Como preparar/aplicar argila e outras dicas

Na hora de aplicar a argila, use uma camada generosa – não muito grossa, claro, mas generosa, assim como na foto. 

Ontem eu já falei sobre os diversos tipos de argila e como prometido, hoje trouxe um pouco mais sobre o assunto. Para quem não vai comprar argila já pronta para o uso, algumas dicas são necessárias para não errar na hora de preparar a argila em pó.

Em um recipiente limpo (óbvio), de plástico, acrescente uma colher de sopa de argila (é o suficiente para rosto todo, não precisa mais que isso). Depois, aos poucos (aos poucos mesmo), vá acrescentando água mineral (nunca da torneira) a esse pó até que ele vire uma pastinha nem muito densa, nem muito fluida e então aplique no rosto todo, exceto boca e olhos. Se a pastinha ficar muito fluida, acrescente argila aos poucos, se ficar muito densa, acrescente água aos poucos. Não tem segredo!

Geralmente, na embalagem mesmo já vem escrito o tempo que você precisa deixá-la no rosto (costuma a ser de 10 a 20 minutos), então em relação a isso nem precisa se preocupar, siga o tempo prescrito, depois lave o rosto apenas com água abundante e em temperatura ambiente (ou levemente fria).

Se você preferir, ao invés de usar água mineral ou termal, você pode usar chá de camomila (coado, claro, em temperatura ambiente ou levemente morno) para diluir a argila. A camomila tem propriedades suavizantes e anti-inflamatórias, se dá bem com todos os tipos de pele. O chá verde também pode ser usado no caso de quem tem pele oleosa – tem propriedades adstringentes 

Muita gente fica em dúvida sobre o que passar na pele antes e depois da aplicação da argila, se pode fazer isso ou aquilo etc e algumas vão se lembrar que eu já falei sobre o assunto no guia de cuidados com a pele oleosa. Porém, para quem não viu, é sempre bom explicar.

Basicamente, antes da aplicação o rosto deve estar limpo, mas como a argila por si só já esfoliará e limpará a pele muito bem, essa limpeza não precisa ser profunda. Ou seja, nada de esfoliar a pele antes de aplicar a argila ou usar um adstringente punk: retire a maquiagem (caso você esteja usando) com um demaquilante e depois leve-a apenas com um sabonete suave. Se você não tem um sabonete suave, shampoo de bebê ou sabonete de bebê (líquido) serve.

Depois da argila, lave o rosto apenas com água corrente (como dito há pouco), aplique um tônico suave (tônico, não adstringente) para equilibrar a pele, fechar os poros e, para finalizar, use o seu hidratante de costume. Se você não tem um tônico suave na sua casa, água termal (retirada da geladeira) ou água mineral fria (não muito fria, claro) quebra o galho.

Depois de usar argila e hidratar a pele, evite usar maquiagem em seguida. Deixe sua pele descansar por no mínimo duas horas!

Claro que ninguém precisa ter/usar os mesmos produtos que eu, mas na foto acima reuni tudo que uso na minha pele antes e depois da argila, caso alguém queira ter uma noção. Antes eu uso o sabonete suave Limpeza Facial Floral da Ikove (resenha aqui), depois da argila aplico a Loção Tônica Facial de Açaí da Arte dos Aromas e meu hidratante atual, o Nude Balm da Elemento Mineral (faço resenha essa semana, mas já falei um pouco dele aqui).

UPDATE: atualmente estou usando o tônico da Ikove no lugar da Loção Tônica da Arte dos Aromas. A fórmula é mais natural. O hidratante também troquei, atualmente uso a Água Biológica da Livealoe.

Acho que dessa lista, o único item que eu ainda não falei aqui no blog foi a Loção Tônica Facial. Ela é extremamente suave (mesmo), fluida, de cheiro frutal bem gostoso, não resseca o rosto, não deixa a pele oleosa e é ótima para ser aplicada depois de máscaras faciais, esfoliações, ela “finaliza” a pele muito bem. O único ponto negativo é que ela demora um pouco para secar (uns 2 minutos, por aí), por ser em pump, tende a acabar meio rápido (já que sai mais produto que o necessário) e tem algumas químicas polêmicas, não é tão natural assim.

Argila em pó ou argila pronta, qual escolher? Bom, depende. As diferenças principais entre os dois tipos são: praticidade (argila pronta é prática, argila em pó você precisa fazer antes de usar) e preço (argila em pó é bem mais barata que argila pronta).

Outra diferença é que argila pronta às vezes é um pouco mais “potente” que a argila em pó, já que os fabricantes geralmente dão um “up” na fórmula, adicionam outros ingredientes, raramente ela vem pura. Como desvantagem, a argila pronta (em potinho principalmente) tende a ressecar facilmente e depois de alguns meses, ficar dura e chata/quase impossível de usar.

No final das contas, apesar da argila pronta ser um pouco mais potente, a diferença em relação à argila em pó não é tão absurda. Se você não for comprar uma argila pronta que venha em bisnaga (tipo de embalagem que tende a ressecar menos) ou não tem paciência para lidar com argila ressecada (ensinei aqui o que fazer quando isso acontecer), compensa mais comprar em pó – atualmente tenho preferido essa última.

54 comentários sobre “Como preparar/aplicar argila e outras dicas

  1. Nyle arrasando. Achei super interessante, eu não sabia que não podia ser agúa da torneira, na hora de misturar. E em relação a hidratação pós tbm, sou um pouco traumatizada com hidratante, sempre que faço limpeza e passo um da nivea em meia hora minha pele já tá oleosa denovo, haja um belo de um sacão pra isso. Vou comprar um desse igual o seu. Beijobeijo.

