Entendendo as semanas de moda

Amantes de moda, uni-vos!

Esse mês de janeiro foi recheado de desfiles por conta do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week.

Eu sou apaixonada por moda. Até inventei de fazer faculdade de moda, mas fiquei somente 3 meses no curso. É diferente encarar uma paixão como trabalho sabe? Ás vezes perde todo o encanto (foi o que aconteceu comigo). Eu conto isso porque eu vejo moda de uma maneira diferente mas não tenho nenhum conhecimento profissional não.

Bom, depois de ouvir vários comentários do tipo “que roupas horríveis!” ou “quem é que usa isso?” do meu namorado (amor, te amo mesmo assim, tá?) eu pensei cá com meus botões “poxa vida, acho que as pessoas não gostam das semanas de moda porque não as entendem, porque se entendessem…”

ENTONCES vim conversar com vocês um pouquinho sobre isso. São eventos voltados para os profissionais de moda mas que são muito úteis para nós, consumidoras.

Vamos mudar nossa visão sobre o mundo da moda? Vem comeeeeeego:

Os desfiles acontecem todo semestre, mostrando as tendências com uma estação de adiantamento.

Por isso é que vemos em pleno verãozão roupas de outono/inverno e no frio as modelos desfilando de “biquine” com as idéias para o verão do ano que vem.

As modelos desfilam roupas totalmente esquistas, as vezes (ou muitas vezes) com proporções que ninguém usaria e combinações das mais pitorescas, né? Pois é, essa é a expressão mais livre da criatividade do estilista. Ele passa meses pesquisando influências, tecidos, cortes e caimentos para transformar informação em roupa.

É na passarela que o designer tem a liberdade de fantasiar com o corpo humano, vesti-lo e adorná-lo do jeito que quiser. O espectador tem a possibilidade de entrar nesse “mundo” através da passarela, da trilha sonora, das luzes do ambiente..

Dica 1: “viaje” junto com o estilista. Antes de ver fotos do desfile ou algum vídeo dele, procure saber quais influências ele teve, o que ele quer passar. Tente entrar no clima!

Desfile puro drama (i heart) do Reinaldo Lourenço: universo gótico no outono/inverno 2012

Você não vai ver nas araras das lojas as roupas loucas das passarelas.

Nas passarelas os estilistas apresentam as tendências, ou seja, o que eles acreditam que vai ter força na estação que virá.

Dica 2: Fique atenta:

  • às cartelas de cores escolhidas (muitas cores, tons pasteis, tons sóbrios, estamparia)
  • aos materiais usados para os tecidos e acessórios (transparência, brilho, metais, tecidos fluidos ou rígidos)
  • aos indícios das modelagens das roupas (mais esvoaçantes, mais retas e secas, mais orgânicas)
  • às maquiagens usadas (olhos marcantes ou mais suaves, cores de batons, cores das sombras, combinações)
  • aos sapatos (bicos finos ou redondos, saltos finos ou plataformas)
  • à produção dos cabelos (fios retos ou ondulados, coques, rabos de cavalo, tiaras)

Isso é que vai estar presente (em maior ou menor escala) nas peças que vão para as lojas.

-> transparências, tons neutros e terrosos, metais, rendas e texturas, capuz, “pele”, brilho nos panos e nas pedrarias são as tendências que eu aposto para esse outono/inverno 2012 tomando como base a repetição delas nos desfiles do SPFW (todas as fotos postadas acima são desfiles dessa temporada).
Alguns modelos saem vão para os clientes bem parecidos com as versões do desfile, alguns não.

Ah, mas eu só vejo o desfile da Colcci…

Ô gente, gente. Conheçam o line-up das semanas de moda, vejam pelo menos um pouquinho de tudo. Critiquem a vontade, mas não tenham preguiça não.

As marcas que eu mais gosto de assistir são as que eu não tenho nem condições de comprar uma meia (hahaha). Não preciso ter no meu armário para apreciar e concordar. Nada me impede de usar como referência para montar os looks com minhas peças em casa.

O blog da Julia Petit SEMPRE cobre esses eventos e posta fotos de todos os looks. Vou deixar aqui alguns links com fotos para quem quiser conhecer mais do SPFW outono 2012:

AnimaleTufi Duek, Cori,OsklenAlexandre Herchcovitch,  Huis ClosEllusAmapô, Colcci, Mario Queiroz, Glória Coelho …

Dica 3: usem a curiosidade que existe em vocês para procurarem conhecer novas marcas, novos estilos. Enriqueçam seus conhecimentos de moda. Assim, vocês tem a possibilidade de ir a fundo no que lhes interessa e não perder tempo com as coisas que não combinam com vocês.

Queridas leitoras, eu ajudei a dar uma luz na cabeça fashionista de vocês?

São dicas simples para quem gosta e quer saber mais sobre esses eventos. Ninguém tem que ser expert nisso, mas certos conhecimentos são úteis na hora de formar uma opinião desse assunto tão presente nas nossas vidas que é a moda.

Um beijo para vocês!

PS: um doce nosso novo layout né? A Nyle arrasou!

3 comentários sobre “Entendendo as semanas de moda

  1. Rachel acho que você falou tudo! Há uns 3 anos atras eu pensava que desfile era a coisa mais doida do mundo e que era algo totalmente desnecessário, depois que eu fui pesquisar e começar a entender o que era. Arrasou na explicação kkkkkk’ Beijos =***

  2. Achei ótima a postagem, porque você explicou tudo certinho mesmo. Acho que a maioria das meninas que curtem moda, um dia já tiveram essa dúvida sobre as roupas de desfiles (quem nunca? rs). Enfim, parabéns.

    Aliás, tá bem fofo mesmo esse layout 🙂

  3. Fico muito feliz quando acerto um post e vocês comentam dizendo que gostaram!
    Moda deve ser um prazer e não uma tormenta, né? Nos vestimos todos os dias, expressamos nossas ideias atraves das roupas todos os dias.. Nada melhor do que entender um pouquinho sobre essa nossa ferramenta do dia a dia!

Comente!

