Espaço das Leitoras: maquiagem para profissionais da saúde

A Beatriz Esdras mandou, na semana passada, umas dicas de como sobreviver ao calor de Manaus, se lembram?

Bom, ficou para trás uma coisinha:

E gostaria também de pedir um tutorial de maquiagem para trabalhar em hospitais, e o que eu devo ou não usar nesse tipo de local!”

Pesquisei bastante sobre o assunto e achei poucas dicas. Em fóruns de enfermagem ou em sites voltados para profissionais da área da saúde eu encontrei sempre as mesmas sugestões:

  • Cabelos muito bem presos
  • Unhas cortadas, com esmaltes claros e, se possível, sem retirar as cutículas
  • Maquiagem discreta

Na minha opinião, existe um misto de preconceito e procedimentos de higiene. Manter os cabelos presos e unhas cortadas são uma segurança para o paciente que se encontra no hospital. Não retirar as cutículas evita a criação de uma porta para a entrada de agentes infecciosos no corpo do enfermeiro. MAS ME DIZ QUE QUE TEM pintar azunhas de vermelho? Acho que até evita que elas fiquem manchadas devido a muitos produtos químicos que precisam ser manuseados.

UPDATE: a Nyle me disse que as cores quentes e vibrantes podem causar agitação nos pacientes, o que não é apropriado para um ambiente hospitalar. As cores claras, de tons pastéis e as frias ajudam a passar tranquilidade, condizendo muito mais com o trabalho de um médico ou enfermeiro. Existe uma teoria das cores que prega essa energia que elas passam, e que faz sentido né? Mas eu ainda acho que não indo fantasiada de Drag Queen, uma unha ou um batom vermelho não fazem mal não 🙂

Quanto a maquiagem, eu acho que temos que aliar a estética à higiene, né?

Maquiagem x Enfermagem

A rotina dos enfermeiros é pesada: plantões sempre cheios de serviços a serem cumpridos, poucas horas de sono e muitos problemas a serem encarados.

A maquiagem é uma aliada na hora de esconder as olheiras e fazer a digna na frente dos pacientes.

Porém, temos que levar em conta ela pode ser um problema se no meio da cirurgia você virar um panda ou se o machucado da pessoa que está sendo cuidada aparecer com um tufo de cílios postiços.

Aposte: maquiagem de longa duração

O negócio então é investir em maquiagens de longa duração. Elas garantem uma fixação mais potente, evitando muitos problemas (inclusive os citados acima).

  • Primer para rosto e olhos (ajudam na duração da maquiagem na pele). Várias marcas oferecem primers: OBoticário da linha MakeB., L’Oreal, MAC, Vult, Koloss, Tracta, Contém 1g, AvonÉ um item que vale a pena investir independentemente da profissão (e tem para todos os bolsos).
  • Bases não-oleosas ou em pó. Elas ajudam a controlar a oleosidade da pele, maior destruidora de maquiagens do mundo (hahaha).  Não precisa gastar muito para adquirir uma: a Tracta, a Yes!Cosmetics e a linha MakeB do OBoticário oferecem base oil-free. Além disso, a Revlon, a MAC, a Clinique e a L’Orealtambém tem, inclusive em pó.  Maquiagem mineral também entra nesse combate contra a oleosidade.
  • Linhas de longa duração: a Avon tem a linha Extra Lasting que eu só ouço elogios. Dizem que dura mesmo e tem delineador, batom, base, pó, rímel.. Para se esbaldar.
  • Pó na cara, sempre!
  • Dê uma chance para lenços anti-brilho. Eles vão ajudar a recuperar a dignidade ao longo do dia!

Ilumine-se!

Um truque de maquiagem para ficar com “cara de saudável” é o iluminador. Ilumine o canto interno dos olhos e o C invertido perto das têmporas. Não precisa ser um iluminador extremamente gliterioso, até porque nem vai combinar, pode ser uma caprichada no corretivo na área central do rosto. Essa parte sendo mais clara ajuda a dar uma iluminada.

Sugestões

A Beatriz como já é formada em Enfermagem e fashionista desde que a conheço deve saber mais do que eu nessa área. É difícil para mim falar o que pode e o que não pode. Até perguntei para o meu pai, que é médico, mas ele disse que normalmente as enfermeiras não usam nada de maquiagem no trabalho.

Selecionamos fotos para vocês com inspirações de maquiagens:

Tudo bem que é difícil reproduzir o glamour dessas criaturas no dia a dia, mas tons terrosos (marrom, cobre) e uma combra clara (dourada ou champanhe) bem rente aos cílios e dando uma marcadinha no côncavo são fáceis de reproduzir em casa e ajudam no ar de saúde do trabalho. O centro do rosto delas é ligeiramente mais claro que o contorno. Isso também dá um efeito saudável.

Esses dois exemplos são de tons mais rosados ou roxos que alegram a make sem ficar muito chamativo. Bastante rímel (só nos cílios superiores para não dar olheira ao longo da jornada de trabalh0) e um delineado bem rente a linha dos cílios superiores também são boas escolhas para enriquecer a make do dia a dia.