    1. Eu tenho usado chá de camomila no lugar da água mineral. AMO, a pele fica sensacional. Hidratante é meio tenso, sabe? É difícil achar que deixe a pele SEQUINHA de tudo, eu pelo menos nunca achei, e olha que já usei trilhões. Beijos Carol

  2. ola meu nome e mirella ja usei argila em pó mais deixei de usar pq minha pele encheu de espinhas fazia todos os procedimentos lavava o rosto com agua abundante, hidratava com hidratante de pepino e enfim usava um protetor solar pois minha pele ficava sensivel e com o protetor melhorava quando ficava exposto ao sol. O que fiz de errado sera por causa do protetor?

    1. poxa mirella, eu acho muito pouco provável que as espinhas sejam por conta da argila. a argila, se for 100% pura mesmo, não tem quase nada. experimenta usar a argila branca em pó da arte dos aromas, ela é bem leve. eu acho que pode ser do protetor solar, quase certeza. evite se expor ao sol quando usar a argila, faça em um dia que voce vai ficar em casa, e aí faça o teste, use a argila branca em pó da arte dos aromas, depois tonifique a pele usando chá de camomila puro (geladinho) e hidrate a pele com algo leve. depois me diga como foi! beijoss

    1. Bem,no início me empolguei e usava todos os dias Rsrs! Mas não alterou nada,eu como não tenho muito tempo ,faço o uso duas ou três vezes em cada semana,,e ótimo, minha pele melhorou muito! !Bjs

    1. Se ela estiver em pó, basta achar alguma coisa pra fechar bem o saquinho, deixar em lugar fresco e seco, que ela está conservada.

  3. Linda! gostei do poster,parabens,sua pele é linda! Amiga! no meu caso não pra belesa que vou usar a argila,eu vou usar pra curar problemas na tireóide,o que eu quero perguntar é se pode usar a argila diretamente sobre a pele do pescoso,e ela pode ser fria ou morna,vou usar com chá de cipó mil-homem? a argila pra curar tumores,carosos… é bom morna ou fria? Obrigada! bjs linda!

  4. Continuando… eu comprei a argila vermelha,para fazer rémdio,tenho que cuidar da saúde começando de dentro para fora. Sofro de hipotireodismo. E um terapeuta disse que argila é muito boa pra curar muitas doênças.bjs.

  5. Eu quero falar q tem uma única coisinha errada na forma de preparo da argila branca ou de qualquer outra argila não pode ser feito em pote de plástico nem metal …. só pode ser feita num pote fé porcelana ou vidro só nesses

  6. Meu quiropraxista me passou argila verde para tirar celulite das pernas que me causa muita dor.por quanto tempo devo deixar a argila.e quantas vezes por semana. O fato que o profissional se encontra de ferias.

    1. 1x por semana. Se ela for do tipo em pó, que você precisar preparar e tal, deixa por uns 20 minutos que já tá bom.

    1. Eu nao saberia dizer de a argila em pó pura tem data de vencimento, eu acho que não. Mas se tem validade no rótulo, melhor nao arriscar… Vai que dá zebra.

  7. Boom diia! Adorei a matéria e queria tirar uma duvida, comprei argila preta essa semana, e queria saber se eh realmente boa. Na loja me indicaram pra cicatrizar a pele. Usei o roacutan pra espinhas e fiquei com algumas marcas no rosto, e queria suavizar. A preta eh realmente boa? Obrigada!

  8. Nyle, seu blog é maravilhoso! Você explica tudo direitinho e utiliza produtos que a maioria das pessoas desconhecem, mas são ótimos (amei os produtos da Cativa Natureza, por exemplo, outros ainda não usei). Duas coisas estão fazendo a diferença na minha vida: argila verde (tanto o sabonete quanto a argila – adeus cravos) e hidratar a pele, após utilizar o tônico, para evitar o efeito rebote. Sim, com 30 anos eu não sabia que existia o efeito rebote. Vou fazer o possível para que, quando eu chegar aos 40, não me arrependa de ter começado a cuidar da minha pele enquanto os danos ainda não eram tão intensos. Enfim, obrigada por mostrar que produtos veganos, que não testam em animais ou orgânicos podem ser iguais ou melhores do que aqueles que as propagandas insistem em nos convencer. Beijo.

  9. Gente. O preço é super simbólico, aqui em diadema onde eu moro, tem uma loja de produtos naturais, tem de tudo inclusive argilas, custa em torno de 1,70 a grama, mt em conta e a quantidade é bem satisfatória. Agora em relação a argila preta, eu usei e não gostei. Parece que o rosto ficou meio manchado no início, como se eu estivesse passado carvão. Agora comprei da branca para ver o resultado. Por favor nile. Gostaria que me informace se eu passar durante um tempo e parar, o resultado pode não aparecer e eu tenho que passar toda semana ou não tem nada a ver. ?

    1. Edvan, temos que ter cuidado com argilas muito baratas porque não sabemos a procedência e ela pode estar contaminada com metais pesados.

      Sobre o uso, o ideal é que ele seja contínuo, pelo menos uma vez por semana, para que você possa ver mais resultados!

  10. É a primeira vez que estou usando, e exagerei na quantidade a camada ficou muito grossa.
    Estou a uma hora com ela no rosto e não seca, o que faço??

    1. Lilian, não é indicado ficar mais de meia hora. Se a camada não secar não tem problema. Da próxima, tente fazer uma camada mais fina mesmo

  11. Olá adorei as dicas,ainda mais quando falou sobre não esfoliar a pele antes da argila.Pois comprei a argila verde,e antes de aplicar eu esfoliei,acho.que não.fiz certo neh,quais são os efeitos ?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s