fontes: amêndoas, azeite extravirgem, castanha do pará) – e garante que os tecidos se regenerem mais facilmente) e anti-inflamatória (auxilia na prevenção e cicatrização de cravos e acnes).

As vitaminas do complexo B – com destaque para a B6, veja as fontes aqui – o zinco (fontes: frutos do mar, cereais integrais, nozes, leite – prefira o desnatado) e o manganês (fontes: cereais integrais, nozes) têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, portanto também ajudam.

Os chás de camomila, alecrim, erva-cidreira, erva-doce, além de acalmar (o estresse também afeta a nossa pele), também são ótimos para tonificar e desinflamar a pele de dentro para fora.

Estudos mostram que o estresse pode agravar a oleosidade da pele e favorecer o aparecimento de acnes. Nesse caso, ao liberar hormônios do bem estar e nos ajudar a relaxar, a atividade física, mesmo que indiretamente, combate esses problemas!

O motivo pelo qual eu estou dizendo tudo isso é que muitas vezes nós nos descabelamos por um problema e nem nos damos conta que pequenas atitudes podem ajudar bastante. Se você não se alimenta bem, não ingere água adequadamente, não hidrata a sua pele (lembram da parte 1 do guia para peles oleosas?) e acha que ela é muito oleosa, talvez o problema esteja aí.

Como eu já havia dito, acne e oleosidade excessiva tem inúmeros fatores, mas esses que citei influem bastante, por isso é bom se cuidar. Por último, gostaria de dizer que se você sofre com oleosidade excessiva e isso te incomoda, não hesite em procurar um profissional. Ele pode e vai te ajudar da melhor forma para sanar ou no mínimo melhorar bastante o problema!

Referências: Minha Vida; Revista Saúde; SOS Nutrição

4 comentários sobre “Combatendo a oleosidade da pele de dentro para fora!

  1. Muito legal o post Nyle, tenho a pele mega oleosa, só que já melhorou muito com suas dicas, a argila tem me salvado e agora mais dicas. Obrigado. Parabéns!!!!

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