Katy Perry para a Elle (Setembro 2012) e outros assuntos

Que saudade que eu estava de postar inspirações de revista, já não fazia isso há muito tempo. Não sei o que aconteceu nos últimos meses, mas nenhuma das capas que eu via me causavam fortes emoções até, claro, a Katy Perry me aparecer com esse olho preto esfumado sensacional para a capa da Elle americana de setembro.

Esse tipo de olho tão carregado, quando bem feito, fica maravilhoso, mas é uma das maquiagens que mais exige cuidado. O primeiro e maior deles: a pele tem que estar impecável. É preciso caprichar no primer (confira aqui o guia completo sobre eles!), na base (de preferência cobertura média) e principalmente no corretivo.

Se você for abusar do lápis preto na linha d’água e sombra escura rente aos cílios inferiores, é importante minimizar as olheiras o máximo possível, pois a sombra preta/chumbo abaixo dos olhos poderá acentuá-las e  o resultado não será satisfatório.

Outra coisa que você também tem que ter cuidado ao fazer um olho preto carregado é com as sobrancelhas. Eu vivo dizendo e vocês provavelmente já cansaram de escutar que sobrancelha bem feita faz toda a diferença em uma maquiagem.

Quando eu digo “bem feita” não quer dizer que precisa ser fina, grossa, com formato x ou y, mas ela precisa estar bem limpinha, de preferência sem falhas e com um desenho bem definido, de acordo com a forma do seu rosto. De nada adianta caprichar na maquiagem dos olhos se as sobrancelhas estão puro desleixo.

Devo confessar que antes de começar o blog eu tinha um medo absurdo de sombra escura. Por ter olhos relativamente pequenos, sempre achei que o resultado em mim seria desastroso, até que fui me informando cada vez mais, assistindo tutoriais e vi que é possível, sim, usar sombra escura em olhos médios/pequenos.

O truque essencial é, antes de tudo, fazer uma base marrom no olho todo (pálpebra móvel + côncavo). Essa base é importante porque ao aplicar a sombra preta (ou chumbo) posteriormente, a cor não ficará tão gritante, terá uma transição de cores (sua pele – sombra marrom – sombra preta), suavizando o look.

Além do truque da sombra marrom como base, outra dica importante é não localizar a sombra preta/chumbo só na pálpebra móvel, é preciso subi-la para o côncavo junto com a sombra marrom de base. Quando você “amplia” o local onde a sombra preta/chumbo está sendo aplicada, o seu olho também ganha mais destaque.

Se você localiza a sombra preta somente na pálpebra móvel, somente essa área ganha destaque, fazendo com que seu olho pareça bem menor. Nessa foto (que eu já cheguei a mostrar aqui no blog) dá para perceber claramente tudo que eu disse anteriormente: usei sombra marrom de base, sombra chumbo posteriormente e o resultado não ficou ruim, mesmo eu tendo olhos pequenos.

Por último, caso queiram se inspirar nessa maquiagem da Katy Perry, algumas dicas: se você tem olhos pequenos, tente seguir o que eu disse anteriormente, invista em lápis nude/branco na linha d’água e evite sombra muito escura rente aos cílios inferiores, escolha cores mais suaves como o camurça (o famoso “taupe”, mistura de marrom e cinza).

Se você tem olhos caídos, no canto externo dos mesmos, evite “juntar” a sombra/delineado rente aos cílios inferiores com a sombra rente aos cílios superiores, pois poderá acentuar o problema. A Rachel já falou sobre isso aqui, vale a pena dar uma olhada.

Se você tem olhos separadinhos, aplique um pouquinho de sombra mais escura (sutilmente) no canto interno dos olhos, na região próxima ao início do nariz e começo da sobrancelha (nessa foto a marcação ainda está bastante evidente, poderia ser mais suave, mas é basicamente isso). Essa técnica é muito útil para “aproximar” os olhos.

Outro ponto importante é não puxar muito o gatinho (feito com sombra ou delineador), pois os olhos parecerão ainda mais distantes.

E, se você tem olhos grandes e nenhum dos problemas citados, pode apostar com força no olhão preto e me deixe com inveja assim como a Katy Perry fez.

Comente!

