Cuidados com a pele oleosa (parte 2)

Foto: Reprodução

Dando continuidade à primeira parte do guia sobre cuidados com a pele oleosa, hoje o post será sobre esfoliação e máscaras faciais. Quem perdeu o começo do guia, vale a pena dar uma olhada para não ficar perdida(o)!

Esfoliação

Embora não seja um cuidado diário (na maioria das vezes), esfoliar a pele é imprescindível. A esfoliação elimina o excesso de oleosidade, impurezas, células mortas e permite que a pele se renove, ficando mais uniforme e lisa.

O tamanho das “partículas” esfoliantes interfere em alguma coisa?

Sim, lógico. O tamanho das partículas do esfoliante vai definir o quão abrasivo ele é, ou seja, o quanto ele vai esfoliar a pele. Na maioria das vezes, partículas esfoliantes maiores esfoliam mais e partículas menores esfoliam menos.

Pessoas de pele sensível ou pele delicada (como a minha) devem optar por esfoliantes de partículas pequenas, pois elas não vão machucar a pele. Pessoas de pele normal ou um pouco mais “grossa” já aguentam esfoliantes com partículas maiores, que esfoliam com mais intensidade.

Quantas vezes devo esfoliar a minha pele?

Geralmente, a esfoliação deve ser feita de 1 a 2 vezes por semana, mas isso vai de cada tipo de pele. Peles delicadas geralmente aguentam 1 esfoliação por semana só (e com produtos menos abrasivos, como já falei), mais do que isso a pele já fica bem irritada e mais oleosa que o normal.

Obs: se você tem interesse em produtos de esfoliação diária, não inicie o uso sem antes consultar um dermatologista. Se ele indicou, tudo bem, se não foi por indicação, consulte-o.

Como eu sei que estou exagerando na esfoliação?

A pele pode ficar irritada, vermelha, “descamar”, ficar mais oleosa que o normal e, na maioria das vezes, ficar mais grossa e áspera (exatamente o contrário do que você deseja), por isso é tão importante não exagerar na dose: 1 a 2 vezes por semana está de bom tamanho.

Como devo esfoliar minha pele?

Coloque um pouco do produto na ponta dos dedos e vá aplicando em todo o rosto (exceto boca e olhos), fazendo movimentos circulares (cerca de 10 segundos em cada região do rosto) e bem suaves, nunca com força. Uma boa opção é fazer a esfoliação enquanto você estiver no banho, pois o vapor quente do chuveiro por si só já abre os poros e facilita o trabalho do esfoliante.

O que eu passo na pele antes da esfoliação?

Como a esfoliação por si só já vai limpar profundamente a pele, você não precisa fazer uma limpeza pesada antes e muito menos depois do processo, então dê preferência para produtos suaves. Antes de começar a esfoliar, lave o rosto com um sabonete suave (se você não tiver nenhum, sabonete de bebê serve), retire o produto e com o rosto ainda úmido aplique o esfoliante.

Opção de sabonete: o sabonete suave que eu uso antes da esfoliação é o Limpeza Facial Floral da Ikove. A fórmula dele é extremamente suave, pode ser usada em quem tem pele sensível. Por não possuir lauril sulfato – que é responsável por fazer “espuma” nos produtos, mas pode causar alergia – ele não faz espuma, então caso alguém não goste de produtos assim, é melhor escolher outro.

O que eu passo na pele depois da esfoliação?

Aplique um tônico facial bem suave para equilibrá-la e além de tonificar, hidrate e proteja a pele normalmente. Se você achar melhor, aplique o adstringente depois da esfoliação, mas eu, particularmente, acho desnecessário, pois a pele já foi limpada profundamente.

Nos dias em que eu for esfoliar a pele, qual será a sequência das etapas de limpeza?

Limpeza (com sabonete líquido suave), esfoliação, tonificação (com tônico suave), hidratação e proteção (filtro solar).

Tenho pele com acne, posso esfoliar a pele?

