Por que não devemos esquentar o delineador em gel que secou?

Foto: Temptalia

Outro dia enquanto eu montava o post sobre delineadores para iniciantes vi vários blogs dando dicas de como evitar/lidar com o ressecamento dos delineadores em gel (que acontece depois de um certo tempo de uso) e até aí tudo bem, várias dicas úteis: evitar expor o delineador ao ar (tampando bem e/ou virando-o de cabeça para baixo na mesa enquanto você estiver usando), retirar a camada superficial ressecada com uma colherzinha limpa, por exemplo.

Porém, o problema foi uma dica quase unânime dada por vários blogs famosos: esquentar o delineador em água quente por alguns minutos caso ele seque e fique inutilizável. Para quem não sabe, a Anvisa recomenda que não exponhamos nossos cosméticos ao calor porque isso pode acarretar mudanças/danos na composição do produto.

Embora pareça meio simples, uma mudança na composição de um cosmético (principalmente para os olhos) pode ser o bastante para causar uma alergia terrível em determinadas pessoas (as de pele sensível, por exemplo). Além disso, expor o seu cosmético ao calor pode danificar a estruturas dos conservantes da fórmula e com isso facilitar a ação de microonganismos.

Colocar óleo de bebê, azeite ou coisas do tipo para diluir pode? Claro que não! Além de estragar o seu delineador (a textura ou a fórmula em si, por exemplo), esses produtos podem criar uma situação propícia para a proliferação de microorganismos.

Se você esquentou seu delineador em gel e não deu nenhum problema, isso é ótimo, ainda bem, mas nem todo mundo pode ter a mesma sorte, portanto vale o alerta. Delineador secou? Primeiro passo é olhar a validade: se já venceu, jogue fora. Sei que dá “dó”, mas com saúde não se brinca!

Não passou da validade? Tente remover a camada superficial que esteja mais ressecada porque certamente o produto que está mais para o fundo está menos seco e pode ser usado sem dor de cabeça. Se você não está afim de lidar com nada disso, delineadores em caneta ou de aplicador com ponta de feltro são “menos temperamentais” e não são difíceis de usar, opte por eles.

Se você ainda não tem um delineador em gel, mas está afim de comprar, pesquise bastante antes, veja em várias resenhas se o produto que você quer seca com facilidade, isso é muito importante. Às vezes, por mais que você se esforce para ele não secar, a fórmula não é tão boa e ele seca mesmo, não tem jeito.

Claro que ninguém é obrigada a fazer o que eu digo aqui, mas acho que esse alerta é extremamente útil e evita dor de cabeça para muitas mulheres, principalmente as que são alérgicas. Não sei vocês, mas entre jogar um delineador fora e ter que gastar o dobro com médico/remédio para curar uma alergia (além arriscar minha saúde), jogo o delineador no lixo sem pensar meia vez.

Olhos delineados sem dor de cabeça.

Fontes: Anvisa; Terra; DicasdeMulher

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s