Ser bonita é um hábito?

Hoje o post será um pouco diferente. Nada de maquiagem, nada de produtos, hoje será apenas uma “reflexão” mesmo. Ou, para algumas, um puxão de orelha.

Frequentemente nós queremos e desejamos maquiagens caríssimas. Não só desejamos, obtemos esses produtos também juntando um dinheiro aqui e acolá. Só que muitas vezes, mesmo adquirindo esses produtos, não nos sentimos satisfeitas com o resultado. Ou seja, se o produto é bom, qual é o problema?

O problema pode ser simples e você não enxerga: errar o básico. Você pode amanhã adquirir uma base da MAC, por exemplo, mas você hidrata a sua pele todos os dias? Você limpa, tonifica, tem produtos certos para ela? Vou além: você sabe qual seu tipo de pele?

Não adianta você ter as melhores maquiagens do mercado se você não cuida da sua pele. Exaustivamente você lê em posts “limpe, tonifique e hidrate sua pele”. Repetimos tanto que virou algo automático e não é à toa: isso é o básico que você pode fazer por si mesma. E deixar de fazer isso é como, sei lá, tentar passar um esmalte lindo em uma unha que está detonada. O resultado é desastroso e a culpa é do esmalte? Não, a culpa é sua.

Se você ainda é nova nesse meio de cosméticos, maquiagens em geral, em vez de investir caro nas melhores bases, sombras, blushes do mercado, invista primeiro em produtos para a sua pele, faça o seu “alicerce”. Se possível, antes de tudo, consulte um dermatologista. Saiba qual seu tipo de pele, o que você pode ou não pode fazer, se sua pele é sensível, pergunte tudo que puder. Depois dele, faça uma limpeza de pele. Se você nunca fez, não pense duas vezes em fazer.

Embora nós falemos exaustivamente que é importante tudo isso, o número de mulheres que não passam ou nem sequer possuem um hidratante facial é absurdo. Isso porque a maioria tem pele mista ou oleosa e acha (por usar produtos inadequados) que isso é besteira, desnecessário, que até piora a situação. Acredite, não é nada disso. Existem produtos adequados para a sua pele e esses produtos vão te ajudar, não piorar. Se piorou, o produto não é adequado para você e pronto.

O seu corpo faz de tudo para te proteger. Se você apenas lava seu rosto, passa um adstringente e para por aí, a etapa de cuidados está incompleta. Seu corpo “nota” que a sua pele está sem hidratação – sendo que ainda sofreu uma limpeza muito forte – e passa a produzir ainda mais oleosidade, simplesmente para tentar consertar o que está de errado com a sua pele. É o chamado efeito rebote. Na hora fica tudo certo, pele sequinha pós adstringente, sensação boa, depois de 1 hora (ou menos) a oleosidade volta e volta “arregaçando”. Vai me dizer que nunca aconteceu isso?

Não falo só de pele não, cabelo é importantíssimo também. Tratar do cabelo também não é só creme caro e afins. É alimentação também, consumir bastante proteína, beber bastante água. Protetor térmico também é imprescindível. Bom, mas essa parte de tratar do cabelo eu vou pular porque vocês já estão carecas (literalmente, porque muitas não se cuidam) de saber o quão importante é.

Bom, você constrói uma casa partindo do telhado? Não, óbvio que não. Ser bonita é a mesma coisa. Você se constrói bonita todos os dias. Cuidando de você mesma, fazendo pelo menos o mínimo para tratar sua pele, seu cabelo, seu corpo. Pode parecer meio piegas falar isso, mas é verdade. Não é preciso gastar o que você não tem com cremes disso, daquilo.

Digo o mínimo: lavar o rosto com sabonete líquido adequado para o seu tipo de pele, passar um tônico (se for pele seca, apenas tônico facial, se for pele oleosa e mista, tônico adstringente – sim, tem diferença) e, por último, hidratante PRÓPRIO para a sua pele. É importante também 1 ou 2 vezes por semana passar esfoliante para limpar melhor, retirar as células mortas e dar uma revitalizada na pele. Invista em bons demaquilantes. Não precisa comprar fora do país, a Boticário e Contém 1 g tem produtos ótimos que embora não sejam um Lancôme Bi-facial da vida, ajudam e muito.