Eu (Nyle) fiz uma maquiagem bem simples para que não quer ousar. Lápis branco melecado nos cílios e olheiras à parte, usei os seguintes produtos:

Primeiro, o primer Stay don’t stray da Benefit, mas você use o que você quiser e tiver. Esqueci de por um número, mas depois disso passei uma sombra clara e opaca só para dar uma cor à pálpebra.

  • 1: bem pouco de sombra iluminadora (no caso, Vult PURE SHINE cor 14) na sobrancelha.
  • 2: sombra marrom bem de leve no côncavo (usei a Cinnabar da Mary Kay, uma sombra marrom mate). Não usei nada canto externo no olho, nem puxei um tracinho para cima, nada, foi somente no côncavo mesmo. Se você tem dúvida de como achar/marca o côncavo, veja esse vídeo.
  • 3: sombra iluminadora (a mesma do passo 1) no cantinho interno do olho formando um “v” deitadinho. Bem pouco também.
Essa opção é um pouco mais ousada, e embora tenha ficado um pouco forte na foto, é bem sutil. Você pode colocar a cor que quiser, dê preferência a tons de azul, verde e roxo. Usei cores cintilantes porque não tenho nenhuma sombra opaca colorida que preste (hahaha), mas se for opaca, melhor ainda. Você escolhe!
Também já com primer na pálpebra, fiz o seguinte:
  • 1: sombra clara e opaca por toda a pálpebra móvel
  • 2: marquei o canto externo do olho com uma sombra verde mais escura (um duo da Vult de 1900 e Hebe, já estava até vencido hahahahaha)
  • 3: marquei o côncavo com uma sombra verde mais clara (pertencente ao duo), mas em um tom que destacasse.
  • 4: essa etapa é opcional: na linha d’água passei lápis branco, mas você pode optar por não passar ou ainda passar lápis preto, mas eu acho dramático demais, eu recomendaria ou branco ou nada.
Nas duas maquiagens usei rímel nos cílios inferiores porque eu prefiro assim, mas como a Rachel disse, é melhor evitar porque eventualmente ele pode “escorrer” e você ficar com mais olheiras do que realmente tem.

Esperamos ter ajudado em algo, meninas. Essas dicas podem ser aplicadas para quem tem longas jornadas de trabalho ou não tem muito tempo para retocar a producion.

Um beijo minhas lindas e até mais outro espaço leitora!

Também quer participar desse nosso espaço? Clique aqui e saiba como!

7 comentários sobre “Espaço das Leitoras: maquiagem para profissionais da saúde

  1. Meninas como vocês falaram de iluminar, vim compartilhar uma das minhas últimas compras, o pó iluminador do Boticário, que é lindo e perfumado. Ele não chega a ser um iluminador Benefit, é mais simples nas partículas de gliter, e ainda te deixa cheirosa. É ótimo pra usar de dia, nas maças do rosto fica uma coisa delicada de boneca, sou tarada nele. Vou deixar o link pra quem tiver interesse. http://www.manualdamulher.com/colecao-boticario-infinit-collection.html/po-iluminador-boticario-infinit

    É isso, bjs.

    1. Que bacana! Ele dura quanto tempo na pele? Se quiser, Carol, manda um email pra gente no espaço das leitoras e a gente pode fazer um post onde você possa recomendar esse iluminador. Claro, se quiser. Manda um email lá que eu te dou as instruções. Mesmo assim, valeu!

  2. Nyle ele dura bastante tempo, sozinho eu percebi umas 5 horas e com primer segura muito mais, sempre que uso a noite pra sair eu nunca retoco, porque segura MESMO pra retocar tem que ser muito laila dominique e querer brilhar igual uma drag porque uma leve passadinha já te deixa linda/brilhante. Ele é lindo e grande acho que vai durar anos porque como disse uma passadinha já sai uma quantidade muito boa e o cheiro dele é coisa de louco hahaha vou te mandar o email agora pra você me mandar as instruções. Bjs.

    1. Oi, Gabriela! Então, estou usando o The Falsies da Maybelline. O meu já tá acabando, tenho há muito tempo. Meus cílios são grandes e um pouco volumosos naturalmente, nisso eu dei muita sorte hahaha qualquer rímel que eu passe destaca bastante.

  3. Adorei o post. Sou enfermeira, amo maquiagem e sempre prezo pelo mínimo possível, para não ficar parecendo uma Drag Queen ou então aquelas enfermeiras de filme pornô kkkkk
    Quanto à questão do esmalte, cabe um esclarecimento: algumas instituições não permitem o uso de tons coloridos porque, teoricamente, as cores impediriam de visualizar alguma sujidade nas unhas, facilitando a transmissão de agentes infecciosos. Isto varia muito de um serviço para o outro e conforme o setor onde o profissional trabalha, alguns hospitais tem abolido esta exigência, mantendo-as nos setores mais críticos (UTI, Centro Cirúrgico e Emergências). Quanto às unhas curtas, são indispensáveis mesmo. Unha comprida é linda mas não é muito higiênica, além de oferecer risco para o profissional (já que a unha pode transfixar a luva de procedimentos e deixar a pele das mãos exposta a agente biológicos). É uma pena, mas é uma “renúncia” que todos os profissionais de enfermagem devem fazer, e faz parte da nossa função enquanto cuidadores de seres humanos.
    Beijos, obrigada pela postagem

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s