Triglicérides alto, o que fazer?

Triglicérides alto? Fuja de frituras, lanches, carnes gordurosas (bacon, por exemplo), queijos amarelos (cheddar, mussarela, parmesão), salgadinhos, doces, pizzas, massas em geral, folhados, refrigerantes, manteigas, maionese!

Antes de mais nada, para compreendermos melhor o assunto, é preciso dois conceitos básicos: o que são triglicérides e para que servem as gorduras no nosso organismo. Basicamente, os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas através dos alimentos.

As gorduras são imprescindíveis para nós: fornecem energia, protegem os órgãos, preservam o calor do organismo e mantêm a temperatura do mesmo. Sem as gorduras, o transporte e absorção de vitaminas como A, D, E e K (denominadas lipossolúveis) são prejudicados, acarretando diversos problemas para a saúde.

Em níveis adequados, as gorduras não fazem mal ao organismo, no entanto, altos níveis das mesmas no sangue podem causar inúmeros malefícios para saúde, principalmente problemas no coração.

Ao contrário do que muita gente pensa, triglicérides alto (a grosso modo, altas taxas de gordura no sangue) não afeta só adultos e idosos e muito menos só adultos e idosos acima do peso. Pessoas magras podem ter triglicérides alto, bem como crianças e adolescentes. Inclusive, o fato do meu sobrinho de 10 anos estar com triglicérides alto foi a inspiração para esse post.

O lado bom é que triglicéride alto não é um problema impossível de se solucionar, na maioria dos casos, só o ato de mudar os hábitos alimentares e começar a praticar atividade física regularmente já adianta bastante. Para ajudar, fiz um quadro para ajudar na questão “o que pode e o que não pode comer”:

Outros pontos importantes que ajudam bastante são atividades aeróbicas (correr, andar de bike, caminhar, dançar, dentre outras) regularmente e ingestão de alimentos ricos em fibras (aveia, farelo de trigo, lentilha, maçã com casca, granola, feijão, pão/macarrão/arroz integral). Aliar isso tudo a uma alimentação balanceada é a chave para baixar os níveis de triglicérides no sangue e consequentemente o risco de doenças do coração.

Por fim, vale ressaltar que o post de forma alguma substitui a orientação de um profissional. O intuito é apenas dar uma ajuda, fornecer informações necessárias para que você não comenta erros em casa e agrave o problema, mas o ideal mesmo é procurar um(a) nutricionista, cada caso é um caso e merece atenção especial!

Fontes e referências: Vila Mulher; Drauzio Varella

8 comentários sobre “Triglicérides alto, o que fazer?

  1. Nossa como é complicado esse lance de alimentação tudo oque não pode na tabelinha é o que eu como :(.. Fiquei boba quando vi que você se tornou vegetariana, conseguiu mudar um hábito que era acustumada há muito tempo.. É uma das minhas metas pra esse ano, mudar minha alimentação. Adorei o post, Nyle sempre esclarecendo tudo hahaha bjbj linda.

    1. Ah, se você ainda não tem esse problema com triglicérides (saca só o “ainda” pra fazer pressão), comece aos poucos, tipo, leite semi desnatado, chocolate meio amargo, açúcar mascavo e não o refinado, alimentos integrais nem é tão difícil gostar, acho tranquilo, mas comece nos “semi” da vida, vá em alimentos light, com menos gordura saturadas. Depois de um tempo tu pula pro leite desnatado, chocolate amargo (esse é dose, até eu tremo na base as vezes!), adoçante e tudo que está aí na listinha. Se você não tem necessidade de mudar imediatamente por problema de saúde, mude aos poucos, mas é importante mudar! Beijos, sua linda

    1. Caramba! Tu deve procurar um médico imediatamente. A restrição alimentar terá que ser muito acentuada, você vai precisar de acompanhamento e urgente. Marque uma consulta amanhã mesmo, no seu caso é imprescindível que tu faça isso, pois o risco de doenças cardiovasculares é bem alto. Abraço.

  2. Minha filha de 9 anos esta com 119 de triglicerídeos, vamos começar a mudar a alimentação, vc tem alguma sugestao pratica , ela estuda em periodo integral em uma escola publica.

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