Guia completo sobre primers!

O primer para olhos é um produto essencial para potencializar a cor e o brilho das sombras, além de fazer com que durem mais!

Outro dia me pediram para que eu fizesse um post bem completo sobre primers: o que são, para que servem, quais os tipos etc, só que de maneira bem simples e enxuta. Bom, é óbvio que o post não ficou pequeno porque quem acompanha o blog sabe que todo post meu é uma trilogia do Senhor dos Anéis, mas o que importa é está bem completinho!

De modo geral, o que é um primer? É um produto que aplicamos antes da maquiagem (com a pele já limpa, tonificada e hidratada) para fazê-la durar mais. Eles deixam a superfície da pele mais homogênea e o make mais bem acabado.

O que eles fazem? Isso depende do tipo de primer (existe para olhos, lábios e rosto), mas de modo geral, ele formam uma ‘película’ sobre a pele e evitam que a maquiagem tenha sua fixação prejudicada por suor, oleosidade, coisas do tipo.

Para que serve o primer para olhos? Os primers para olhos, como o nome mesmo sugere, ajudam a fixar produtos que usamos na pálpebra em geral, além de potencializar a cor e/ou o brilho dos mesmos.

Como aplicar o primer para olhos? Depois de já ter neutralizado a cor da sua pálpebra com um corretivo e/ou base, aplique o primer para olhos e então comece a maquiagem. Se você tem a pálpebra muito oleosa, depois da base e/ou corretivo e antes do primer, aplique uma camada bem fininha de pó compacto na região. 

Por que o primers para glitters/pigmentos/sombras soltas são diferentes dos primers para olhos normais? Porque eles precisam ter uma textura mais cremosa e “grudentinha”, assim esses produtos aderem melhor à pele e não ficam caindo ao redor dos olhos. Quase sempre esse tipo de primer não serve muito bem para sombras normais, eles dificultam e muito na hora de esfumar. 

Primers para olhos e suas colorações: os primers para olhos tradicionais possuem uma tonalidade esbranquiçada ou nude – que posteriormente somem na pele – e não raro, transparente. Porém, ainda podemos encontrar nas cores abaixo:

  • Primer para olhos em tonalidade branca: potencializa mais a cor dos produtos
  • Primer para olhos em acabamento cintilante: potencializa mais o brilho dos produtos
  • Primer para olhos em tonalidades específicas (nude amarelado, geralmente): ajuda a neutralizar a ‘escuridão’ da pálpebra. Costumam a ser mais densos que os primers para olhos convencionais (para dar mais cobertura) e isso pode dificultar bastante na hora de esfumar as sombras.
Então eu preciso ter primers para olhos em vários tipos de cores? Claro que não! Um bom primer convencional por si só já potencializa a cor/brilho das sombras sem precisar dessa ajuda extra e a base/corretivo já neutraliza a cor da pálpebra.
Se a cobertura do primer for suficiente para neutralizar a cor da minha pálpebra, posso dispensar a base e/ou corretivo na região? Sim. Se a cobertura/duração for suficiente e a tonalidade for compatível com a sua pele, não tem problema algum.

Para que serve o primer facial (peles mistas a oleosas)? Primers faciais para peles mistas a oleosas geralmente minimizam os poros, controlam a oleosidade e ajudam a diminuir/controlar o brilho da pele, imperfeições no geral.

Onde aplicar o primer facial (peles mistas a oleosas)? Geralmente, a área que mais precisa da ajuda do primer é a zona T (testa, nariz e queixo). Porém, se você tem a pele muito oleosa no rosto todo, aplique no rosto todo.

Para que serve o primer facial (peles normais a secas)? Primers faciais para peles normais a secas também uniformizam a pele, porém podem acrescentar um leve brilho na mesma (tornando-a mais viçosa), geralmente são hidratantes e mais eficazes no disfarce de linhas finas/rugas.

→ Onde aplicar o primer facial (peles normais a secas)? Se o primer for iluminador (ou seja, possuir partículas de brilho), aplique no rosto todo para torná-lo mais viçoso. Se o primer não for iluminador, aplique onde você achar necessário (onde tiver linhas de expressão evidentes, por exemplo). 

O primer facial pode substituir o primer para olhos? Infelizmente, não. Quer dizer, se a intenção for controlar a oleosidade da pálpebra até que sim, mas se a intenção for potencializar a cor e o brilho das sombras, nada feito (da mesma forma que um primer para olhos não irá diminuir seus poros!). Cada um é específico para uma coisa.

