Dica: crescimento de cabelos

Iniciei o post com uma foto da Kim Kardashian porque se tem uma coisa que eu invejo nela (além dela por inteiro) é o cabelo. Adoro cabelos compridos, sempre gostei, é o que mais combina comigo. Hoje meu cabelo está grande até, mas eu já penei bastante para ele crescer. Acho que não só eu, isso de ter problemas com crescimento de cabelo é muito frequente entre as mulheres. Recentemente uma leitora me enviou uma dúvida a respeito e achei legal fazer um post sobre isso (embora esse assunto já esteja em trilhões de blogs, convenhamos).

Basta pesquisar na internet que “pipocam” artigos dando dicas, conselhos, mas não há nenhum que dê uma fórmula milagrosa para fazer com que os cabelos cresçam bastante. E não é à toa: isso não existe. O que tanto os especialistas quanto cabeleireiros e pessoas desse ramo fazem é dar dicas de como ajudar no crescimento: confiram quais são!

Cabelo longo x Cabelo bonito

Esqueça essa idéia de que cabelo longo é sinônimo de cabelo bonito. Não adianta ter um cabelo passando da cintura se ele é uma vassoura. As pessoas reparam e muito nesse tipo de coisa, vocês sabem. Eu sei, é meio “doloroso” cortar o cabelo. Rola insegurança de cortar demais e ficar feio, rola um medo básico, mas é melhor assim.

Se você estiver insegura, peça para que a/o cabeleireira(0) corte fio reto, dois dedos no máximo. Esse tipo de corte não tem erro, a não ser que a pessoa seja muito sem noção (se bem que 1 cm na tabela de medidas dos cabeleireiros equivale a 4 dedos… Mas abafa).

Tenho que cortar o cabelo sempre?

Não é que você TENHA que cortar o cabelo frequentemente para que ele cresça. Cortar o cabelo frequentemente não estimula o crescimento ou acelera o crescimento, nada disso. O corte tem a função de retirar as pontas duplas, sem vida, ele de fato serve para “revitalizar” o cabelo. O ideal seria cortar o cabelo a cada 2 meses, 3. É algo que ouvimos bastante e parece até papo furado, mas não é.

As pontas duplas, ressecadas e sem vida impedem que o cabelo continue crescendo, é como se formasse um “bloqueio” na ponta do fio e ele não avançasse mais, por isso é importante cortar. Chega um ponto em que nem com máscaras de reparação o cabelo dá jeito, nem crescer mais ele cresce, não sei vocês, mas eu já passei muito por isso.

Os mitos

É muito frequente os absurdos que encontramos por aí. Anticoncepcional no shampoo, passar isso, aquilo. É tudo papo furado, são apenas mitos que o povo fala por aí, não tem nexo. Não é porque algo tem hormônio que significa que ele vá estimular o crescimento dos cabelos, o corpo possui hormônios específicos para cada coisa.

Oleosidade, cigarro e sujeira: os inimigos do crescimento

Cabelo limpo não é só questão de higiene não, é de saúde também. Não é saudável demorar mais que dois dias para lavar os cabelos. Mesmo que seu cabelo seja seco e pareça que a raíz está limpa, ela não está, evite ficar mais que dois dias sem lavar. Não quero nem saber se você quer fazer sua escova durar, se quer fazer a progressiva durar, lava esse negócio, pelo amor de Deus!

Quando o couro cabeludo fica sujo ou muito oleoso, prejudica o transporte de nutrientes para todo o fio. Logo, o cabelo perde força, resseca, fica sem vida, cai, quebra. Se o seu cabelo é oleoso, lave todos os dias ou no máximo um dia sim e um dia não. Para cabelos mistos (como o meu), é melhor lavar um dia sim e um dia não e é o que eu faço. Para cabelos secos por inteiro, a cada dois dias no máximo.

Em um artigo do Terra, a terapeuta capilar Sheilla Bellotti diz: “Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, chamado de Pityrosporum ovale que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorre uma espécie de entupimento dos poros”. Ou seja, lavar o cabelo é realmente uma questão de higiene e de saúde, daí tanta importância.

O cigarro também atrapalha no crescimento dos cabelos. O couro cabeludo necessita de bastante circulação sanguínea e a nicotina é a maior vilã nesse caso. Ela prejudica essa circulação (não só no cabelo: na pele, qualquer parte do corpo) e consequentemente o transporte de nutrientes fica prejudicado, fazendo com que o fio perca força.

A circulação é importante

A circulação sanguínea está intimamente ligada ao crescimento dos cabelos. Ela garante que os nutrientes sejam levados ao fio e ele possa crescer corretamente. Tudo que possa afetar essa circulação no couro cabeludo (ou no corpo), prejudica o crescimento e a saúde do fio. Falta de atividade física, cigarro, beber pouca água, tudo isso afeta negativamente. Ou seja, se você faz tudo isso e seu cabelo não cresce, o problema pode estar aí.

