Argilas e suas funções

Foto: Reprodução

Argila verde, amarela, branca, rosa, negra, cinza… Para quem é novata no assunto, não é difícil se perder com tantas opções. Às vezes parece até exagero tantos tipos de argila no mercado, mas vocês verão que cada uma tem características específicas que as tornam úteis para algumas funções. Não importa se você tem pele sensível, seca, oleosa, mista, com manchas, certamente terá algum tipo de argila que atenda às suas necessidades.

Argila branca

Ideal para peles mistas, sensíveis (devido ao seu pH bem próximo ao da pele) e/ou com manchas. Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, promove uma hidratação branda, tem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e clareadoras. É a argila mais suave de todas, daí a sua indicação para peles sensíveis.

Argila vermelha

Hidrata, nutre, previne o envelhecimento da pele, tem propriedades antiestressantes e estimulante (estimula a circulação sanguínea). O principal uso da argila vermelha é como redutora de medidas (qualquer argila pode ser aplicada em outras partes do corpo também, não só no rosto!), em máscaras faciais é mais comum encontrá-la na forma de argila rosa.

Argila rosa

A argila rosa é uma mistura de argila branca com vermelha, portanto sua função é um “mix” das funções de ambas: tem leve ação clareadora, propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, hidratantes e antienvelhecimento. Ideal para peles secas a normais e/ou com manchas e problemas de sensibilidade.

Argila amarela/dourada

Rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno, a argila amarela aumenta a elasticidade da pele, combate e retarda o envelhecimento, tem efeito tensor (ou seja, ajuda a combater a flacidez cutânea), além de reduzir rugas e inflamações. Excelente para peles maduras, desvitalizadas.

Embora seja menos conhecida, outra argila que também é bacana para peles maduras é a argila roxa. Rica em magnésio, ela melhora o tônus muscular e revitaliza a pele cansada.

Argila verde

Quem tem pele oleosa provavelmente já ouviu falar dela: tem propriedades adstringentes (ou seja, limpa profundamente), tonificantes, estimulantes (estimula a circulação sanguínea), secativa, desintoxicante, bactericida, analgésica e cicatrizante. Perfeita para peles oleosas e acneicas.

A argila verde ainda pode ser usada no combate à celulite (por estimular a circulação e ter ação anti-inflamatória) e como esfoliante capilar – uma vez por semana – em cabelos extremamente oleosos.

Argila cinza

Possui propriedades clareadoras, antioxidantes, antienvelhecimento e também ajuda a combater espinhas e cravos (devido ao enxofre em sua composição). É bacana para peles oleosas mais maduras ou para peles oleosas que desejam clarear manchas. Caso a pele seja oleosa, com mancha, porém bem sensível, a argila branca é mais indicada.

Argila negra

É a argila mais nobre de todas. Tem ação anti-inflamatória, antiestressante, rejuvenescedora e estimulante. É comumente usada no tratamento de doenças como artrite e artrose.

Marcas de argila

Conhece boas marcas de argila? Aqui vão algumas opções:

  • Terra Matter
  • Cativa
  • Bioart
  • Alva
  • Arte dos Aromas
  • Terra Flor
  • Phytoterápica

É sempre importante conferir a procedência da argila, pois pode conter metais pesados e outras impurezas indesejáveis. Além disso, comprar de marcas naturais é o melhor caminho, já que muitas marcas costumam vender máscaras de argila com aditivos químicos que não são saudáveis!


Vale lembrar que toda e qualquer argila promove uma leve esfoliação na pele, portanto não devem ser usadas mais que duas vezes por semana. Todo mundo já sabe, mas também é importante dizer que para que possamos ver resultados, o uso deve ser contínuo. Nenhuma argila fará milagre se você usar vez ou outra.

E por último: quando fazemos o uso de argilas que estimulam a circulação (argila verde ou vermelha, por exemplo), é normal que a pele fique ligeiramente avermelhada/rosada após o uso. Também é normal sentir a pele “pinicar” um pouco enquanto a argila está agindo. Tudo isso faz parte e logo passa, então não se preocupe.

Amanhã trarei um post completo sobre como preparar a pele antes da argila, o que aplicar depois, dentre outras dicas importantes. Vale a pena conferir!

33 comentários sobre “Argilas e suas funções

  1. O TRISTE do uso de argila é a sujeira que faz na hora de retirar da pele! Se enxaguar no banho emporcalha o box todo. Fora que é ótimo pra entupir os encanamentos. Se alguém souber de uma maneira prática, por favor, compartilhe!

    1. Eu não tenho muito essa problema não, sabia? Eu aplico uma camada média no rosto, não aplico muito não e mesmo assim, argila não entope os encanamentos, ela se dissolve facilmente em água. Pelo menos na minha casa nunca entupiu nada e também nunca ouvi falar nada assim. Bom, mas sobre fazer sujeira, concordo hahaha é meio chato mesmo, mas é somente uma vez por semana :~~ né? Não enche tanto o saco assim.

      1. Nyle, acho que a sua argila é mais chique do que a minha. Não tenho nada cremoso em potinhos nem marcas conhecidas. Compro daquela verde em pó que vende na casa de produtos naturebas. Vem 1 kilo. Dura pra sempre.. hahahaha…. Será que é por isso que entope tudo? Já tive problemas tanto com o encanamento do boxe qto com o encanamento da pia.. e qdo uso o desentupidor, qdo sobem os resíduos só vejo argila verde empedrada 😦 Ainda bem que moro sozinha e não tenho pai/marido me encher o saco. Desentupo feliz pensando nos benefícios na minha pele, apesar do transtorno.
        Uma vez minha tia, que é especializada nessas alternativas naturais para tratamento de pele, me orientou a hidratar a argila com chá de camomila, por ser antinflamatório, ou com saquê, para ajudar no clareamento de manchas (por ter ácido kójico na composição – tanto os ácidos vendidos nas farmácias de manipulação qto o saquê derivam do arroz.. e o saquê acaba tendo o mesmo efeito para a pele). A vantagem do ácido kójico em comparação ao ácido retinóico é que o kójico não é fotossensível.