Primers faciais coloridos: os primers faciais geralmente são transparentes ou possuem coloração nude “universal” (posteriormente ficam transparentes), mas há outros tipos também:

  • Primer facial em coloração verde: ajuda a neutralizar peles muito avermelhadas
  • Primer facial em coloração rosada: ajuda a dar uma “corzinha” para peles muito pálidas
  • Primer facial em coloração lilás: ajuda a equilibrar e/ou iluminar peles muito amarelas
Para que serve o primer para os lábios? Ajudam a hidratar os lábios e prometem prolongar o batom, gloss etc. Alguns podem preencher linhas também, deixando a boca mais “lisinha”. 
→ Você usa primer para os lábios? Acha necessário? Não uso e com toda sinceridade, não acho algo realmente necessário. Um bom hidratante labial já pode resolver o nosso problema, já comentei isso aqui.

→ Dica importante para o uso de primers: a ideia do primer (seja ele qual for) é formar uma “película” bem fina e uniforme sobre a pele, portando você não deve abusar na quantidade e nem espalhar de qualquer jeito!

→ Como saber se estou errando na quantidade do primer facial? Quando você abusa na quantidade do primer facial, ele geralmente esfarela, forma pontos de “acúmulo” de produto.

→ Como saber se estou aplicando o primer para olhos corretamente? O primer para olhos não costuma a esfarelar, mas se você abusar na quantidade e/ou não espalhar uniformemente, acaba acontecendo da cor da sombra ‘pegar’ em alguns lugares mais que outros, acumular.

 Fiz tudo certo, mas o primer continua esfarelando ou acumulando! Se você aplicou uma camada fina, uniforme e continua dando errado, certamente o problema é o produto. Alguns primers podem ter esse inconveniente mesmo, não é culpa sua.

Ufa, acabou. Caso ainda tenham qualquer dúvida sobre o assunto, deixem um comentário!

Anúncios

8 comentários sobre “Guia completo sobre primers!

  1. Nyle então eu que tenho alguma espinhas BEM avermelhadas, seria legal usar o primer verde? Porque agora tão usando corretivos coloridos também né, já pensei em comprar mais por não conheçer ninguém que use e não saber uma opinião fico meia assim sei lá. Beijos sua lindona.

    1. Pra espinhas bem vermelhas é melhor o corretivo mesmo Carol! O primer não tem cobertura, ele só dá um “tapa” na vermelhidão da pele e melhora um pouco, não é aquela coisa radical, é sutil. Nunca usei nenhum corretivo verde em espinhas, mas o legal seria usar ele, outro corretivo do tom da sua pele por cima e então a base, pó e o que mais você quiser usar. Beijos ❤

  2. Nyle, ali onde você fala sobre onde aplicar o primer facial, está escrito “Geralmente, a área que mais precisa da ajuda do primer é a zona T (testa, nariz e QUEIJO)”. O queijo foi de brinks ou você escreveu sem querer?
    Não querendo dar uma de chata, mas é que às vezes você escreveu errado e não percebeu e tal…
    Mas eu ri com o queijo, anyway.
    Adoro seu blog! Beijos.

    1. AAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAA eu ri tanto quando você falou, eu não tinha visto! Isso porque eu revisei o texto 2x antes de postar… Obrigada por avisar, já arrumei o QUEIJO hahahahaahahah beijos

  3. queria começar dizendo que tô superlouca e apaixonada pelo teu blog, é lindo e cheio de informações tão massa! junta o melhor de tudo! sobre esse post em particular (primeiro, amei!), nunca usei primer, porque acho caro e não sinto necessidade suficiente pra gastar com isso, mas tô super desejosa de um.. ai queria sugestões de primers cruelty-free tanto pros olhos quanto pro rosto, pra qdo tiver um dinheiro extra, comprar. hehehe 🙂

    1. As meninas do grupo falam muito bem do primer da marca The All Natural Face, que são veganos. Minha pálpebra nao é muito oleosa então de primer conheço pouquíssimo, o que eu faço é limpar muito bem a região dos olhos, hidratar, passar uma camadinha de base e depois assentar tudo com pó. Assim a maquiagem em mim dura horrores, mas como eu disse, eu não tenho tanto problema com oleosidade :/ eijoss

      1. também não tenho problema com oleosidade, mas minha pálpebra é gordinha e fica carimbando ): ai me disseram que o primer diminuiria isso. vou procurar esse daí, muito obrigada!

      2. Luiza, na minha experiência digo que o primer não ajuda nesse sentido não. O fato da sua pálpebra carimbar é por conta da anatomia do seu rosto, não tem a ver com oleosidade e nem nada. Claro que se você usar um produto que seca completamente ele não vai carimbar, mas isso é característica do produto, não é primer que vai fazer isso, entende?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s