Todos esses cuidados com a pele são diariamente. Não adianta fazer isso um dia sim e um dia não, ou uma vez por semana, vai saber. São todos os dias. E nunca, nunca mesmo, esquecer de tirar a maquiagem (Tá, Nyle, fala algo que eu não saiba). Se você não tem um demaquilante, compre. Compre ou eu vou descobrir onde você mora e vou dar na sua cara!

A maquiagem não faz milagres, disso vocês sabem. O papel dela é ressaltar o que você tem de mais bonito e por vezes fica escondido sabe-se lá onde. Dentro de você mesma? Na falta de percepção dos outros? O fato é que se você não trata e não cuida de algo que justamente você vai ressaltar, a maquiagem perde o sentido. Ressaltar o que? Você é uma mulher que usa maquiagem para se ressaltar ou uma mulher insegura usando camadas de produtos para se esconder?

Como diria a maquiadora Paola Gavassi (é, aquela dos vídeos sensacionais sobre truques de maquiagem), ser bonita é um hábito. Você adquire todos os dias, se torna todos os dias.

Você tem esse hábito?

Beijos!

8 comentários sobre “Ser bonita é um hábito?

  1. Oii meninas, então, como pude ver nas fotos dos tutoriais vocês não tem espinhas e eu como tenho algumas uso produtos direcionados para isso, uso um sabonete secante e um creme depois de tonificar que ajuda também, mas o que eu queria saber se estou fazendo errado, pois agora não limpo mais a pele com um produto ‘normal’, eu tiro a maquiagem e depois já passo o sabonete secante de espinhas passo um tonificante normal e depois o creme que falei.. quero saber de isso esta certo ou tenho que fazer com produtos para meu tipo de pele mesmo e usar os de espinhas juntos co os outros.. me ajudemm haha

    1. Oi, Maria. Geralmente, pessoas com acne fazem todas as etapas de limpeza e depois hidratação com produtos próprios pra esse tipo de pele. Se você faz isso, então nisso você não tá errando. Suas bases são não-comedogênicas (não entopem os poros) e oil-free? Se não são, de repente pode ser de alguma base que você usa. Se você usa os produtos certos na limpeza e hidratação e usa bases não comedogênicas e oil -free, então externo provavelmente o problema não é. O mais importante é você ir a um dermatologista porque provavelmente o problema é “de dentro pra fora”. Pode ser hormonal, pode ser emocional, são diversos fatores que podem interferir e nada melhor que um profissional pra poder te ajudar da maneira correta, né? Ele pode te receitar remédios ou outros produtos que melhoraram quase que 90% das espinhas. Vale a pena marcar pelo menos uma consulta e ver o que há de errado. Pelo menos eu nunca tive problema nenhum com espinha desde que me entendo por gente, nisso dei sorte, mas minha irmã tinha MUITAS e depois de ir no dermatologista e tomar alguns remédios, sumiu tudo e não tem marca nenhuma. Espero ter ajudado pelo menos um pouco. Beijos

      1. simm, eu uso bases oil-free, os produtos que uso acho que estão certos e como você falou acho então que o problema não é externo..mas obrigada pela dica da dermatologista, vou marcar uma consulta para ver o que tem de errado!obrigado pela atenção meninas,beijos.

  2. “Se você não tem um demaquilante, compre. Compre ou eu vou descobrir onde você mora e vou dar na sua cara!”
    Hahahahahahaha Adorei!

    Mesmo sem descobrir onde eu moro você me deu um tapa na cara, Nyle. Não tenho cuidado algum com a minha pele, não limpo, não tonifico, não hidrato, não tiro a maquiagem pra dormir, não durmo bem, e depois fico choramingando pelos cantos pois me acho feia, tenho olheiras e cravos…
    A gente acha que mulheres bonitas são bonitas sem esforço, porque assim Deus quis, não temos ideia de que elas fazem por merecer, e são posts como este que nos ajudam a abrir os olhos e nos incentivam a correr atrás de sermos bonitas também.
    Só tenho a agradecer!

    1. Oi, Mari (se liga na intimidade). Fico realmente muito feliz que isso tenha te tocado e te feito mudar de idéia de alguma forma. Espero que isso seja efetivo dentro de você e que você mude de verdade e não só sinta apenas vontade. Espero que passe a cuidar da sua pele e de você mesma. Você vai ver como você vai se sentir melhor com o passar do tempo. Beijos, obrigada!

Comente!