Pode, mas tome cuidado: se as espinhas estiverem muito inflamadas, a esfoliação pode machucar, então passe um gel secante ou qualquer pomadinha para tirar a inflamação e quando elas estiverem melhores você esfolia a pele.


Amanhã finalmente terá a terceira e última parte do guia (até porque ninguém aguenta mais) falando um pouco sobre máscaras faciais!

14 comentários sobre “Cuidados com a pele oleosa (parte 2)

  1. Tenho pele oleosa e também tenho umas olheiras bem hardcore (como você diz, hehe), por isso uso base, corretivo e pó todos os dias. Há algum tempo venho percebendo que quando está muito calor aqui a minha pele em volta dos olhos começa a “sugar” a maquiagem, ficando as marcas de expressão. Será que tu tem como me dizer se isso é culpa da base, do corretivo ou do pó? Uso base em bastão e corretivo também em bastão. Beijo e obrigada!

    1. Não sei se eu entendi bem, tu quer dizer que os produtos acumulam nas linhas de expressam, é isso? Os produtos em bastão são densos e são os que mais marcam nas linhas de expressão, principalmente no calor. Já experimentou usar tudo líquido (tanto o corretivo quanto a base) e de consistência leve? Às vezes pode ser isso, porque os produtos cremosos são fogo, eles marcam e acumulam mesmo nas linhas, ainda mais no calor, porque geralmente durante o dia nós “derretemos” hahaha não sei se respondi a sua pergunta!

      1. Isso mesmo, obrigada! Eu queria mais saber se era problema da base, do corretivo, ou do pó. Aí eu opto por aquelas que não são tão líquidas, são mais consistentes, já que minha pele é oleosa. Certo?

      2. Na verdade não é tanto a consistência que influi, sabe, são diversos fatores: ela ser oil-free, ter o acabamento fosco, ser não comedogênica, essas coisas que influem de fato para uma base dar certo pra sua pele. A base pode ser até extremamente líquida, mas se for oil free e tiver acabamento fosco, ela pode sim dar certo para sua pele, compreende? Já fiz um guia detalhado sobre bases aqui no blog, bem no comecinho mesmo, se quiser dar uma olhada: https://lookaholic.wordpress.com/2011/12/15/guia-detalhado-sobre-bases-parte-3/ ele pode te ajudar bastante a entender esses conceitos e escolher uma base adequada para sua pele. Beijos Nathalia, espero ter ajudado.

  2. Olha, minhas amigas dizem que exagero no quesito cuidados com a pele do rosto, mas vejo que não estou sozinha, Nyle! hausash Mas é que, sei lá, é sempre bom remover a make e do dia-a-dia e ver que não mudou muito… E uma pele saudável faz toda diferença, passa aquele aspecto de “gente limpa”, sabe? kkkkkk Não sei se sou eu q sou neurótica, mas vejo assim… Sempre digo q tem duas coisas que é essencial serem bem cuidadas: Pele e dentes. Fazem toda a diferença. beijos :**

    1. Sim, eu sou muito neurótica com a minha pele! Também me sinto assim, não acho bacana levar susto ahahahaha fico feliz que você se cuide, só tem a ganhar com isso. Beijos Jaqueline!

  3. Sim sim sim, vou dar uma lida. Obrigada, Nyle, e parabéns pelo blog! Já sinto falta quando você fica um dia sem postar. beijos.

  4. ooi nyle!
    pra esfoliação com produtos caseiros, costumo usar mel com açúcar. vc ja experimentou?
    confesso que raramente esfolio a pele. então não sei se a combinação é ineficiente ou não funciona porque não faço uso continuo.
    alguma receita com produtos caseiros pra esfoliação?
    obrigada!

    1. Então, já usei mel com açúcar, funciona sim. Atualmente, quando vou esfoliar, uso argila verde + açúcar cristal ou argila verde + cristais de quartzo da terra matter, que é mais fino que açúcar. beijoss

  5. Nyle, você já testou o protetor solar da vitaderm?
    Me interessei pelo da ADCOS e da Ada Tina, mas são muito caros para mim. 😦

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s