Snacks (quase) saudáveis

Quem me conhece sabe que quando estou com fome, meu estômago só “sossega” se eu comer algo de sal. Por aí já dá para imaginar que não curto comer barrinha de cereal de estômago vazio, por isso sempre levo dinheiro para comprar algo em um lugar próximo de onde eu estiver, ou então levo na bolsa alguns desses “snacks saudáveis”.

O meu preferido é o salgadinho Panetini sabor queijo suave da Eqlibri. Os salgadinhos se parecem com mini torradinhas, são bem crocantes e na maioria das vezes saciam a minha fome. Para quem não conhece, os produtos Eqlibri são assados, sem conservantes, sem corantes artificiais e não possuem ingredientes transgênicos. Além disso, se comparado a salgadinhos como Ruffles ou Doritos, o Panetini tem menos calorias, menos gorduras e mais proteínas.

Porém, há pouco tempo minha irmã me alertou sobre a quantidade de sódio do Panetini (até então eu nunca havia reparado) e ao ler o valor nutricional fiquei bem surpresa: 25 g de Panetini contém 185 mg de sódio. Fazendo uma comparação, 25 g de Panetini contém mais sódio que 25 g de salgadinhos como Fandangos de Queijo, Doritos tradicional (sim, até Doritos), Ruffles original ou Cheetos sabor requeijão. Incoerente, não?

Apesar de ser mais “saudável” no geral, o sódio do Panetini é meio assustador, então caso alguma de vocês também gostem de consumi-lo, é bom se atentar a isso. Mesmo gostando do produto, passei a come-lo com menos frequência, principalmente na TPM (época em que reduzir consideravelmente o sódio garante mil quilos a menos de inchaço).

Outro produto que eu estava gostando, mas depois que reparei na quantidade de sódio desanimei totalmente é o TickRoc da Wickibold (são, basicamente, “canudinhos” crocantes). O TickRoc é integral, assado, pouco calório (6 unidades possuem 105 kcal), mas um pacotinho tem “apenas” 246 mg de sódio. Apesar de ser um valor alto, ainda é menos que um pacotinho de Panetini, mas mesmo assim não é bom consumir com frequência, por mais que promessa “saudável” seja reconfortante.

Atualmente, em vez do TickRock e do Panetini, tenho optado pelo Cracker, outro produto da Eqlibri que também ajuda a matar a fome (ajuda pouco, mas ajuda), é pouco calórico, quase não tem gordura e tem quantidades “aceitáveis” de sódio.

No fim das contas, mesmo que esses snacks possam trazer benefícios como poucas calorias, poucas gorduras e boas quantidades de proteínas, o sódio elevado exige que tenhamos cautela. Podemos sim, come-los de vez em quando, mas, principalmente para quem tem problemas com inchaço e pressão alta, consumi-los diariamente não é a opção mais “saudável”.

Voltei para as barrinhas com o rabo entre as pernas.

3 comentários sobre “Snacks (quase) saudáveis

  1. Nyle seria valido um dia comer barrinha e um dia um saquinho de snacks desse? Ir variando..? Porque enjoei total de barrinha todo dia e tava justamente procurando algo pra mudar um pouco.

    1. Ah, Carol, creio que sim, mas escolhe o Cracker! Caso voce queira o Panetini,no dia você come coisas bem menos salgadas e tal pra dar uma equilibrada

  2. Olá Nyle,

    Estava lendo sua matéria sobre Snacks (quase) saudáveis, embora publicada em 2012, mas como era adepta a estes salgadinhos também até que me indicaram outro tão saboroso quanto e muito mais saudável, resolvi partilhar contigo. Hoje me dia tenho sempre na bolsa os panetinis e biscoitos da emagrecer comendo, que são 100% naturais crocantes, apetitosos, leves, zero açúcar e zero lactose, rico em fibras, indicados também para diabéticos, veganos.
    Experimente e me diga o que acha, tenho certeza que como eu ira incluir estes produtos no kit bolsa…

Comente!

