Erros que você não deve cometer ao fazer dieta

Ontem eu contei sobre como eu fui de 66 kg para 55 kg em um ano e agora eu gostaria de compartilhar a parte mais “complicada” desse processo. Quando eu comecei a fazer dieta eu ainda nem tinha o blog, não conhecia tanta coisa sobre saúde, alimentação e cometi péssimos erros que eu realmente queria alertá-las para que não fizessem o mesmo.

Não use o cigarro para controlar o apetite

A primeira coisa e acho que a mais importante de todas é: não use o cigarro para controlar o apetite. Quando eu comecei a dieta eu ainda fumava (para quem não sabe, eu não fumo mais e falei sobre isso aqui e aqui) e frequentemente, quando eu estava ansiosa ou queria diminuir o apetite, eu recorria ao cigarro.

Esse foi um dos erros que mais me afetou negativamente e que eu gostaria de coração que nenhuma de vocês fizesse. Se você pretende perder peso, faça-o sem o cigarro, pare de fumar antes de mais nada. De que adianta perder peso, investir em uma alimentação saudável e atividade física se paralelamente você vai detonar a sua saúde com o cigarro? Além do mais, se eventualmente você for parar de fumar, lembre-se de que você pode engordar um pouco novamente, então é mais fácil fazer dar esse passo antes da dieta, e não depois. Para que jogar seu esforço no lixo?

Não deixe de comer

Isso já foi falado essa semana aqui no blog (leia aqui). Longos períodos sem comer “obrigam” o corpo a estocar mais gordura, desaceleram o metabolismo (atrapalhando a perda de peso), podem ocasionar flacidez (o corpo ataca o músculo na ausência da energia dos carboidratos), hipoglicemia, desmaios, queda de imunidade, dentre outros malefícios para a saúde. Coma a cada duas ou três horas, nem que for um pouco!

Não corte totalmente os carboidratos

Se não for por recomendação médica, jamais corte totalmente os carboidratos da sua alimentação. Você fica indisposta, sem energia para fazer atividade física, pode ter dores de cabeça, tontura, mau humor e irritação (já que eles são um dos maiores responsáveis pela produção de serotonina), além de haver desaceleração do metabolismo, tornando o processo de emagrecimento mais lento. Como você está de dieta, é importante que você diminua a quantidade de carboidratos na dieta e invista em alimentos integrais, mas não os exclua totalmente.

Dietas radicais 

Você não ganhou 10 kg da noite para o dia, e também não vai eliminá-los nesse tempo. Restrições calóricas muito severas também desaceleram o metabolismo, fazendo com que você “estacione” e não consiga emagrecer eficazmente. Comece aos poucos, investindo em refeições leves, balanciadas e a cada três hora, não deixando de beber água e praticar exercício físico.

Nunca tome laxantes e/ou diuréticos para emagrecer

Na matéria “Livre-se dos laxantes e diuréticos“, a Revista Dieta Já do Uol alerta sobre os perigos de se tomar laxantes e diuréticos para emagrecer. Segundo a gastroenterologista Cláudia Marques Souza de Oliveira, do departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, o uso contínuo de diuréticos causa desidratação (perigosíssimo para o corpo), redução dos níveis sanguíneos de potássio, cálcio e magnésio (nutrientes essenciais para o nosso organismo). Sem contar que o paciente pode apresentar arritmias cardíacas, fraqueza muscular e até ter uma parada cardíaca. A longo prazo ele pode desenvolver insuficiência renal.

Dentre os malefícios do uso dos laxantes, a gastroenterologista ainda destaca: “Os laxantes que têm em sua composição substâncias como fenoftaleína e bisacodil, entre outras, podem, a longo prazo, causar uma lesão no plexo mioentérico. Este mal pode ser irreversível, pois causa a perda da inervação (atividade funcional das fibras nervosas do intestino), que se traduz por piorar a prisão de ventre”. Dentre outros malefícios do laxante também se destacam a desidratação e perda de nutrientes essenciais através da evacuação excessiva.

Ao invés de tomar laxantes, invista em alimentos ótimos para regular o intestino: feijão preto, arroz integral (alimentos integrais no geral), aveia (lembram que já falei dela aqui?), granola, linhaça, brócolis, lentilha, alface, pera. Claro que também não se deve abusar, a quantidade de fibras ideal que devemos ingerir é de 10  a 30 g.

Tabela que mostra a quantidade de fibras por porção de cada alimento. Veja aqui mais opções.

 E para evitar o diurético, nada mais óbvio: 2 L de água por dia, não tem conversa!

Cuidado com o chá

Há muito tempo eu já disse que tanto o chá verde quanto o chá de hibisco são ótimos para quem quer perder peso (lembram?), embora com ressalvas. A quantidade deve ser de no máximo 3 xícaras (ou mais, mas somente por indicação médica) para não sobrecarregar o fígado e é importante destacar que o chá deve ser tomado no mínimo 2 horas depois das refeições, nunca antes e nem durante elas.

Não durma com fome 

Tudo bem que você não deve consumir carboidratos à noite e nem deve ingerir nada muito pesado, mas dormir com fome também não é certo, já que a qualidade do sono pode ser perturbada. Segundo um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, adultos privados de sono comeram quase 300 calorias a mais por dia, em média, do que aqueles que dormiram o suficiente.

Ou seja, má qualidade do sono pode atrapalhar e muito sua dieta, além de poder fazer com que você engorde (pessoas irritadas e ansiosas comem mais, não é novidade para ninguém!). Alguns minutos (10 a 30) antes de dormir, beba um iogurte desnatado, uma água de coco, algo bem leve, mas não fique com fome!

Referências: Saúde ig; Cyberdiet; Saúde ig

3 comentários sobre “Erros que você não deve cometer ao fazer dieta

  1. Nyle, pelo que percebi vc é muita determinada. Disse que pararia de fumar, e parou (parou msm né? espero!!) , resolveu que emagreceria e emagreceu!!! Isso é muito difícil, mas não é impossível. O ruim de emagrecer é que além de ”ter” que malhar , temos que ter uma dieta balanceada também , tudo junto!!. Gostei das dicas,pois tbm estou nesta luta! rs. Continue postando mais dicas sobre dietas, saúde, etc. Um beijo

    1. Sim, eu às vezes sou muito enrolada, mas quando eu boto algo na minha cabeça eu consigo hahahah. Dieta não é fácil, a gente rala, mas vale muito a pena, mesmo. Obrigada Marcela, beijos, tomara que você consiga também =)

  2. O meu caso aconteceu de ter engordado 15 quilos que eu atribuo a 2 coisas:
    – não sou mais bulímica
    – tenho hipotireoidismo

    Sabe, estou no sobrepeso mas estou em paz comigo mesma e venci essa doença horrível que é a bulimia. Não vou ser hipócrita e dizer…nossa adoro estar com pneuzinhos… mas
    hoje eu me olho no espelho e gosto de mim. Meus exames estão todos ok, estou bem de saúde.

    Mas este post é inspirador! Quero perder peso como toda mulher, no meu caso falta atividade física, preciso achar alguma atividade que eu goste de fazer… depois eu conto.

    Nyle vc estava linda na foto antiga! Cuidado para não emagrecer demais.
    Beijo!

Comente!