      2. Às vezes tem umas argilas que o pó é meio grosso, sabe? As que eu uso não são tão caras, mas são super finas, mesmo, dissolvem muito fácil (pelo menos a argila branca que eu uso não é não!). E sobre isso do chá de camomila, eu já tinha ouvido falar, inclusive no post que eu preparei para hoje tem isso! Essa do saquê eu não sabia, gostei, muito obrigada pela dica. Beijoss

    1. Que legal, eu não conhecia essa marca, vou adicionar no post, obrigada! (é bom que quando eu precisar urgentemente e não quiser comprar pela internet , dou uma passada la) hahah beijoss

  2. Se for pra ficar com uma pele de Nyle, pode entopir os encancamento tudo tô nem ai :~~ hahahahahahahaha brinks, mais sempre que vejo uma foto sua fico olhando/admirando sua pele e sua sombrancelha SEMPRE. Eu vou comprar uma verde então, minha pele é muito oleosa e tenho umas manchas safadas avermelhadas de espinha antiga 😦 vou aguardar o post pra preparação da pele. Você arrasou. Beijos.

    1. ahahahah que linda ❤ obrigada Carol! Minha pele não é uma Brastemp, ainda ralo muito com cravos (tenho QUILOS) e eventuais espinhas, o que me ajudou foi o uso da argila semanalmente, tu vai curtir. Beijoss

      1. Da para intercalar o uso das argilas? Exemplo, usar uma semana a argila verde e na outra a cinza

  3. Nyle, pelo que leio aqui, tenho uma pele parecida com a sua: mista, com uma espinha ou outra que aparece de vez em quando, mas com muitos cravos. Li no post que a argila já tem uma leve ação esfoliante, se eu começar a usar a argila branca, posso continuar esfoliando a pele além do uso da argila ou ela sozinha já basta? Obrigada desde já e o seu blog é um dos melhores que já li sobre cosméticos, aliás, é o único em que confio em relação a resenhas de produtos.

    1. Obrigada pelo carinho, fico muito feliz! E bom, você pode alternar: uma semana tu usa um sabonete esfoliante mais abrasivo (ou seja, com grânulos um pouco maiores, mais esfoliantes) pra dar uma ajuda nos cravos e uma semana tu usa a argila branca e assim vai. Nunca é bom usar argila e sabonete esfoliante na mesma semana, a pele fica muito sensível, até acentua a oleosidade. Você pode usar só a argila branca como tu falou, substituindo o esfoliante, mas ela é bem suave, não promove uma esfoliação muito profunda, pode ser que tu vá sentir um pouco de falta de um esfoliante mais potente. Beijos, espero ter ajudado!

  4. Ameii o seu post =)
    Tenho uma dúvida, minha pele é mista e de vez em quando aparece algumas espinhas, mas bem pouco. Qual a melhor argila para eu usar?

  5. Por favor a Argila tem prazo de validade?
    tenho alguns kilos aqui da dourada e não sei se posso usar ou dar. Faz tempo tem anos que estão guardadas.
    Obrigada
    luciana

    1. Luciana, depende da composição da argila. Geralmente, se a argila for só argila mesmo, a durabilidade é alta. Mas se for misturada a outras coisas, aí tem data de validade. Dê uma olhada na embalagem, veja se tem alguma indicação. Se está guardada há muitos anos talvez seja melhor não arriscar.

  6. boa tarde.tenho 54 anos tenho rugas ao redor dos olhos como posso usar argila tenho a vermelha e a amarela,posso misturar com vitamina e. desde ja agradeço bjss

    1. A argila vermelha e amarela são ótimas contra o envelhecimento! Use-as puras mesmo, não precisa de vit. e. Abraço

  7. Nyle boa dia !! Gratidão por seus post adoro, gostaria de uma ajudinha.Poderia me informar onde compro argila em quantidade de 10 kg? e qual a melhor ?
    Dizem que não pode ser seca no forno e sim naturalmente. A onde encontro essa seca no sol ? Poderia me ajudar ?
    Gratidão e um bom Fim de semana.

    1. Oi, Heu! Pior que eu não sei. Que eu saiba, talvez seja possível comprar de 1kg com a Arte dos Aromas. Dá uma olhada!

    1. A argila é uma das que ajuda no problema, mas nunca é rápido. Produtos naturais tem efeito progressivo e um pouco lento…

  8. Olá, amei tudo o que falou sobre as argilas, explicou muito bem!!
    Bom, eu estou querendo começar a usar, sendo que eu não sei qual ashuash. Às vezes nasce espinhas em mim, tenho cravos e por eu já ter tido bastante espinha antigamente, eu fiquei com poucas manchas no rosto. Estou em dúvida se uso a argila branca, verde ou as duas. Qual você me indicaria? Beijos.

  9. Olá, posso utilizar argila verde (internamente) e rosa (externamente) ao mesmo tempo ou não é recomendado utilizar das duas formas?
    Abraços…

      1. Então, eu não conheço muito sobre ingestão de argila e não sei se é saudável. Prefiro te recomendar só o uso cosmético mesmo rs

    1. Não conheço, Giovanna! Mas eu também tenho receio com argilas muito baratas pois eu não sei a procedência. Não sei se elas contém metal pesado, se foram extraída de maneira não sustentável. São várias questões aí. :/

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s