Na hora de passar o shampoo, massageie bastante o couro cabeludo para ativar essa circulação. Para cabelo secos, massageie devagar com a ponta dos dedos em movimentos circulares por alguns minutos (2 ou 3). Para cabelos mistos e oleosos, faça movimentos mais rápidos e retilíneos por 1 ou 2 minutos, não há necessidade de massagear tanto. A massagem no couro cabeludo além de estimular a circulação, também ajuda a estimular as glândulas sebáceas. Essas glândulas produzem o sebo, que embora pareça algo ruim, é algo que em quantidades adequadas, dentre outros benefícios, protege nosso corpo de microorganismos e evita que nossa pele/cabelo fiquem ressecados, sem vida.

Para quem tem cabelo seco, estimular bastante essas glândulas é ótimo já que elas não funcionam tão bem, mas para quem tem cabelo oleoso/misto, estimular bastante não é bom, já é algo que funciona um pouco mais do que deveria. O intuito desses movimentos retilíneos e rápidos em cabelos mistos/oleosos é limpar o cabelo, massagear, mas ao mesmo tempo não estimular demais as glândulas sebáceas e consequentemente não ficar com o cabelo ainda mais oleoso.

Alimentação

Todo mundo já está cansado de ouvir, mas boa alimentação é essencial para a saúde dos cabelos. Frutas, verduras, legumes, tudo isso fornece nutrientes para que ele comece a ser tratado “de dentro para fora” digamos assim. Invista (sem exagero) em alimentos ricos em proteína como iogurte, leite, queijo, ovos, carne, soja, eles ajudam a melhorar a saúde dos cabelos e da pele também.

Esfoliação capilar

Para falar a verdade, até hoje eu não ouvi sobre nada milagroso para o crescimento dos cabelos. Se tivesse, com certeza já teria chegado aos nossos ouvidos. Mas, independente disso, temos que fazer o que está ao nosso alcance.

A Éh cosméticos (lembram que já falei do Condicionador de suco de lichia?) tem um produto que é um esfoliante capilar. Sim, esfoliante capilar. Ele ajuda na circulação sanguínea, na remoção de impurezas do couro cabeludo e isso tuda ajuda no crescimento. Ele pode ser usado 1 ou 2 vezes por semana, somente no couro cabeludo e antes da aplicação do shampoo, condicionador etc.

Para quem tem progressiva é recomendável esfoliar o couro cabeludo 1 vez por semana só, porque isso limpa profundamente a raíz e como vocês sabem, a química vai saindo, né? Por um lado vai ajudar no crescimento, por outro a progressiva pode durar menos que de costume. Quem tem cabelo muito oleoso também pode usar argila verde no couro cabeludo, pois ela além de esfoliar, ajuda no combate à oleosidade.

Quem tem cabelo seco tem que tomar cuidado com a esfoliação capilar: 1 vez por semana já está de bom tamanho e tudo isso aliado a produtos próprios para esse tipo de cabelo (ou seja, altamente hidratantes) para evitar que ele não resseque mais. A Éh tem inúmeros produtos ótimos para hidratar!

Invista

Uma boa também é investir em shampoos que tenham ingredientes que ajudem nesse processo de crescimento, que é o caso do jaborandi, ginko biloba, cafeína, uréia. Bom, é óbvio que esses ingredientes são indicados em quantidades certas, ou seja, não adianta você colocar café no shampoo ou fazer coisas do tipo que não vai resolver. Tem que procurar os produtos certos.

Geralmente os produtos que contém esses ingredientes são mais para cabelos oleosos, então se você tiver cabelo seco, , em vez disso, invista em shampoos, condicionadores e máscaras com grande poder de hidratação, assim o fio fica forte e consegue crescer melhor. Ou então ache produtos com esse ingredientes, mas que sejam próprios para cabelos secos.

A linha Éh tem vários produtos que hidratam bastante o cabelo (destaque para a linha Antiidade com suco de lichia), na lojinha I Am Natural Shop também tem inúmeros produtos para todos os tipos de cabelo e necessidades. Lá tem a marca Est que é ótima, já ouvi falar muito bem e até estou para experimentar um produto. A linha Est cabreúva é muito boa para cabelos secos e sem vida.

É isso, caso vocês tenham alguma dúvida ou queiram sugestões sobre produtos específicos, deixem um comentário, tentarei ajudar da melhor forma!

5 comentários sobre “Dica: crescimento de cabelos

  1. Cabelo é um problema mesmo,tentei fazer o meu crescer por 3 anos com várias técnicas e nada,esse ano optei pelo mega hair indiano,espero que o cabelo não fique pior quando eu tirar!

  2. Excelente o post! Cabelo longo é mega feminino. Adorei as dicas e a parte “Cabelo longo x Cabelo bonito” é bem verdade! hahaha Quem não conhece alguém com 5 metros de pontas danificadas, né? Tem que ver isso ae gente! Afinal, antes curto com aspecto saudável! beijo :**

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s