Por que tirar a maquiagem antes de dormir?

Foto: Reprodução

Toda mulher sabe que não deve dormir de maquiagem, mas nem todas sabem por quê. Exatamente por isso, acabam não dando tanta importância e – por preguiça talvez – vão para a cama sem retirá-la, sem nem ter noção do tamanho do estrago que estão fazendo na própria pele.

Basicamente, a curto prazo, dormir de maquiagem favorece o aparecimento de cravos, espinhas, alergias (principalmente nos olhos) e desidratação da pele. A médio e longo prazo, esse erro provoca a perda de vitalidade da pele e, principalmente, o envelhecimento precoce. Veja mais detalhes abaixo:

Dormir de maquiagem envelhece?

Apesar da frase ser até banal, sim, dormir de maquiagem realmente envelhece. Segundo o dermatologista Marcelo Bellini no artigo “Uma boa noite de sono pode melhorar a sua pele” do site R3 notícias, durante o sono temos ação reparadora, toda desintoxicação acontecerá em maior escala. A maquiagem, portanto, forma uma “barreira” na pele que prejudica esse processo. 

Outro ponto importante é que existem hormônios que só atingem seu auge de produção durante a noite, no período em que estamos dormindo. É o caso do hormônio melatonina, que neutraliza os radicais livres, promove relaxamento geral e favorece o rejuvenescimento. Se a pele não está devidamente limpa ou está obstruída pela maquiagem, ele não consegue atuar de maneira plena.

Além disso, durante o sono, existe um aumento significativo da oxigenação celular, que, dentre outras funções, traz viço à pele e ajuda a retardar o envelhecimento. Nesse caso, a maquiagem a dificulta, impedindo que a pele “respire” e se revitalize.

Como se não bastasse, a degradação dos componentes da maquiagem na nossa pele facilita a formação dos radicais livres, portanto favorece o envelhecimento cutâneo.

Muitas mulheres pensam que se podem passar horas do dia de maquiagem, também podem passar horas da noite, que dá na mesma. Acho que não preciso nem dizer quão errada e sem fundamento é essa “teoria”, tudo que foi dito acima já prova que durante a noite nosso organismo funciona totalmente diferente, então não, não dá na mesma!

Espinhas, cravos e oleosidade

 Dormir  de maquiagem, além de ocasionar os inúmeros malefícios que já foram citados anteriormente, pode favorecer o aparecimento de espinhas, cravos, bem como o aumento da oleosidade da pele. Para quem quiser dar uma olhada, nesse link o programa Bem Estar da Globo mostra como ocorre esse processo.

O aparecimento de cravos e espinhas acontece principalmente quando dormimos de maquiagem porque além de obstruirmos os poros e impedirmos que o sebo seja expelido da forma correta, há, no período do sono, uma liberação maior de toxinas pela pele. Ou seja, são dois fatores que, quando agem em conjunto, aumentam as chances de o problema acontecer.

Por último, vale lembrar que maquiagem se retira com demaquilante, não com sabonete facial, água do chuveiro, lencinho umedecido ou shampoo de bebê. Muita gente usa shampoo de bebê/lencinho umedecido e acha que a pele sai completamente limpa, mas não sai, isso é um terrível engano.

 Superficialmente, toda maquiagem que estiver ali vai para o ralo, mas os resíduos ainda ficam na pele, portanto o shampoo de bebê deve ser usado antes ou depois do demaquilante, complementando-o e não o substituindo, nunca se esqueçam disso. Por falar em demaquilante, ainda essa semana postarei um guia bem bacana sobre eles, vale a pena conferir!

Referências: citações do dermatologista Dr. Cesar Cuono no artigo “Dormir com maquiagem envelhece“; Programa Bem Estar; artigo “Uma boa noite de sono pode melhorar a sua pele” do site R3 notícias; 

4 comentários sobre “Por que tirar a maquiagem antes de dormir?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s