Máscara de porcelana (Argila branca), Arte dos Aromas

A máscara de porcelana (argila branca) da Arte dos Aromas promete absorver a oleosidade excessiva sem ressecar, remover as impurezas e devolver a luminosidade natural da pele. Também pode ser usada por pessoas de pele sensível e delicada.

Já faz um certo tempo que estou testando essa argila branca e confesso que foi meio complicado escolher, pois existem vários tipos de argila e cada uma tem uma função específica. Como a argila branca se encaixava no que eu queria, resolvi investir e ver no que dava.

Tenho usado essa argila 1 ou 2 vezes por semana (que é o recomendado), fazendo o seguinte processo: primeiro lavo meu rosto com um sabonete líquido suave, de pH neutro (um da marca Ikove chamado limpeza facial floral) para preparar minha pele para receber a máscara.

Depois aplico a máscara de argila no rosto todo (exceto boca e olhos) e deixo agir por 20 minutos. Passado os 20 minutos eu lavo o rosto apenas com água e finalizo aplicando um tônico bem suave (não é adstringente e sim um tônico suave) e hidratante facial (hidratar a pele depois é sempre importante).

Como podem ver na imagem acima, a máscara já vem pronta para o uso e isso já facilita bastante, basta pegar o produto no potinho com os dedos e aplicar no rosto. Confesso que não gosto disso, sou maníaca e prefiro embalagens do tipo bisnaga, são mais higiênicas.

A textura da máscara é bem boa, uma espécie de “pasta” que não é nem muito líquida, nem muito densa, dá para espalhar sem muita dificuldade, rende relativamente bem e não demora para secar. O cheiro dela não é perfumado, é um cheiro que não é nem bom nem ruim, não sei explicar, mas o importante é que só dá para sentir durante a aplicação, então no problem.

Sobre os efeitos da máscara logo após o uso, a argila tem uma textura levemente abrasiva, então ela garante uma esfoliação sutil durante a aplicação: após retirar, a primeira coisa que notei foi meu rosto extremamente macio. Outro aspecto que consegui notar logo de cara foi a propriedade suavizante da argila branca, após retirar a máscara minha pele fica menos vermelha e mais homogênea.

Cumprindo o que de fato promete, ela retira o excesso de impureza/oleosidade, deixa a pele muito limpa e não resseca (pelo menos em mim isso não ocorreu), até achei que minha pele ficou sutilmente mais hidratada. Algo que eu noto também é nos dias eque eu a utilizo, a oleosidade diminui. Meu rosto não fica totalmente sequinho não, mas ela ajuda bastante. Obs: em mim essa redução de oleosidade dura no máximo até o dia seguinte, depois a pele normaliza.

Em relação aos benefícios que ela proporciona a longo prazo, esses são mais difíceis de dizer. Como a minha pele não tem manchas, eu não posso dizer se de fato ela chega a clareá-las (a argila branca tem essa propriedade), mas por enquanto o que eu consegui notar nesse tempo que tenho usado (cerca de 2 meses) é que minha pele está mais homogênea e mais bonita. Não notei redução da oleosidade do meu rosto ou coisa do tipo, creio que para isso eu teria que investir na argila verde mesmo.

Confesso que gostei demais mesmo dessa máscara, mas com o passar do tempo notei um pequeno defeito: por conta da embalagem de potinho, à medida em que você vai usando, o frequente contato com o ar vai endurecendo e deixando a máscara mais difícil de aplicar/tirar do pote.

Atualmente eu tenho que umedecer ligeiramente a minha mão para fazer com que ela fique mais molinha e consequentemente mais fácil de espalhar. Se eu pudesse dar uma dica para a Arte dos Aromas, a dica seria mudar a embalagem para bisnaga, porque além de ser mais higiênica, isso preservaria melhor a máscara do contato com o ar e assim ela não endureceria com facilidade. Já existem marcas que fazem assim, então acho que seria uma boa.

No geral, gostei muito do produto e acho que quem tem pele mista (sensível ou não) pode gostar bastante também. Quem tem pele oleosa dá para usar tranquilo, mas a argila verde é melhor no combate à oleosidade. Para quem tem pele seca, a argila branca também pode ser usada, mas eu não sei se seria uma boa, existem outros tipos de argila mais hidratantes (como a amarela, rosa ou vermelha).

A  máscara de porcelana comprei na loja da Arte dos Aromas (aqui) e você também pode encontrar lá na Flor de Magnólia. Os demais tipos de argila você também pode encontrar lá na Iam Natural Shop, porém a maioria vem em pó, aí para prepará-la você usa 1 colher de sopa do pó de argila e vai acrescentando água mineral ou filtrada aos poucos até formar uma pastinha homogênea.

4 comentários sobre “Máscara de porcelana (Argila branca), Arte dos Aromas

  1. Eu uso argila verde 1 vez por semana.Já faz uns 6 meses,e a oleosidade da minha pele melhorou muito !! Mas preciso ignorar a preguiça pra passar,porque a minha é em pó,aí da desânimo .-. eu achava que essas prontas não eram tão boas,mas agora vou preferir essa quando a outra acabar

    1. Que legal! Eu também achava que não eram tão boas, mas gostei, acho que a verde também deve ser tão boa quanto, ainda não testei! Quando usar me conta se gostou, estou curiosa. Beijos Larissa

  2. Eu uso a argila verde também antes de dormir a mais ou menos um ano, gosto muito, tanto que já estou na terceira, a minha é em creme, manipulada. Não sabia das propriedades da branca, a verde tenho que passar e usar um hidratante após, porque ela tira mesmo a oleosidade. Se eu encontrar a branca aqui vou testar… bjbj :*

    1. A branca é sensacional, estou gostando muito! Ela tem propriedades clareadoras, suavizantes e cicatrizantes, não age no controle de oleosidade como a verde, ela é bem mais branda, isso é bom porque quem tem pele mista como a minha pode aproveitar mais né hahaah beijos Jaque, depois que experimentar me conta

Comente!

